Galera, eu sei que não é um problema só do GUJ mas aqui tá demais, acho que quase 50% dos tópicos estão sendo assim…
-Quero ajuda
-Socorro
-java
-ajuda java
-me salvem
isso depois na hora de pesquisar é apenas lixo…
Galera, eu sei que não é um problema só do GUJ mas aqui tá demais, acho que quase 50% dos tópicos estão sendo assim…
-Quero ajuda
-Socorro
-java
-ajuda java
-me salvem
isso depois na hora de pesquisar é apenas lixo…
Que tal não dar comida a quem tem fome?
heeeehehheheh
Concordo que a falta de clareza e objetividade no Título atrapalha e muito. Precisamos, na verdade, conscientizar.
Concordo com o DD
Algumas semanas atrás sugeri isso aqui:
http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=13946&highlight=antes
acho essa idéia de colocar essa mensagem na resposta muito legal. Mas ainda acho que os tópicos precisam ser mais adequados, um dia desse o cara colocou o topico “java” eu falei pra ele alterar mas ele naum deu idéia, afinal que sou eu pra falar isso neh…
o lance é que com tópicos ruins depois na hora de fazer busca isso fica inútil.
pô galera isso é brincadeira, cada coisa q aparece…
mas talvez seria uma boa hora de criar algo especifico para uma galera q esteja começando agora, algo q responda coisa do tipo: “o q é identificador?”, “O q é mouse?”, claro q isso e brincadeira, mas aparece essas coisas…
Isso é falta de aulas de redação no colégio. Se você teve um bom professor de redação não deveria escrever como assunto “To com Prblmz, naum 6 o q fazr” e não explicar o que é.
Mas esse problema é mundial - visite o site http://forum.java.sun.com - lá os problemas são parecidos, e até um pouco piores, porque aqui o pessoal normalmente não tem coragem de pedir para resolver a lição de casa.
Lá eles normalmente pedem, e tem alguns caras que acabam resolvendo (mas daquele jeito, ou seja, quando a lição de casa pede para fazer um bubblesort, o cara que resolve põe um generics + uma inner class que resolve tudo em uma linha, ou seja, não tem professor que não desconfie…)
Procure “homework” ou “spoonfeeding” no forum.java.sun.com - vai encontrar um monte de posts…
o fato é de que a pessoa as vezes não tem muita experiencia em utilizar foruns, as vezes o forum é a ultima opção dela
de boa, quem quiser responde, quem não quiser não responde…
talvez criar um forum “Estou comecando agora”.
Apoiado. As vezes discutir se uma duvida deve ser respondida ou nao gera mais trafego do que responder (ou nao) a pergunta original.
Esse tipo de problema sempre ocorre - desde os primordios das comunidades virtuais usenet, passando pelas listas de e-mail e chegando aos foruns. Nao tem uma solucao. Nao adianta criar um super-mega-duper-lindo FAQ (existe bastante informacao por ai) se o cara nao tem a capacidade/interesse de ler. O melhor eh concentrar-se nos topicos de interesse pessoal (eu filtro pelo subject, topicos com subjects nao-interessantes geralmente nao agregam nada ao meu conhecimento, entao…) e ficar cada um na sua. Se o iniciante for esperto ele vai pesquisar, olhar no Google e aprender com o tempo.
BTW, foi adicionado um novo recurso na home do GUJ: pesquisa direta para o forum. Porem, parece que os titulos das noticias, artigos, etc, agora estao aparecendo em minusculas. Algum problema?
Marcio Kuchma
Que tal um meta-forum? Forum sobre o forum. Onde se discute forum-posting patterns, etiqueta, boas práticas e como usá-lo bem.
Hum, se o problema fosse o nivel das perguntas o forum “Java Basico” deveria resolver, não? Creio que o problema maior seja a falta de nexo nos titulos e não onde eles foram postados. De que vai adiantar outro forum se a galera for lá e criar um post com “Socorro, pelo amor de Deus, me ajudem”?! A dica no forum do Hibernate é boa e, como disse o danieldestro, o bom mesmo é conscientizar os usuarios que ainda não se acostumaram a participar dos foruns.
valeuz…
Que tal na hora que a pessoa fizer o cadastro, aparecer uma mensagenzinha assim:
[color="#FF0000"]
[size=“18”]Por favor, use títulos que realmente expliquem sua dúvida. Não use “Socorro!!”, “Me Ajudem”, “Ajuda em Java” e outros tão genéricos assim…[/size][/color]
Isso ajuda, né?