Que tal não ajudar quem coloca tópico genérico?

11 respostas
leomc

Galera, eu sei que não é um problema só do GUJ mas aqui tá demais, acho que quase 50% dos tópicos estão sendo assim…

-Quero ajuda
-Socorro
-java
-ajuda java
-me salvem

isso depois na hora de pesquisar é apenas lixo…

11 Respostas

danieldestro

Que tal não dar comida a quem tem fome?
heeeehehheheh

Concordo que a falta de clareza e objetividade no Título atrapalha e muito. Precisamos, na verdade, conscientizar.

_fs

Concordo com o DD

Algumas semanas atrás sugeri isso aqui:
http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=13946&highlight=antes

leomc

acho essa idéia de colocar essa mensagem na resposta muito legal. Mas ainda acho que os tópicos precisam ser mais adequados, um dia desse o cara colocou o topico “java” eu falei pra ele alterar mas ele naum deu idéia, afinal que sou eu pra falar isso neh…
o lance é que com tópicos ruins depois na hora de fazer busca isso fica inútil.

W

pô galera isso é brincadeira, cada coisa q aparece…

mas talvez seria uma boa hora de criar algo especifico para uma galera q esteja começando agora, algo q responda coisa do tipo: “o q é identificador?”, “O q é mouse?”, claro q isso e brincadeira, mas aparece essas coisas…

T

Isso é falta de aulas de redação no colégio. Se você teve um bom professor de redação não deveria escrever como assunto “To com Prblmz, naum 6 o q fazr” e não explicar o que é.

Mas esse problema é mundial - visite o site http://forum.java.sun.com - lá os problemas são parecidos, e até um pouco piores, porque aqui o pessoal normalmente não tem coragem de pedir para resolver a lição de casa.

Lá eles normalmente pedem, e tem alguns caras que acabam resolvendo (mas daquele jeito, ou seja, quando a lição de casa pede para fazer um bubblesort, o cara que resolve põe um generics + uma inner class que resolve tudo em uma linha, ou seja, não tem professor que não desconfie…)

Procure “homework” ou “spoonfeeding” no forum.java.sun.com - vai encontrar um monte de posts…

Rubem_Azenha

o fato é de que a pessoa as vezes não tem muita experiencia em utilizar foruns, as vezes o forum é a ultima opção dela

de boa, quem quiser responde, quem não quiser não responde…

Paulo_Silveira

talvez criar um forum “Estou comecando agora”.

kuchma

Apoiado. As vezes discutir se uma duvida deve ser respondida ou nao gera mais trafego do que responder (ou nao) a pergunta original.

Esse tipo de problema sempre ocorre - desde os primordios das comunidades virtuais usenet, passando pelas listas de e-mail e chegando aos foruns. Nao tem uma solucao. Nao adianta criar um super-mega-duper-lindo FAQ (existe bastante informacao por ai) se o cara nao tem a capacidade/interesse de ler. O melhor eh concentrar-se nos topicos de interesse pessoal (eu filtro pelo subject, topicos com subjects nao-interessantes geralmente nao agregam nada ao meu conhecimento, entao…) e ficar cada um na sua. Se o iniciante for esperto ele vai pesquisar, olhar no Google e aprender com o tempo.

BTW, foi adicionado um novo recurso na home do GUJ: pesquisa direta para o forum. Porem, parece que os titulos das noticias, artigos, etc, agora estao aparecendo em minusculas. Algum problema?

Marcio Kuchma

louds

Que tal um meta-forum? Forum sobre o forum. Onde se discute forum-posting patterns, etiqueta, boas práticas e como usá-lo bem.

jack_ganzha

Hum, se o problema fosse o nivel das perguntas o forum “Java Basico” deveria resolver, não? Creio que o problema maior seja a falta de nexo nos titulos e não onde eles foram postados. De que vai adiantar outro forum se a galera for lá e criar um post com “Socorro, pelo amor de Deus, me ajudem”?! A dica no forum do Hibernate é boa e, como disse o danieldestro, o bom mesmo é conscientizar os usuarios que ainda não se acostumaram a participar dos foruns.

valeuz…

vamorim

Que tal na hora que a pessoa fizer o cadastro, aparecer uma mensagenzinha assim:
[color="#FF0000"]
[size=“18”]Por favor, use títulos que realmente expliquem sua dúvida. Não use “Socorro!!”, “Me Ajudem”, “Ajuda em Java” e outros tão genéricos assim…[/size]
[/color]

Isso ajuda, né?

Criado 10 de setembro de 2004
Ultima resposta 12 de set. de 2004
Respostas 11
Participantes 11