Estou em um dilema, não sei o que usar!!! Quero migrar alguns sistema administrativos para web.
E estou em duvida quais framework utilizar… Eu tenho mais afinidade com o jDeveloper, mas vejo que
o pessoal gosta muito do eclipse. Porem não coneguir ainda fazer ele rodar um servlet.
Bueno vamos lá:
Qual a ide utilizar? Netbeans,Eclipse ou JDeveloper
Qual o Framework web utilizar ? Struts,Spring e jsf
Qual ORM? Hibernate e EJB
na minha opiniao,
IDE: NetBeans
Framework: Struts 2
ORM: Hibernate
isso é minha opção ne
cada um vai ter a sua
R
RafaelBg
Obrigado vou dar uma olha !
marcosbrandao
Se este post fosse postado a 3 semanas atrás:
IDE: Eclipse
Framework: JSF
ORM: JPA
Hoje eu diria:
Framework: Algum que não seja Struts 1.x ou JSF
ORM: Hibernate.
Mas pra você ter mais certeza do que usar. Teste cada um e veja qual é a melhor opção pra você, ou melhor, pro seu projeto.
Cada um aqui vai ter opinião diferente, então vai ser difícil você seguir a opinião de alguém.
E se você quiser mais opiniões, procure nos fóruns aqui no GUJ que você vai encontrar muitos posts falando sobre esse tipo de assunto.
C
cmoscoso
marcosbrandao:
Se este post fosse postado a 3 semanas atrás:
Framework: JSF
ORM: JPA
Hoje eu diria:
Framework: Algum que não seja Struts 1.x ou JSF
ORM: Hibernate.
Mas pra você ter mais certeza do que usar. Teste cada um e veja qual é a melhor opção pra você, ou melhor, pro seu projeto.
Cada um aqui vai ter opinião diferente, então vai ser difícil você seguir a opinião de alguém.
E se você quiser mais opiniões, procure nos fóruns aqui no GUJ que você vai encontrar muitos posts falando sobre esse tipo de assunto.
pq vc prefere o hibernate ao jpa?
marcosbrandao
cmoscoso:
marcosbrandao:
…
pq vc prefere o hibernate ao jpa?
JPA é uma API muito boa. Num projeto pessoal, estou trabalhando com JPA com a implementação do Hibernate 3.
Mas o que não achei legal no JPA é que não tem a API de Critéria, que é bem útil. Por enquanto este é o unico motivo a qual eu prefiro hibernate.
rodrigoallemand
Criteria no JPA está previsto para a proxima versão, se não me engano.
R
RafaelBg
Pois é mas o eclipse já é a segunda vez que tento usar e não consigo!!
È complicado até para fazer debug. Eu tenho experiencia com JDeveloper 10g com Swing,
não tive nenhma dificuldade em adicionar classes ou arquvios jar.
Mas vejo o pessoal falar muito bem do Netbeans, vou dar uma olha na versão 6.
Eu quero desenvolver uma projeto WEB, mas eu gostaria de uns objetos visuais legais,
como os da api JSF. Eu queria uma api tipo RAID, para desenvolvimento WEB
Que Framework que seria bom para isso?
E
edpipole
rafael eu tenho dificuldade de compilar classes do JDeveloper se vc quer saber…
eu diria que tenho um profundo odeio da oracle por causa dessa ferramenta… pelo simples fato de mais dar erros do que funcionar… eu gosto de ter a liberdade de criar um pacote entende? no Jdeveloper isso não e possivel… fora que o editor e uma bosta…
qual dificuldade vc tenm de fazer debug com eclipse? clicar com o lado direito do mouse e selecionar ToggleBreakPoint e bem simples, depois e rodar no modo de debug… simples assim…
NetBeans e legal tbm e esta ficando cada dia melhor…
Luiz_Aguiar
Faça o projeto baseado em Ant e cada um que use a IDE que preferir, mantenha os fontes num subversion e pronto.
luistiagos
[wrote=“marcosbrandao”]
JPA é uma API muito boa. Num projeto pessoal, estou trabalhando com JPA com a implementação do Hibernate 3.
Mas o que não achei legal no JPA é que não tem a API de Critéria, que é bem útil. Por enquanto este é o unico motivo a qual eu prefiro hibernate.
[/wrote]
Vc acha Criteria util??? realmente nunca vi algo tão inutil por Criteria. E bem mais util usar hql invez de criteria.
com criteria vc não tem como testar a query em um console como hibernateIDE ou se usar sql nativo ao invez de hql os proprios consoles de execução de querys das ferramentas dos SGDBs. Para querys triviais e tranquilo usar criteria mas se for fazer uma query de mais de 300 linhas como e o caso de algumas aqui da empresa usar criteria não é mais trivial alem disso vc so pode testar a query na aplicação rodando e não em um console pra desenvolve-la.
agora voltando ao assunto o que eu acho util usar na minha opinião seria:
Framework: struts 2
ORM: hibernate (se o projeto não tera clusterisação de objetos não a pq usar
EJB e outra que EJB não e nada trivial…)
bombbr
Luiz Aguiar:
Faça o projeto baseado em Ant e cada um que use a IDE que preferir, mantenha os fontes num subversion e pronto.
Isto, utilize o ANT e escolha qual IDE você está mais familiarizado… ou avalie qual IDE trabalha melhor com as tecnologias utilizadas, por exemplo para Swing NetBeans é unanimidade o Eclipse tem diversos plugins, etc…
R
RafaelBg
Ontem dei um olhada no NetBeans 6. Esta muito bom e facilita bastante a vida do programador
adicionei as bibliotecas do Hibernate e ele mesmo mapeou as tabelas do banco de dados.
Quinger
É relativo…
eu uso como IDE o Eclipse.
mas se for pra usar JSF dai prefiro o NetBeans.
Já que está em busca de tecnologias, dê uma olhada no Adobe Flex!
E sobre EJB e Hibernate, acho que depende da dimensão e necessidades de cada projeto.
maior_abandonado
Luiz Aguiar:
concordo… no povo ai tem certa variação do que que cada um prefere…
se estiver só vc pegue a ide que achar mais facil para o que vc aplicar, se não esta conseguindo usa o eclipse use o JDeveloper…
se vc acha o netbeans mais simples e/ou rapido, resumidamente mais viavel…use netbeans…
se esta emum grupo, procure o que seja mais facil de familiarização rapida, ponto para a ide que a maioria ja conhece principalmente se ela for uma das mais simples…
marcosbrandao
Eu acho!
Ainda bem qeu existem opiniões diferentes.
Querys nativas? Se usar isso então pra que usar um framework ORM? Por que fazer consultas ou transações em poucas linhas com framework ORM se com querys nativas eu posso escrever um monte e deixar a query bem menos legivel? :?
query com mais de 300 linhas pra mim significa uma coisa: ta na hora de refatorar. Ou o sistema é um tanto que antigo, ou ta mal feito. Falo isso porque eu ajudo a manter uns sistemas com essa queries grotescas(ARGH!!!), e esse tipo de “coisa” gera muito problema pra fazer manutenção.
Acho que aplicações com queries nativas só valem a pena se for pra executar relatorios que executam milhares de queries, e tem processamento muito pesado. Pelo menos alguns testes que fiz aqui, me mostraram que query nativa é mais performatica que JPAQL se tratando de grande quantidade de demanda.
RodyBr
recomendo:
IDE: NetBeans
Frame: Spring
ORB: Hibernate
só um favor: evite utilizar frameworks que estão causando polêmica aqui no fórum