Que tipo de aplicação é essa?

4 respostas
Java_Player

Olá,

Criei uma aplicação que usa Swing no cliente, e acessa o banco de dados do servidor pegando os dados através de requisisões HTTP que retornam a resposta em XML para o cliente Swing. No servidor tenho o Tomcat, com servlets que são responsáveis por pegar os dados do BD e gerar o XML de resposta para o cliente Swing.

Minha pergunta é: que tipo de aplicação é essa?

É uma aplicação Desktop?
É uma aplicação WEB?
É uma aplicação cliente-servidor?

Acho que não é WEB, porque não é acessada através de páginas HTML num browser. Nem Desktop, porque o banco de dados não é embutido e fica em outra máquina. Então, como eu chamo a minha aplicação?

4 Respostas

ramilani12

Ambos
Aliás : Nem Desktop, porque o banco de dados não é embutido e fica em outra máquina
Isso nao descarta que um sistema não seja desktop o banco de dados pode ou nao ficar na mesma maquina

Java Player:
Olá,

Criei uma aplicação que usa Swing no cliente, e acessa o banco de dados do servidor pegando os dados através de requisisões HTTP que retornam a resposta em XML para o cliente Swing. No servidor tenho o Tomcat, com servlets que são responsáveis por pegar os dados do BD e gerar o XML de resposta para o cliente Swing.

Minha pergunta é: que tipo de aplicação é essa?

É uma aplicação Desktop?
É uma aplicação WEB?
É uma aplicação cliente-servidor?

Acho que não é WEB, porque não é acessada através de páginas HTML num browser. Nem Desktop, porque o banco de dados não é embutido e fica em outra máquina. Então, como eu chamo a minha aplicação?

LuizAvila

É uma aplicação web acessada por um cliente desktop…

Luca

Olá

Exatamente.

E também não é cliente/servidor tradicional porque tem 3 camadas já que o tomcat é a camada intermediária. Seria cliente/servidor tradicional se o cliente swing fizesse a conexão direto com a base de dados no servidor.

Quem acha que isto não é desktop deve lembrar que um browser também é um cliente desktop.

[]s
Luca

Java_Player

Hum, acho que entendi…

É como se eu tivesse feito duas aplicações: uma aplicação web e uma aplicação Desktop…

Nos sistemas web em geral só se faz a aplicação web, porque a aplicação Desktop é o browser em si e já está feita…

É como se eu tivesse feito um “browser”, mas que interpreta XMLs ao invés de HTML, mas é totalmente acoplado à aplicação web.

Valeu pessoal.

Criado 21 de novembro de 2006
Ultima resposta 21 de nov. de 2006
Respostas 4
Participantes 4