Quebra de Linha

7 respostas
Guto_Magalhaes

Olá pessoal. Tenho a seguinte dúvida:

Estou montando um editor de textos em swing, e gostaria de saber como faço pra implementar quebra de linha no meu TextArea. O que eu gostaria é que, a cada 30 caracteres, ja passe pra linha seguinte automaticamente.
Tem como fazer a aplicação ficar verificando isso constantemente a fim de tornar automatico?

Desde já agradeço.

Gustavo.

7 Respostas

marcelo_mococa

verifique a quantidade de caracteres digitados. Quando atingir 30, você adiciona um o caracter de quebra de linha.

Para saber qual é o caracter, que pode ser diferente dependendo do sistema operacional, use System.getProperty(“line.separator”)

Guto_Magalhaes

Sim , mas eu gostaria de saber como eu faria para verificar no momento em que a pessoa esta digitando.

ViniGodoy

A quebra de linha precisa ser de 30 caracteres? Pq o JTextArea tem um método para fazer a quebra automaticamente:

seuTextArea.setLineWrap(true); seuTextArea.setWrapStyleWord(true);

Guto_Magalhaes

Valew cara, deu certo.
So mais uma coisa: pra que serve o text.setWrapStyleWord(true)?

Até mais.

Andre_Brito

Acho que é pra deixar a palavra na outra linha, se ela chegar no limite.
Tipo…

palavra palavrapalavra        
palavrapalavrapalavra

em vez de

palavra palavrapalavra palavra
palavrapalavra // essa é a continuacao da de cima

A, não sei explicar direito…

Guto_Magalhaes

Sim, eu entendi. É pra ficarem com palavras inteiras, tipo quando estamos digitando em um editor qualquer, ai do nada a palavra pula pra linha de baixo.

Valew cara, e obrigado a todos por esclarecerem minhas dúvidas.

Gustavo.

ViniGodoy

É, evita que ele corte uma palavra no meio.

Sem o wapstyleWord:
palavra palavra pal
avra palavra

Com o wapstyleWord:
palavra palavra
palavra palavra

Seria legal se ele fizesse hifenização. Mas, como demonstrado no primeiro exemplo, ele não faz.
Até porque, hifenizer é complexo e envolve conhecimento sobre a lingua em questão.

Mas quem sabe não bolam algo como o Collator para o JTextArea no futuro?

Criado 26 de janeiro de 2008
Ultima resposta 26 de jan. de 2008
Respostas 7
Participantes 4