Já percebi que aqui tem muita gente que já trabalhou/trabalha na globo.com. Alguém sabe dizer qual tecnologias eles utilizam lá de redundância, servidor de aplicação,enfim…Tecnologias.
E por que o servidor caiu?Não existia técnicas de load balanced por tras da estrutura ou realmente não aguentou porque foi um volume monstro de acesso.
http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/03/25/final-do-bbb-8-derruba-site-da-globo.com/
Queda na globo.com na final do BBB
27 Respostas
eu tentei abordar o algo do genero aqui
ok.
Pena que ninguém se manifestou para compartilhar experiência…
Pra mim é marketing Todo BBB não passa de uma farsa (pra mim).
???Não quis abordar essa questão.
Apenas falei do porque tecnológico da queda no portal.Se eles não fizeram uma PREvião de isso poderia acontecer.
E queria saber como é a estrutura de lá, e se alguém tem uma estrutura do porte da globo.com, como seria esse ambiente.
Exemplo:
servidores linux,distribuição red hat, jboss,bea…
E não se Bial é verdadeiro ou não…ehue
Bom quanto a isto não sei lhe dizer… mas meu comentario ali foi em função de eu acreditar que eles possam ter simulado uma queda no servidor só pra poder dizer que foi um paredão recordista de votos e bla bla bla… pois acredito que a globo deve ter uma infra estrutura alta em cima do BBB pois já é o oitavo ou sétimo (não sei certo) a menos que teve descuido de alguém isto pra mim seria “fake”.
Acho que até na votação do BBB eles devem ganhar dinheiro, portanto não faz sentido tirar do ar.
Não gosto da rede Globo também, mas achar que isso foi uma montagem para dizer que foi recorde é viajar demais.
Olhe a sua volta e veja quantas pessoas assistem BBB (eu não sou uma delas), agora eleve isso a nível de Brasil e verá que realmente é possível ter essa quantidade de acesso.
Lembre-se que somos 200 milhões e cada vez mais com acesso a internet, computadores, etc.E ainda tem um detalhe, como é na internet, não necessariamente apenas brasileiros acessaram, pois existem brasileiros que moram fora do país, bem como estrangeiros que assistem isso (será?).
Para não perder o foco, seria interessante opniões de pessoas que pudessem falar a respeito desse tipo de infra-estrutura, ambiente, etc…Para trocarmos idéias a respeito das tecnologias envolvidas…E não sobre a Globo em si (mais uma vez, não estou dizendo que a Globo é boazinha)…
Outra coisa que falam do BBB, se nao me engano saiu na veja um dia desses, eh que eles nao conseguem contar os
votos a tempo. Então aquele percentual da votação é tirada de uma amostragem! Sendo q a globo nao confirma isso.
nao é teoria da conspiração demais não ? 
Quando eu tinha orkut fazia parte dessa comunidade…ehueuheuhee
Ate aonde eu sei o globo.com não caiu…
acho q talvez nao tenha sido pra fingir o numero de votos. acho q caio no mesmo, no final do bb o bial disse q tava empatado a votacao ai ambos os torcedores dos finalistas foram votar ai deu acesso demias mesmo
bom, não trabalho na globo.com, não sou administrador de sistemas pra falar com propriedade sobre o assunto, mas trabalho em um portal com grande acesso aqui no Brasil então posso dar alguma contribuição.
Normalmente a infra-estrutura desses grandes portais está preparada para atender um número X de visitas esse portal recebe, e mais um percentual que varia(por exemplo 40% a mais de audiência) que é pra esses casos que atraem um grande público: BBB, queda do avião da TAM etc.
Com toda a certeza a globo estava com um bom percentual acima da média normal por causa do BBB, mas esse percentual não dá pra ser infinito, pois o custo de um data center é muito caro. E tbm não compensa vc investir pra garantir 1000% acima da média normal, e depois todo o resto do ano ficar com essa infra-estrutura ociosa. Por mais que máquina pareça ter um custo barato, manter um data-center não é barato, pq não é simplesmente “espetar” uma máquina e boa.
Enfim, com certeza tinha load balance e outras técnicas para tentar maximizar ao máximo o número de acessos simultâneos possíveis, mas mesmo assim ele foi muuuuito monstruoso e o site não aguentou.
PS: Isso se ele realmente caiu, pq o rapaz ai que trabalha na globo.com negou o fato.
Como meu fuso é completamente diferente eu costumo acessar nas madrugadas brasileiras e não vi nenhuma queda. Alguém percebeu algo de estranho de fato ou estamos comentando apenas o que foi dito na TV?
O que se tem de concreto é que o site apresentou lentidão até o final do programa. Logo apos o termino do programa, o site estava normal.
Digo concreto por dois motivo:
1- estava tentando acessar o site na hora da votacao. Eu estava acompanhando o comportamento do site perante ao alto numero de acessos. heeheh, to tentando da uma estudada nesse tipo de aplicacao, conforme eu disse aqui, com grande numero de acessos. Só falta eu descobrir a infra que os caras tem disponivel la…=P
2- O Pedro Bial, disse ao vivo, que estava impossivel votar pelo site pq estava congestionado
3- A Materia da computerworld (conforme link no primeiro post).
acho que o pessoal ta confundindo Fora do ar com lentidao.
Bom, eu estava no pc na hora do programa e entrei e sai diversas vezes. Em quase todos os acessos o site carregou mto lento e todo deformado. Quando o Bial disse que caiu, eu tentei entrar e não entrou. Ficava carregando toda vida até dar timeout. Teoria da conspiração, ou não. Acho que ontem foi uma ótima oportunidade para um ataque de negação de serviço. Dia clássico de alto movimento no site, e talvez por isso um ataque bem planejado passaria despercebido.
vc no trabalha na globo .com?
Problema nao eh nem o servidor ter caido.
Deprimente eh saber que tanta gente assiste BBB!!! 
//Daniel
Problema nao eh nem o servidor ter caido.
Deprimente eh saber que tanta gente assiste BBB!!!![]()
//Daniel
Concordo em gênero, número e degrau !!!
E pasmem que no mundo todo esses programas dão uma audiência estúpida, até porque isso não é idéia de brasileiro, então pasmem para o mundo todo.
Porque a programação toda daqui é baseada no que faz sucesso lá.
Acho que exceto os Faustões,Gugus, Raul Gil da vida…ehehehehe
E pasmem que no mundo todo esses programas dão uma audiência estúpida, até porque isso não é idéia de brasileiro, então pasmem para o mundo todo.
Porque a programação toda daqui é baseada no que faz sucesso lá.
Acho que exceto os Faustões,Gugus, Raul Gil da vida…ehehehehe
Simmm claro!!!
Programa ruim e audiencia burra tem no mundo inteiro. Dificil se livrar disso.
Nos outros países (não em todos) tem cenas de agressões físicas e até de sexo explícito, digamos que eles tem mais atrativos que aqui que não aparece nada disso e só tem playboyzinho e mulheres de vida suspeita rs
Nos outros países (não em todos) tem cenas de agressões físicas e até de sexo explícito, digamos que eles tem mais atrativos que aqui que não aparece nada disso e só tem playboyzinho e mulheres de vida suspeita rs
Se rolasse isso no BBB eu nao perderia 1 episódio.
Depois falam que Brasileiro que gosta de “sacanagem” e de “besteira”.
Mulher de vida suspeita = modelo?
modelo = brasileiras que vão para a Espanha?
brasileiras que vão para a Espanha = modelos de NY?
modelos de NY = …?
huauhauhauha
Eu lido com modelos mesmo e te tido que tem diferença sim, as do BBB são profissionais em outroas coisas… rs
Calma jovem…
Mas apenas estou dizendo que é o que constava no perfil da maioria das participantes.
Além de um psiquiatra e um ESTUDANTE DE MEDICINA.
A Globo e seus rótulos.
Mas…como aqui é um forum de tecnologia, não vou expor minha opnião a respeito dessas coisas, senão é capaz de virar flamewar.
Pessoal, vamos nos ater ao tópico! Senão vai descambar para um lado ruim! 
Bem, eu assisto o BBB, pelo oitavo ano consecutivo. Teve um ano que eu até comprei o PPV (depois me arrependi). A questão é que o cara tem que ser macho para assumir que assite esse programa. Mas como eu disse para a gente não fugir do tópico espero que ninguem responda sobre isso que to falando 
Esse ano foi o segundo ano que eu lembro de ter sido divulgado ao vivo que o site foi tirado do ar porque não aguentou a sobre carga. A globo deve ter uma infra gigantesca, mas o tamanho de acesso é que deve ter sido maior que o esperado.
Se esse ano foi verdade ou não eu não sei, mas da outra vez que foi divulgado ao vivo, acho que a 2 anos atras, depois eu lembro de muita gente reclamando que realmente tentou votar e não conseguiu porque estava fora do ar.
Lembrem-se. BBB é entretenimento. Pode ser inutil, pode ser mentiroso, pode ser tudo armado. Não to nem ai pra tudo isso, e nem perco meu tempo votando. Mas a questão é que é entretenimento e ponto final.