Quem aqui trabalhava em outro ramo antes

24 respostas
cgomesnet

Alguém aqui mudou de ramo? Trabalhava com outra coisa antes de trabalhar com programação?

Um amigo meu, trabalhava com redes e foi para a parte de desenvolvimento de sistemas comerciais (da mesma empresa) no caso dele os cara deram o lugar dele, lhe passaram o manual da linguagem+IDE e um banco de teste pra ele fuçar e disse pra ele perguntar oq quiser para os colegas mais experientes… 30 dias depois já deram um projeto para ele…

… ele se saiu bem. :shock:

Isso me assusta, to pensando em mudar também, mas sei lá, acho que ainda não tenho XP suficiente só com o banco da faculdade apesar de me esforçar e muito, to pensando se não seria o caso de antes fazer uns bicos pra se familiarizar com a pressão (que seria bem menor doq num emprego direto) :oops:

Como foi sua experiência, o que acham que eu deveria fazer no meu caso? :roll:

24 Respostas

Leozin

eu trabalhava numa lan house :stuck_out_tongue:

depois fui pra um hospital, mas na área de informatica ainda, mas era mais digitação, atendimento ao público e manutenção

ah e foi lá nos tempos livres no hospital que eu comecei a engatinhar no java, se nao fosse lah acho que nem chegaria onde estou hoje rsrs

antonioni.rocha

Ainda é estudante? Então sugiro procurar um estágio primeiro.

cgomesnet

Já sou formado em outra faculdade (contábeis)… não da pra estagiar não $$$ :frowning:

Tenho o conhecimento de como funciona as regras de negócio, mas cair numa posição de analista de sistema de uma vez me assusta, pois teria que aprender a linguagem e praticamente “ESTAGIAR” por lá…, isso que é foda… pulei essa parte por conta de outra profissão.

To perguntando isso pq ta chegando a hora de dizer o que quero, sei que vou dizer sim… sei que tem a hora certa pra tudo, mas tbm posso na hora certa pegar o trem errado, dae seria um caos… mas eu sinto que preciso disso e que tem nego muito ruim lá que aprendeu muito e tirando essa pressão, eu sei que posso aprender rápidamente… só to pensando em pedir para entrar como Trainne e deixar isso bem claro.

P.S. - O Caso do Leo é a parte, hehehe.

marcosbrandao

Eu trabalhava em uma metalurgica, e unico contato que eu tinha com computador lah era quanto registrava a ordem de serviço. Saí de lah direto pra programação web onde fazia sistemas internos para um banco. Me adaptei muito bem. Depois sai de lah pra começar a trabalhar com java.

Isso vai de até onde você quer arriscar. Quando eu sai da metalurgica pra trabalhar no banco com programação, meu salario caiu quase pela metade. Mas hj digo que valeu muito a pena esse sacrificio.

Faça como o colega antonioni.rocha disse: procure um estagio, que eh mais tranquilo, depois procure por desafios maiores.

marcosbrandao

cgomesnet:
Já sou formado em outra faculdade (contábeis)… não da pra estagiar não $$$ :frowning:

Tenho o conhecimento de como funciona as regras de negócio, mas cair numa posição de analista de sistema de uma vez me assusta, pois teria que aprender a linguagem e praticamente “ESTAGIAR” por lá…, isso que é foda… pulei essa parte por conta de outra profissão.

To perguntando isso pq ta chegando a hora de dizer o que quero, sei que vou dizer sim… sei que tem a hora certa pra tudo, mas tbm posso na hora certa pegar o trem errado, dae seria um caos… mas eu sinto que preciso disso e que tem nego muito ruim lá que aprendeu muito e tirando essa pressão, eu sei que posso aprender rápidamente… só to pensando em pedir para entrar como Trainne e deixar isso bem claro.

Tudo na vida acontece de acordo com as decisoes que vc toma. As vezes podem seguir caminhos bons e de sucesso, as vezes não.
Se vc acha que tem capacidade, e que pode superar as dificuldades e a pressão do trabalho, então mande vê.
Você pegar o trem errado, mas se isso acontecer, vai ter outra estação lah na frente, e quem sabe lah vc acerta o trem… :wink:

fsquadro

Eu, até o meio da facul trabalhava com o meu pai, em uma padaria, não fazia nada ligado a informática lá dentro.

Depois peguei um estagio na Prefeitura de Floripa, para trabalhar no CPD como suporte técnico, foi bom, para eu saber que eu não sirvo para isso. É muito chato.

Fiz um curso de PHP no Senac, e ai comecei a trabalhar com programação. E faz 2 anos trabalho com Java.

nbluis

Eu trabalhei em dois hospitais no setor financeiro(nada a ver com a bagaça).

Mas sempre gostei de informática, e fazia uns sitezinhos em casa, até que mudei de área.

Hoje eu gosto do hospital.

hehehe… bricadeira…

Gosto do que faço.

leofernandesmo

Eu ja vendi roupa numa loja de skate … heheheeheehe. Meu sonho era ser um skatista profissional, mas acabei parando aqui. :slight_smile:

P

Trabalho por 8 anos na seguinte sequencia: expedição -> vendas -> compras. Para quê se eu sempre quis ser desenvolvedor? Para ter uma visão clara e correta sobre regras de negócio e sobre o funcionamento de uma empresa, parti dessa forma para a informática por ver várias pessoas reclamarem que ou encontram escovadores de bits ou pessoas que conhecem negócios mas não desenvolvem nada, demorou mais até trampar na área mas tá dando um bom resultado.
Comecei a desenvolver com PHP e hoje estou aprendendo Java.
Flw.

Leozin

cgomesnet:

Cara fico feliz que tu se deu bem no teu TCC, realmente você demonstrou não só a todos da sua faculdade, como a você mesmo, a sua capacidade intelectual e de perseverança. Sabe o que é mais legal? Todas aquelas noites em branco estudando lhe deixaram com muito mais motivação pra trabalhar hoje e sim, você pode muito bem dizer que EU QUERO e pronto! Ser un analista, um desenvolvedor, um arquiteto… O que você fazer você vai ser bom, porque parado você não vai ficar (digo: estacionar), sempre vai continuar estudando porque tu sabe que isso só tende a acrescentar na tua vida pessoal e profissional :slight_smile:

se eu tivesse uma empresa com certeza te contrataria, pena que sou um piázinho ainda (e não sou indiano!) pra ter uma puta empresa rsrs

mas o teu caso foi especial, fica de exemplo pra todo mundo que fica falando “ah não vou estudar o que eu gosto porque eu já to formado em blabla ou xxx”. Você tem um grande futuro pela frente, mantenha o teu foco e os seus objetivos, como você sempre fez, que o que é teu está bem guardado e, pode ter certeza que os seus conhecimentos contábeis serão MUITO úteis daqui pra frente

Ps.: eu nem tinha percebido que era você que criou o tópico haha

B

eu trabalhava com publicidade…

O cliente chegava pra mim e dizia “Quero mais amor nisso!”.

Eu colocava uma coisa sem sentido e o cliente dizia que era aquilo mesmo.

Aí Cansei! Já estou profissionalmente há quatro anos nessa area, e não me arrependo da decisão… haa la dolce vita!

E lembre-se: os recrutadores adoram isso!

jeancv

Cara, eu ainda trabalho em outro ramo. Comecei como boy e agora to na Logística. Aqui no interior de SC trabalhar na área é difícil e paga pouco, por isso quando me formar(julho) vou tirar certificação e tentar a sorte, sei que sem experiência é foda, mas vamos ver o que dá…Concordo com vc, estágio de R$400,00 também não dá né, vou morrer de fome?

Bani

Eu sou formada em administracão, aí fui trabalhar com programacão / análise de sistemas, depois fiz faculdade de matemática aplicada, semestre que vem vou comecar mestrado em computacão, mas estou pensando em mudar de área, apesar de que ainda nao sei exatamente qual.

Estava a fim de trabalhar como DBA por uns tempos… vou tentar tirar umas certificacões de Oracle enquanto faco mestrado e estágio em programacão Perl :roll:

cassio

Já andei muito de skate, participava de campeonatos, etc. Achava, como o amigo leofernandesmo, que seria skatista profissional. Comecei a ver que isso de esporte é algo muito incerto e fui fazer técnico em eletroeletrônica.
Depois que me formei técnico fui trabalhar com calibração de instrumentos de medição… tinha a parte legal no laboratório e tal, mas tinha a parte chata que era ir el fábricas e ficar subindo em máquina pra desmontar instrumento e levar pra bancada… isso eu odiava. Não tinha chance de crescer mais do que já havia crescido na empresa e certas situações enchiam o saco.
Tinha um amigo que fazia Computação Científica e eu achava legal o que ele estudava, sempre gostei de computadores e de matemática. Entrei no mesmo curso.
Tive que trancar a facul por um ano por causa do meu trabalho. Mas a essa altrua eu já tinha sacado que eu queria memso era programar, então chutei o trampo, fiquei uns meses de seguro desemprego e voltei pra faculdade. Arrumei um trampo concursado no laboratório de física da faculdade, ganhando metade do que ganhava antes e, como não fazia merda nenhuma por lá, comecei a comer livros de programação e estudar pra caramba. Surgiu um estágio como programador em uma emrepsa de smart cards e eu pulei de cabeça.
De lá foi só continuar estudando… não sou mais estagiário mas ainda sinto que não sei merda nenhuma e que ainda tenho muito o que estudar… Mas não me arrependo nem um pouco de ter mudado de área. tem um monte de gente ai que mete a boca quando alguém falo algo assim, mas eu gosto pra caramba de programar, não me imagino mais trabalhando em algo que não seja relacionado a desenvolvimento de software.

cgomesnet

Eu sou formado em ciências contábeis e trabalho com isso desde que entrei na faculdade… putz, foi muito show o aprendizado por conta disso, mas agora eu cansei 9 anos é muito tempo… já peguei o esquema da coisa

agora é programação, bits e bytes…

Certeza que vou pedir transferência, o rumo a ser seguido é esse pra minha vida, tenho certeza.

marcosbrandao

Eu achava que era o único que pensava isso aqui… :slight_smile:

Acho que muita gente aqui começou assim, ralando no começo, mas depois melhora, sempre tem mercado pra quem trabalha nesa area.

T

i++ Skatista Profissional huahua

ironpoa

Eu achava que ia ser jogador de basquete, sonhava com NBA e afins hehehehhehe. Mas como o amigo falou, o incentivo pro esporte no Brasil é ridículo. Resolvi partir pra informática, já trabalhando em vários ramos do suporte, depois peguei um estágio de programação, onde aprendi bastante. Já se vão 6 anos de muita escovação de bits hehehehheheh.

Acho que o ideal mesmo é pegar um estágio, pois é muito difícil você conseguir um emprego bom sem ter experiência. Não que você seja ruim, mas muitas empresas procuram quantidade ao invés de qualidade.

RaulCarlin

Idem… fiz até técnico em Publicidade…

Tratava imagens no photoshop pra uma gráfica, depois trabalhei com web desgin (sem programação nenhuma), fiquei 1 ano nessa…

Depois comecei a fazer testes e documentação de sistemas numa softwarehouse até que, há 3 anos, entrei pro mundo de Java…

Kenobi

Bom, sempre trabalhei na área, desde o começo das BBS quando tinha 14 anos de idade, mas dos 18 aos 20 fiz uma pausa em projetos e virei DJ de música eletrônica …Saí tocando em várias raves, nesse meio tempo conheci o Vinícius Senger, hoje dono da GlobalCode. Na época trampava como instrutor dos instrutores da sun (98 mais ou menos) e acabei vorrrtando para a área de TI :slight_smile:

Em termos de prazer, prefiro tocar. Imagine seu trabalho, uma latinha de cerveja na mão, pista tomada de sorrisos e ainda gatinhas q dão bola.

Mas a $$ no final do mês é cruel …hehehe :slight_smile: E sentia falta também do raciocínio lógico, sempre ficava pensando nas ponto.com … não tem jeito.

Hoje estou realizando meu sonho, desenvolvendo minha própria ponto.com, vai chão ainda, mas um dia eu coloco no ar :slight_smile:

AH! no começo das produtoras Web - ponto.com, vc fazia do photoshop (layout) à modelagem do banco de dados … ehheh aprendi muito olhando pra outras questões como paleta de cores, estrutura da informação, design conceitos …li até livros de publicidade , marketing e design digital …rss Em 2000 eu era gerente de mídias interativas da Tv1 Comunicação, cuidava das contas Volkswagen e Parmalat :slight_smile:

G

Bah… Ja trabalhei em vários lugares…

• Já fui empacotador de prêmios de figurinhas(o cara que premia as figurinhas de albuns)(1 ano);
  • Trabalhei na chácara colhendo pêssego e legumes(uns 2 anos);
  • Fiz uns cursinhos de informática e virei instrutor de informática(2 anos);
  • Depois trabalhei como atendente do disque informações(1 anos);
  • Depois trabalhei com suporte técnico do Terra(1 ano);
  • Depois fui supervisor de atendimento(2 anos);
  • Depois aprendi um SQL na marra e fazia uns bicos como “garimpeiro de dados” numa empresa de marketing ativo(8 meses);

Ai li numa infoexame que programador java ganhava relativamente bem, comprei um livro Java Core da Sun, fiz um curso de UML e comecei a programar. É o que tenho feito até hoje(~6 anos)…

clodoaldoaleixo

Fiz Senai, curso de Mecânico Geral.
Trampei dos 15 aos 20 anos como Mecânico de Manutenção
em uma Metalurgica.
Fiz faculdade de Administração a Noite, logo depois
fiz Processamento de Dados na FIAP, trampo a 7 anos com
Informática.

N

Vixe meu tempo nessa vida ainda é curto apenas 10 meses… mas ai eu fui parar nesse área assim:

Trabalhava tirando lixo de um prédio, com oq eu ganhava fui fazer um curso de inglês e ajuntei grana pra fazer o curso de verão da USP em 2006 (otimo curso), dai com o certificado do curso foi mais facil arrumar um estágio… eu faço faculdade de Sistemas de Informação (trabalho em um projeto aos finais de semana para poder ter a bolsa da faculdade 100%), e estou hoje aqui aprendendo demais nessa área…

Dica para quem ta começando é fazer cursos… eles ajudam muito na hora de arrumar um estágio…

Abs

Calvin

Olá,

Trabalhei 1 ano na Sabesp, tinha 16 anos,recebendo ligações do tipo:
“Ta faltando a po##a da agua na minha rua!!! :x”
E além das ligações educadas dos clientes educados ficava fazendo umas planilhas malucas com uns cálculos malucos!

Depois trabalhei na Epson, manutenções de impressoras e novamente recebendo ligações do tipo:
“A po##a da minha impressora nao funciona!!! :x”

Dai empapucei de ser xingado via telefone…
Pedi ajuda a um amigo meu (Ederson = zepunk aqui) e acabei entrando na área de desenvolvimento na empresa onde o mesmo trabalhava…
E essa empresa pagou um curso na Caelum fj21

E estou trabalhando com Analise / Desenvolvimento há 3 anos! (até hoje não sei o que é férias!)

Mas atualmente não trabalho com Java!

Abraços…

Criado 13 de junho de 2007
Ultima resposta 14 de jun. de 2007
Respostas 24
Participantes 20