Quem curte um Game Programing?

34 respostas
Diabo_Loiro

se vc quer programar games/programa em java tem conhecimento… razoavel e nao encontra ninguem interesado nunka pois sozinho eh muito ruim de fazer…
gostaria de fazer uma lista ai cada um deixa seu msn para conversar sobre o assunto e montar projetos etc… pois os forums sobre jogos em java tao todos parados… e quando tu acha alguem o cara n sabe nen o que eh uma classe… dai fica complicado… dai se todo mundo for se adicionando da ate pra montar equipes pra fazer uma brincadeiras…
flw

Java Game Programers

[email removido]
[email removido]
[email removido]
[email removido]
[email removido]

34 Respostas

ViniGodoy

Eu curto. Sou até administrador da PDJ e professor da pós de desenvolvimento de jogos aqui das Universidades Positivo, em Curitiba.

Só não aconselho publicar msn, e-mail, etc. aqui no GUJ. Pelo menos, não na parte aberta do fórum. Há webcrawlers na internet que podem captura-los para te mandar SPAM.

erickles

Opa, tambem me interesso !

Qualquer coisa, manda mp, ou me adiciona no msn!

Diabo_Loiro

entao vini acho que todo mundo usa anti span ou algo do tipo senao fica ruim e conversa por forum so legal deixa um grupo de contatos no msn

+Jgameprogrames

entao deixa o msn ai ta certo que ja aparece no perfil de algums mais vamus fazer uma lista… pra ir crescendo ela sempre tipo ja game programes… vo atualizar la em cima…

victorwss

Eu curto. Já tem bastante tempo que não faço isso e gostaria de voltar ao ramo. :smiley:

kaique

Saudações senhores…
Eu tb curto isso, apesar de não ter desenvolvido nada ainda… :stuck_out_tongue:
Estou cursando mestrado agora e minhas pesquisas serão em computação gráfica. Acho que posso futuramente ajudar bastante no desenvolvimento.
Sugiro a gente criar uma lista de discussão no google ou solicitar aos admins daqui a criação de um fórum sobre computação gráfica/games. O que vocês acham??

Obs.: Esqueçam a idéia da lista de discussão. O site que o ViniGodoy postou atende totalmente a idéia que eu quis passar… :slight_smile:

[]'s.

Diabo_Loiro

entao fazendo a lista que por msn fica melhor tem forum e etc… como o pdj so que ta meio parado… la pelo menos na parte de java

Leozin

poxa, programar jogos era o meu sonho quando eu era moleque =(

hoje em dia sou muito tapado pra essas coisas huahua :frowning:

jingle

Pode por meu email ai na lista, apesar de ta meio sem tempo (época de prova é foda), queria ao menos acompanhar… e se der é claro participar.

erickles

Havia um tópico umas semanas atrás, perguntando de engine em java, citaram a tal de jmonkey, pelas screens que vi no site, parece que é muito boa!

Seria legal fazer um jogo tipo need for speed, mas pelas principais avenidas de são paulo, com direito a fusca e brasilia tunados (tem muito disso no meu bairro… ) :lol:

jingle

erickles:
Havia um tópico umas semanas atrás, perguntando de engine em java, citaram a tal de jmonkey, pelas screens que vi no site, parece que é muito boa!

Seria legal fazer um jogo tipo need for speed, mas pelas principais avenidas de são paulo, com direito a fusca e brasilia tunados (tem muito disso no meu bairro… ) :lol:

woau… não seria melhor começar mais por baixo O.O tipo 2d?

pq só modela/renderiza isso tudo ai é um caminhão de trabalho.

ViniGodoy

Detalhe, eu programo games em Java e em C++.

Aliás, a última é uma das linguagens mais indicadas, caso você queira uma vaga na indústria de games AAA.
No caso do Java, o forte mesmo é em games J2ME. E o ActionScript ainda é o mais usado para games na internet (embora a popcap tenha disponibilizado a engine deles, que é para C e C++).

ViniGodoy

Vamos ver se eu entendi… então ao invés de usar um fórum parado, vamos entrar numa lista de discussão que hoje está vazia?

É simples, vamos todos começar a postar na parte de Java lá, e movimentar aquele fórum. A tendência é que mais gente entre, e o fórum cresça. O que é bem melhor que uma lista fechada.

Diabo_Loiro

entao pessoal voes ja virao o game DOFUS

www.dofus.com.br MMORPG estilo final fantasy tatics graficos muito bonitos bom de jogar

usa o cliente em flash e o servidor em java… acho que seria legal principalmente porque os games pra celulares nao e tao legal ainda pois telas pequenas…

fazer um no estilo do dofus o “luciano augusto” www.lucianoaugusto.com.br oferece um curso mto bom de flash… ele ate citou que tem um servidor… open source em java… chamado red5 e como o foco do conheciemnto aki do pessoal eh java mesmo e nao graficos 2d acho interesante explorar e tentanr formar uma equipe mesmo a distancia para fazer uma experiencia

ViniGodoy

E que tal o Billy Oposto?

Diabo_Loiro

vini nao eh isto isso seria uma lista de endereços MSN para agente poder conversar com quem tiver online se formo começar e dsicutir melhor usar o pdj la mesmo objetivo da lista eh somente reunir endereos msns

ViniGodoy

Agora em português? :lol:

Ok, ok, eu entendi. Mas não pude perder a piadinha.

Diabo_Loiro

da ora bily vini tu tem o perfil e o conhecimento para corrdenar uma equipe… dividir etc… poderiamos fazer algo para fins de estudo mais como equipe… o que mais falta aki seria so uma direçao vontade e um poko de conhecimento a maioria tem que posto aki

/o/ a piadinha rs

passa teu msn tbm po kk
endereço do red 5 http://osflash.org/red5

ViniGodoy

Eu já tive msn, mas agora nem entro mais por lá. Talvez seja o caso de reativa-lo…

É mais fácil me encontrar online no Perfect World. lol

Diabo_Loiro

auahuh >.<

Grinvon

ViniGodoy:
Detalhe, eu programo games em Java e em C++.

Aliás, a última é uma das linguagens mais indicadas, caso você queira uma vaga na indústria de games AAA.
No caso do Java, o forte mesmo é em games J2ME. E o ActionScript ainda é o mais usado para games na internet (embora a popcap tenha disponibilizado a engine deles, que é para C e C++).

O GTGE dá para fazer alguns trabalhos bons em 2D, não? Achei interessante a API, fiz alguns movimentos do bonequinho e achei fácil programar nela.

Mas realmente, jogos grandes tendem a ser 3D e com tecnologias atuais como AA, HDR, etc, e nisso C++ é superior.

Diabo_Loiro

eh verdade mais por isso seria um objtivo aprender estudando fazer uma coisa da ora o problema de acha gente falo por min aki na baixada santista para esse tipo de projeto eh

1-falta de conhcimento/nao querer estudar
2-nao da grana a principio…

entao n seria legal pessoal aki fazer um grupo para criar alguma coisa a titulo de aprendizado?

LeandroRodrigues

Opa sou de Santos estamos ai.

ViniGodoy

Grinvon:
O GTGE dá para fazer alguns trabalhos bons em 2D, não? Achei interessante a API, fiz alguns movimentos do bonequinho e achei fácil programar nela.

Mas realmente, jogos grandes tendem a ser 3D e com tecnologias atuais como AA, HDR, etc, e nisso C++ é superior.

Dá sim. Com a JMonkey, Xyth3D, GTGE, JGame e com o próprio Java2D dá para fazer coisas ótimas em Java. Eu estava falando era sobre trabalho na indústria. Por mais que Java seja legal, não é o padrão adotado.

Nenhum fabricante de console desenvolve VM para os seus próprios aparelhos. Aliás, diversidade do hardware do console é justamente o diferencial que vendem, não tem o menor sentido imaginar que eles vão desenvolver um software para permitir “unificar” tudo, como seria o caso da JVM.

Além disso, a integração do Java com hardware é péssima, comparada com a do C++. Você acaba recaindo em JNI, que é trabalho em C++, do mesmo jeito. Fora que, virtualmente não há suporte para DirectX e os wrappers para OpenGL estão sempre um passo atrás.

Mas para desenvolvimento indie, como será o nosso caso, melhor usar uma linguagem que simpatizemos mais, como o Java.

Diabo_Loiro

qual teu msn Leandro?

entao vini como podemos organizar algum projetinho…?
alguam ideia?

Marky.Vasconcelos

Já joguei Dofus… e de vez em quando eu volto ao Java2D.

erickles

To bem disposto a entrar nessa!
Só preciso de mais conhecimento tecnico, indicam algum material ? IDE ?

D

erickles:
To bem disposto a entrar nessa!
Só preciso de mais conhecimento tecnico, indicam algum material ? IDE ?

Este material aqui é muito bom para começar, especialmente se o foco for na linguagem Java.

jaboot

Eu estava lendo bastante essa engine para jogos 2D. Tentei mandar um e-mail para o dono do projeto, mas ele não responde.

Ao invés de fazer um projeto para um jogo, porque não fazer um projeto de uma engine?

Estou dentro, de qualquer forma.

B

eu gostoria muito de aprender, voces sabe de algum livro em PT?

M

Legal a iniciativa.

Eu também tenho interesse de participar da tal lista.

E tbm tenho bastante interesse de participar de algum projeto Open Source ligando Java e CG.

Minha experiência é com java, C e openGL.

Eu trabalho com javaEE e tenho um projeto na faculdade de uma API para facilitar o estudo de Inteligência Artificial em JOGL.

até

ViniGodoy

Eu tenho esse livro impresso em casa. Muito bom. Melhor ainda é o Developing Games in Java, do Dave Brackeen.

Outro tutorial bom para se começar é o Space Invaders Tutorial, do Coke and Code:
http://www.cokeandcode.com/spaceinvaderstutorial

Nossa, não sei pq parei de receber atualizações desse tópico.

Diabo_Loiro

Group SIM é um robot desenvolvido para Msn em um SDK fornecido pela microsoft, no caso este foi desenvolvido para criação de grupos ou comunidades no MSN.

Então criei um grupo para o nosso forum pdj.

Para entrar no grupo basta adicionar no seu msn:

[email removido]

Após isso abra a janela do grupo que estará no seus contatos e chame atenção apos isso aceite o convite então aparecera uma tela com participante,regras,comando…

achei isso interesante se pessoal todos add esse msn ai…

achei legal add ai pessola fica como um chat irc

e tenho uma proposta que tal agente pegar um dos livros por exemplo

ou o java killer programer ou developing games in java e nos traduzir mos um deles para usar de base…

podemos fazer a divisao das partes dos livros e claro que cada um tem traduzir e revisar sua parte… dai ja tinha material em pt para estudo… pois eh um saco ficar lendo com tradutor…

o que achao?

ou entao cada um explica as partes do livro com um exemplo algo assim

M

Group SIM é um robot desenvolvido para Msn em um SDK fornecido pela microsoft, no caso este foi desenvolvido para criação de grupos ou comunidades no MSN.

Então criei um grupo para o nosso forum pdj.

Para entrar no grupo basta adicionar no seu msn:

[email removido]

Após isso abra a janela do grupo que estará no seus contatos e chame atenção apos isso aceite o convite então aparecera uma tela com participante,regras,comando…

achei isso interesante se pessoal todos add esse msn ai…

Acho que isso só funciona com o cliente original do MSN. Logo quem usa linux não tem como participar. Eu testei no pidgin e não rolou =(…

Eu acho tradução uma coisa complicada. Não que não seja uma boa iniciativa. Mas já vi muita gente tentar fazer isso e não tiveram resultado… A maioria do povo da nossa área consegue ler em inglês e normalmente tem bem pouco tempo para estudar outras tecnologias muito menos traduzir =(~~ …

Tem alguns livros bons de java e openGL em português. Eu comecei estudando com eles. Mas quando comecei a trabalhar, fui obrigado a me virar com documentação em inglês.

Eu coloquei a rss do tópico no meu leitor de RSS =) bem útil

Diabo_Loiro

eh verdade a maioria consegue ler em ingles por isso mesmo a traduçao e simples de fazer e vai beneficiar os iniciantes por exemplo se nos dividirmos…

50 pags para cade pessoa…
das minhas 50 eu faço 5 por dia…
agente podia controlar usando controle de versao…

dai das 5 eu ja leio 70% da pagina… em ingles tramquilo.

entao ponho no tradutor do google e so corrigo as merdas que ele faz…

tipo um bagulho sem compromisso… fazer quando tiver tempo e com o controle de versao outras pessoas podem continuar sua parte…

o que achao…

Criado 28 de abril de 2009
Ultima resposta 8 de mai. de 2009
Respostas 34
Participantes 14