Achamos melhor trancar esse tópico pois estava ficando grande e sem muito foco.
Administração do Portal Java.
Ae galera seguinte, creio q além de mim, existem mais pessoas que estão interessadas em obter uma certificação java. Bom, entao gostaria de pedir aos Sun Certifieds q deixem aqui, os passos iniciais para obter a certificacao (SCJP), as dificuldades, onde obter e o q mudou apos ser um certificado.
e eu queria saber direitinho oq se tem q fazer pra fazer a prova, ligar pra sun? qual numero? como? onde? pq? ehheahea, esse mês to pra comprar a minha
V
vinciPJ
Opa!
Estou preparando uma palestra sobre Certificação Java para o Viçosa JUG e portanto, fico muito feliz de ajudar e com isso já ir treinando…
Estudar, rabiscar, fazer TODOS os exercícios, e depois comer as folhas do livro com um pouco de sal. Não exagere no sal!
Ligar para a Sun e solicitar o voucher (pronúncia: váunche) para o exame SCJP 1.4 cujo código é 310-035. Você terá que fazer um cadastro lá também. O tel é 0800 55 78 63. Atualmente o voucher custa R$330,00
Depois de 15 dias você receberá pelo correios um papelzinho e nele tem um código com letras e números. Parece um serial key. Guarde-o no seu cofre favorido. Você vai precisar dele para marcar a prova.
Faça alguns simulados. Não precisa fazer todos os que tem na internet.
Esses três links são mais que suficientes:
Se seu rendimento estiver menos que uns 80%, compre o mesmo livro novamente. Afinal, aquele você comeu, lembra? E leia, leia, leia, até enjoar de ler. Leia bastante vezes as mesmas páginas. Faça resumos. Leia os resumos. Leia o livro novamente. Quando estiver falando o livro inteiro, palavra por palavra, sem errar, passe para o passo 7.
Hora de marcar o dia e a hora do exame: http://www.prometric.com Busque a empresa mais próxima de você que aplica os exames e ligue para ela. Ou mande um email. Eu fiz pela filial da ATT/PS em Vitória-ES e foi bem tranquilo.
Enquanto não chega a hora da prova, continue lendo. Não pare. Para não esquecer de nada… Se possível, estude mais.
Fazer a prova. Se você chegar mais cedo poderá até começar a fazer antes. Se chegar atrasado, acho que não tem nem um segundinho a mais. Portanto, não seja idiota!!!
Se você passar, espere até 45 dias úteis para receber o certificado, uma carta, um broche e um cartão.
:arrow: Dificuldades:
Pagar o voucher. :sad: É bem barato para quem já é formado. Mas para estudantes o preço é meio dolorido.
:arrow: O que mudou?
Ganhei um certo prestígio aqui na região, já que ainda sou o único que tem o certificado.
Aumentei bastante a minha possibilidade de conseguir emprego. Isso espero notar mais
concretamente no final do ano, quando vou me formar.
E no dia a dia, ganhei mas segurança no que faço. Aprendi a dar mais valor às interfaces. A usar algumas classes internas. Aprendi algumas coisas interessantes de multithreading, apesar de não ainda não ter precisado usar. Ainda bem!!
Abraços.
Vinci
M
matheusPJ
jóia vinci! tuas palavras são de grande valor pra gente, eu ja estou rumo ao passo 7
D
darkseidPJ
Vlw mesmo Vinci! Sanou várias de minhas dúvidas… infelizmente ainda to preso no passo 1 hauahuau, mas eh soh ateh chegar o pagode (salario) do mes… hehehe
M
morcegaoPJ
MODERADORES tem como tornar esse tópico fixo? É de grande valia as palavras do mestre Vinci aí… :lol:
A sugestão é por que demorei pra encontrar esse tópico e considero este um dos mais importantes (senão for o mais importante) tópicos referente aos passos iniciais para certificação.
A propósito: Acabei de criar um tópico pedindo o help que encontrei aqui. Se quiserem apagá-lo, sem problema…
Att
M
matheusPJ
“morcegao”:
MODERADORES tem como tornar esse tópico fixo? É de grande valia as palavras do mestre Vinci aí… :lol:
A sugestão é por que demorei pra encontrar esse tópico e considero este um dos mais importantes (senão for o mais importante) tópicos referente aos passos iniciais para certificação.
A propósito: Acabei de criar um tópico pedindo o help que encontrei aqui. Se quiserem apagá-lo, sem problema…
Att
shazan! hehehe :lol:
V
vinciPJ
“New__Radical”:
“vinci”:
3. Ligar para a Sun e solicitar o voucher (pronúncia: váunche) para o exame SCJP 1.4 cujo código é 310-035. Você terá que fazer um cadastro lá também. O tel é 0800 55 78 63. Atualmente o voucher custa R$300,00…
Obs: Acho que vou transformar esse post num artigo
Antes que vc faça do post um artigo, corrija isso ae: O preço do voucher, está de 330. Comprei o meu da SCWCD agora.
T+
Olha, que eu saiba, o vourcher de SCJP 1.4 é R$ 300,00 e o de SCWCD é R$330,00. Vou confirmar…
F
Fabio_MendesPJ
Isso ai mesmo, semana retrazada eu tinha mandado um email para a Sun em SP e me respoderam exatamente o preço de R$ 330,00 a voucher.
V
vinciPJ
Alterei para R$330,00 então.
Fiz a prova há pouco tempo, mas já tinha comprado o vourcher séculos atrás. Ainda bem!
D
DanielBadawiPJ
um vourcher comprado nunca expira?
tipo, depois da compra, tem q fazer a prova em tantos dias?
valeu!
V
vinciPJ
Espira sim!! Você tem um ano para fazer a prova.
V
vinciPJ
Atualização
O fabianoruy ligou a pouco tempo para a ATT/PS de Vitória e eles informaram que não estão mais aplicando o exame.
D
drplanckPJ
vou fazer a prova no comeco de outubro.
ja venho me preparando a seis meses.
montei um grupo de estudos.
eh interessante q vc estude mais de um livro.
thinking java (disponivel em html, procure no google).
corejava 2 vol 1 e 2.
o livro de certificacao custa 110,00.
eu posso te vender o meu, depois q fizer a prova, por 70,00.
qualquer coisa me escreve, ate pra tirar duvidas.
D
drplanckPJ
uma dica.
nao se predam somente a um livro. esse livro dado como exemplo por vinci eh muito bom. eu o recomendo como primeiro livro a ser estudado pra quem ja tem conhecimento na linguagem. mas ele tem varias falhas de impressao, traducao e edicao. alguns topicos sao confusos ou vagos. ha topicos q estao errados pela ausencia de certas informacoes q vc encontra na versao original em ingles porem na fisica (em pdf).
2 casos horriveis.
modificadores de membros como volatile, transiente e static.
threads (varios erros e omissoes).
o interessante eh q os outros livros tb possuem erros.
java como programar (o verdinho) descreve o metodo isAlive de forma errada.
o livro q melhor explica threads eh core java vol 2.
sao detalhes q soh se percebe lendo mais de uma obra.
tem assuntos q estao melhor explicados em outros livros.
leiam o livro indicado por vinci, core java vol 1 e 2, thinking in java e o proprio conteudo presente na sun. esse com certeza n possui nenhum erro apesar de estar todo em ingles. como a prova eh em ingles ja podem ir se acostumando.
sao duas horas de prova com 61 questoes. isso da menos de 2 min pra cada questao. pra passar no exame tem q acertar mais de 51% da prova.
facam os simulados citados por vinci e boa sorte :!:
M
matheusPJ
Eu sou certificado! :xd:
S
Samuel_PessorrussoPJ
Parabéns Matheus…
Galera, vou fazer a prova do SCWD no começo de dezembro… quem tiver alguma dica para a certificação Web pode me fornecer!
V
vinciPJ
1) Parabéns, Matheus!!!
2) SCWCD
:arrow: Se for fazer o exame 310-081 (J2EE 1.4, que abrange Servlet 2.4 e JSP 2.0 ), o único livro que eu recomendo é o Head First Servlet & JSP.
:arrow: Fazer e refazer os simulados do site www.j2eecertificate.com/
:arrow: NÃO fazer o simulado do JavaRanch! Está muito abaixo do nível exigido.
M
matheusPJ
opa! valeu vinci, tb to interessado na SCWCD, vou procurar por esse livro! :joia:
S
Samuel_PessorrussoPJ
Valeu pela dica do Livro!
estou estudando pelo SCWD Exam Study Kit (é da prova antiga)
e como PRO JSP (para ver a nova especificacao dos JSP e JSTL)
Certificação é muito legal sim. Mas algo que acontece às vezes é que determinadas pessoas preocupam-se mais em passar na prova do que em aprender realmente. Essas pessoas decoram a maior parte das coisas ao invés de pensarem e realmente entenderem o porquê das coisas.
O que acontece? O cara faz a prova e passa. Ótimo! Mas depois de um tempo ele esquece (porque decorou e não aprendeu). Aí o cara descola um emprego maneiro (agora ele é certificado!) e é cobrado pelo conhecimento que ele teoricamente adquiriu quando estudou para a prova. E aí? Aí o cara não sabe fazer nada pq estudou para passar na prova e não para aprender…
Mas eu realmente recomendo certificações! Elas realmente fazem a diferença na hora de conseguir um emprego! Já aconteceu comigo. Na empresa que eu trabalho atualmente mesmo. Depois que eu consegui a vaga o meu entrevistador falou que havia outro cara com um perfil muito parecido com o meu, mas que eu consegui a vaga pq era certificado.
Não vejo necessidade em ler tantos livros, mas realmente existe uma necessidade em aprender as coisas e ler um livro preparatório para a prova.
Abraços!
V
vinciPJ
Olha,
Enquanto estudei para a certificação aprendi não apenas o que precisei para a prova. Aprendi o motivos das coisas serem assim. Nessa provas não se pergunta apenas como se faz, mas qual é a forma mais adequada de se fazer isso ou aquilo.
Na prova para a SCWCD, por exemplo, cobrou-se Design Patterns! Eu achei isso muito proveitoso.
Não vejo problema em “decorar” algums detalhes de sintaxe para passar na prova e esquecer depois. A memória humana é volátil. Todos os certificados esquecem de alguma coisa depois. Mas podem se lembrar com mais facilidade.
O fato é que ter um certificado significa poder dizer: “não preciso que invistam em treinamento comigo nesta tecnologia”.
M
matheusPJ
e eu diria tb q é uma forma de dizer na hr da entrevista: “não precisam me dar provinha de java pra fazer, ta aqui o fucking certificado kct” … ueauheau, po, me ligaram hj mesmo pra uma entrevista com provinha e eu quase mandei a me*** hahaehah, ae vinci, comprei hj o livro aquele do head first q tu disse, po, na tempo real ta momentaneamente sem estoque e o prazo de entrega é 48 DIAS!!! o normal é 7 dias! mas faze oq, comprei heheahea, agora é esperar :twisted:
V
vinciPJ
Eu também esperei 48 dias. Acho que esse é o tempo “normal”.
M
matheusPJ
como ja te disse no ICQ, o livro chegou heheah, e, pessoal, lembram daqueles posts em q o vinci quase tinha um orgasmo falando o Head First JSP/Servlets??? heahaehaeh, realmente, o livro é muito muito muito bom, eu recomendo, independente se for querer fazer a SCWCD ou não, o livro realmente sabe te ensinar…
S
Samuel_PessorrussoPJ
Chegou o meu Head First EJB, estou adorando… a metodologia é muito boa.
esperei uns 40 dias para chegar.
Pessoal,
Eu fiz o curso Java Core 2 Fundamentos e tenho o livro tb http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=164224
Com esse livro posso estudar para a certificação e mais algum material ?
ou preciso de um livro especifico mesmo para a certificação como os que foram citados anteriormente…
M
matheusPJ
o ideal é vc ler um livro q seja PARA a prova, q aborde tudo oq cai na prova, e como vai cair… não q tu nao consiga passar com oq ja tem, mas com certeza tu vai ter um score maior…
C
CarneiroPJ
:twisted:
F
fabiostbPJ
não é querendo discutir, mas o q vc acha desse livro: A Programmer’s Guide to Java Certification , estou estudando por ele, a propósito, já o terminei e estou estudando simulados, vou marcar a prova
F
fabiostbPJ
na hora da prova vc pode usar papel e caneta
desculpe a pergunta besta, mas isso é importante
M
matheusPJ
“fabiostb”:
na hora da prova vc pode usar papel e caneta
desculpe a pergunta besta, mas isso é importante
é pergunta? hehe, nao vi o ponto de interrogação… bem, respondendo, sim sim, tu tem recebe papel e caneta… e (no meu caso) um cópo d’água hehehe
F
fabiostbPJ
vou levar uma barrinha de chocolate!! hauhuahuauh, pra matar a anciedade de pensar em fazer as questões na media de 2 min., Pra mim o que mata é o tempo. acho q se num fosse isso eu fechava a prova :oops:
S
SchuenemannPJ
2 minutos por questão é pouco? Eu ainda não fiz a prova, mas pelo que ouvi falar em muitas questões a resposta é simplesmente “não compila”… sem precisar perder tempo avaliando a lógica delas.
W
wNunesPJ
Aee galera…
Mais umas pequenas dúvidas:
qual a sequencia das certificações? (programmer, developer… architect…?)
vcs sabem os valores atuais dos vouchers (eu vi q numa msg do ano passado o Vinci disse q tava uns 330 pila ne… e as outras?)
alguem q tá estudando ou q já é certificado é de Porto Alegre/RS?
[]'s
M
matheusPJ
“wNunes”:
Aee galera…
Mais umas pequenas dúvidas:
qual a sequencia das certificações? (programmer, developer… architect…?)
vcs sabem os valores atuais dos vouchers (eu vi q numa msg do ano passado o Vinci disse q tava uns 330 pila ne… e as outras?)
alguem q tá estudando ou q já é certificado é de Porto Alegre/RS?
[]'s
bem… uma suposta sequencia seria esta:
detalhes atualizados sobre precos tu encontra nos links pra cada exame neste link:
agradeço a todos do portal java, sem vcs n teria conseguido
F
fmartinsPJ
New Certified !!! SCJP [86%]
M
matheusPJ
while( true )arrayListDeUsuariosDoPJCertificados.add( new PJUser() );
F
fabiostbPJ
Vamu cair matando na SCWD, moderadores, deveriam ter dois topicos fixos, “quem é SCJP” e “quem é SCWCD”, daqui a umas semanas postarei no segundo topico, hehehe
S
Samuel_PessorrussoPJ
Se for assim já cria um “quem é SCBCD?” que dentro de um ou 2 mêses já estou lá!
ja estudei toda a matéria, agora estou revendo e logo começo a fazer os mocks
S
shadowPJ
agora eu sou tb um SCJP!!!
hehehehhe passei hoje!!!
70%!!!
Valeu Vinci!!!
Pelas Dicas!!!
valeu pessoal!!!
agora eu acho q vou rumo ao SCWCD!
Se você fizer algum Treinamento Oficial da Sun você para R$ 300,00 caso contrario você paga R$ 330,00 mesmo… e meio salgado mesmo mas se você já esta no mercado de trabalho você pode negociar com a sua Empresa, por exemplo na Empresa que trabalho cada certificação obtida e reembolsada, vale a pena uma conversa com o chefe.
L
lounaticoPJ
Galera, tô querendo fazer essa certificação, mas queria saber se alguem sabe como funciona o curso da Sun mesmo…
onde posso fazer, preço ou onde posso me informar…
valeu!!
ps: acho que pelo preço vou ter que me virar mesmo! auehuaheuah
V
vinciPJ
Entra em contato com a própria Sun.
Telefone: 0800-557863
A
AdornesPJ
Voltando a falar dos livros…
Faz alguns meses que eu comprei o Java How To Program Sixth Edition (o último) dos Deitel!
Estou estudando página por página e achei extremamente didático e completo! Claro, nunca folhei o da Kathy! Só dei uma folhada no Core Java e no Thinking in Java, e preferi o Java How To Program!
Até onde vi ele abrange todo o conteúdo da prova (e mais um tanto de coisas: swing, jdbc, servelts, jsp, uml, etc.)!
Tem alguém que também tenha comprado este livro? Alguém que estudou por ele (como eu estou fazendo) e passou na prova de SCJP?
V
vinciPJ
NÃO!!! O Deitel não serve para passar na prova de SCJP! Ele é ótimo para explicar os conceitos básicos. É recomendado para iniciantes…
E não é recomendado um iniciante fazer a prova de certificação.
S
SchuenemannPJ
Oxe… com o livro do Deitel cê não tem chance nenhuma de passar.
Tem que ser um livro voltado para certificaćão.
S
samueelPJ
Estudar com muita vontade, fazer os simulados Mock’s (tem um whizlabs) e focar o estudo nos erros.
Um Certificado eh muito importante, assim que tirei mudei de emprego!
N
New_Radical
“vinci”:
3. Ligar para a Sun e solicitar o voucher (pronúncia: váunche) para o exame SCJP 1.4 cujo código é 310-035. Você terá que fazer um cadastro lá também. O tel é 0800 55 78 63. Atualmente o voucher custa R$300,00…
Antes que vc faça do post um artigo, corrija isso ae: O preço do voucher, está de 330. Comprei o meu da SCWCD agora.
T+
N
New_Radical
“vinci”:
“New__Radical”:
“vinci”:
T+
Olha, que eu saiba, o vourcher de SCJP 1.4 é R$ 300,00 e o de SCWCD é R$330,00. Vou confirmar…
Há uns 6meses, o preço do voucher subiu 10%.
N
New_Radical
um vourcher comprado nunca expira?
tipo, depois da compra, tem q fazer a prova em tantos dias?
valeu!
Lá vou eu me intrometendo de novo, mas…
O voucher, não sei pq, tem a expiração entre 10 e 12 meses.
Não sei pq esse meio termo, mais foi o que a mulher (telefonista) me informou.