respeito a opinião de todos aqui, mas acho que tem pessoas aqui com o modo “alguém mexeu no meu queijo” ativado.
pra mim o texto é bem mais leve que esta crítica, que não gerou protestos tão exaltados.
em nenhum dos dois textos tive a impressão de que fosse um ataque ao java por alguém que não sabe o que está falando.
(aliás, desqualificar o autor ao invés de argumentar sobre o texto tem sido uma prática constante aqui)
no meu entender o artigo se resume ao jre instalado na máquina de usuários comuns.
sobre o principal problema apontado (segurança), sabemos que ele existe (como visto aqui e aqui) e que grande parte dos usuários não atualizam versão.
até hoje preciso escrever aplicações que rodem no ie6. ou seja: muita gente por aí com máquinas vulneráveis (não só pelo java obviamente).
particulamente, desenvolvendo aplicações web, raramente crio applets em meus sistemas…
e tanto o autor do original como os autores da matéria em português fazem ressalvas para quando você deve manter o jre instalado.
enfim, acho que o texto tem seu valor sim.
(apesar de que vou manter o jre em casa pois sei que preciso para acessar o bradesco)