Quem prestou a poscomp ontem dia 14/09/2008

39 respostas
Naruto

Bom dia galera… quem prestou a poscomp ontem???

o que acharam do nivel da prova???

vlwwww

39 Respostas

allan_ablaze

Difícil como sempre. Mas sem dúvida, a média nacional vai aumentar.
Tinham algumas questões muito faceis. E muitas que dava pra tentar responder, sem chutar cegamente.
Em relação as provas dos anos anteriores, essa eu acho q foi a menos difícil. Oq não é muita vantagem pra quem
precisa entrar em uma universidade onde a linha de corte é a média nacional. =/

Naruto

é realmente tinham algumas que eram de graça como por exemplo aquela de multiplicidade das classes (Marido, esposa) rsrsrs

Naruto

queria tira uma duvida sobre a 1 questão… aquele modelo de banco de dados gerava 4 ou 5 tabelas???

allan_ablaze

se eu nao me engano eram 5 entidades…

En1 – RelEn1_En2 – En2 – RelEn2_En3 – En3

acho q era isso, nao?

Naruto

inton eu tb… mais to em duvida… =/ queria tira essa duvida kkk apesar que num vai fazer diferença so uma questão
:smiley:

fjvasconcellos

E a primeira vez que eu fiz o POS-COMP… Eu achei Dificil a prova…

Ao mesmos tempo que tinham questões que estava na cara a resposta, tinha outras que não dava…

Em comentário a questão 1 ai, eu marquei 5 tabelas…

B

Naruto:
é realmente tinham algumas que eram de graça como por exemplo aquela de multiplicidade das classes (Marido, esposa) rsrsrs

De novo essa questão? Se não me engano, tinha a mesma coisa ano passado.

victorwss

Acho que vai subir a média mesmo, pegaram mais leve em matemática.

Não vi questões sobre álgebra linear e nem sobre integrais (mas tinha duas que precisei usar derivadas para resolver).

Mas, apesar disso, estava difícil como sempre. :slight_smile:

allan_ablaze

victorwss:

Não vi questões sobre álgebra linear e nem sobre integrais (mas tinha duas que precisei usar derivadas para resolver).

Mas, apesar disso, estava difícil como sempre. :)

Quantas questões você acertou da ultima vez?

L

Bruno Laturner:
Naruto:

De novo essa questão? Se não me engano, tinha a mesma coisa ano passado.

Foi exatamente o que eu pensei. Tinha uma questão ano passado que tinha relação (Marido, esposa). Que até fizeram uma piadinha falando que poderia ser uma relação 1 -> N.

Falando em poscomp, cade o nosso amigo que pretendia gabaritar o poscomp? Estou curioso pra saber se ele ao menos acha que chegou perto do objetivo dele! :slight_smile:

allan_ablaze

e ae pessoal… ninguem tem mais nada a dizer a respeito do poscomp?

J

A prova foi muito mal distribuída!!!..Nada de Álgebra Linear comparado aos outros anos…só uma questão “analise este código”…entre outras coisas.

Isso termina aumentando ainda mais injustiça da prova. Ainda assim, acho que a média desse ano será mais alta, chuto uns 27 e vocês?

Alguém aí anotou o gabarito? Vamos comparar…

victorwss

Jefferson Luiz:
A prova foi muito mal distribuída!!!..Nada de Álgebra Linear comparado aos outros anos…só uma questão “analise este código”…entre outras coisas.

Isso termina aumentando ainda mais injustiça da prova. Ainda assim, acho que a média desse ano será mais alta, chuto uns 27 e vocês?

Alguém aí anotou o gabarito? Vamos comparar…

A prova sempre foi mal-distribuída. Se você olhar as provas passadas, vai ver que sempre estão acrescentando e tirando tópicos. Em um ano dão ênfase exagerada a um assunto e no outro nem o abordam, mas passam a exagerar em alguma outra coisa.

victorwss

allan_ablaze:
victorwss:

Mas, apesar disso, estava difícil como sempre. :)

Quantas questões você acertou da ultima vez?

2005 acertei 33.
2006 acertei 38.
2007 acertei 41.

Estou torcendo para ter tirado pelo menos 45. :smiley:

Andre_Brito

Dá pra fazer depois de terminar a faculdade? Quantos anos?

Naruto

opaaaaaaaaaaaa da pa fazer sim… qq um pode fazer

flwww

E

Eu achei difícil, bicho…Se eu fizer 30 estou muito contente. Fiz um simulado da de 2007, reproduzindo as condições da prova e acertei 35. Nesta prova acho que fui pior…

Ainda tenho o agravante de não ter conseguido estudar nada pra essa prova. É fato que alguns conceitos vão enferrujando se não colocamos em prática em intervalos regulares. Pra ilustrar, lembro de algumas questões que envolviam combinatória. Na hora, sei que usando a abstração de combinações dá pra matar a questão. Mas quem diz que a tal fórmula aparece na mente. Ai tem que retroceder a raciocínios lógicos mais básicos e buscar uma compreensão alternativa do problema, já que as fórmulas não ficaram na cabeça. Não que eu ache ruim esse processo de retroceder à essência do problema, mas em alguns casos isso não é tão simples e nos faz perder bastante tempo…E tempo é luxo em uma prova em que temos menos de 4 minutos para responder cada questão (não que tenha faltado tempo, também, mas…).

Algumas das questões que encontrei lá tratavam de temas abordados em níveis que não encontrei no meu curso. Alguns temas então, só conhecia a priori porque sou curioso, pois meu curso não tratou com a ênfase exigida na prova. O cálculo lâmbda, por exemplo, no meu curso só disseram que existia.

De qualquer forma, acho que a prova deve ter ese nível mesmo…Faço votos para que seja sempre bastante exigente.

Aquela questão das linhas paralelas, uma com 5 pontos e outra com 8 pontos, que pedia quantos triângulos não degenerados podiam ser gerados com vértices nesses pontos…Qual era a resposta? hehehe

E aquela do começo da prova, da operação sobre pixels da imagem…Qual a lógica que estava em jogo?

L

postem seus gabaritos ae
pra mim fazer uma analise

L

Questão/ Possivelmente correta
1 A
2
3 B
4
5
6
7 B
8
9 D
10 E
11
12 C
13 B
14
15 C
16 B
17
18 A
19 E
20 C
21 A
22 D
23
24 C
25 E
26 A
27 E
28 C
29 D
30 C
31
32 E
33
34 A
35 A
36 B
37 D
38
39 C
40 A
41 B
42 A
43 D
44 E
45 D
46 B
47
48 D
49 A
50 D
51 D
52 D
53 D
54 D
55 D
56 D
57 C
58 B
59 C
60
61 E
62 D
63 C
64 C
65
66 E
67
68
69 A
70

com base nos gabaritos aqui

Naruto

duro que eu não peguei o gabarito… pelo menos a 1 eu lembro o que eu puis…
tambem puis

1 A

victorwss

Pois é. Nesta questão aí eu virei cego em jogo de futebol: Simplesmente chutei qualquer coisa e não sei se entrou no gol. HUAHUAHUAHUA.

Os únicos pré-requisitos que existem para fazer a prova são pagar o valor da inscrição no prazo e ser portador de RG e de CPF. Ou seja, teoricamente qualquer um pode fazê-la, mas é muito improvável que alguém se saia bem sem um conhecimento profundo em matemática e ciência da computação.

F

leandromartinz:
Questão/ Possivelmente correta
1 A
2
3 B
4
5
6
7 B
8
9 D
10 E
11
12 C
13 B
14
15 C
16 B
17
18 A
19 E
20 C
21 A
22 D
23
24 C
25 E
26 A
27 E
28 C
29 D
30 C
31
32 E
33
34 A
35 A
36 B
37 D
38
39 C
40 A
41 B
42 A
43 D
44 E
45 D
46 B
47
48 D
49 A
50 D
51 D
52 D
53 D
54 D
55 D
56 D
57 C
58 B
59 C
60
61 E
62 D
63 C
64 C
65
66 E
67
68
69 A
70

com base nos gabaritos aqui

MEU GABARITO ABAIXO

1 E
2 A
3 D
4 D
5 E
6 D
7 D
8 C
9 B
10 E
11 D
12 D
13 A
14 E
15 C
16 C
17 E
18 C
19 A
20 D
21 A
22 B
23 D
24 B
25 D
26 C
27 A
28 C
29 E
30 A
31 E
32 A
33 D
34 B
35 D
36 A
37 E
38 B
39 C
40 B
41 C
42 D
43 C
44 E
45 B
46 C
47 E
48 E
49 A
50 D
51 C
52 A
53 D
54 B
55 B
56 A
57 B
58 B
59 C
60 A
61 D
62 B
63 D
64 C
65 E
66 E
67 A
68 B
69 A
70 E

W

Oláaaa tb realizei a prova e foi minha primeira vez, sobre a liberação do gabarito me informaram que seria hoje juntamente com as provas, estou no aguardo disto.

e tb acho um absusrdo nao podermos trazer a prova junto conosco …

L

Segue gabarito: http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=537

allan_ablaze

para quem anotou o gabarito, quantas questões vcs acertaram?

V
Estou terminando o curso este ano e notei os buracos que ficaram em minha formação.  de qualquer modo, achei a prova de matemática mais difícil que nos anos anteriores e a parte da computação mais fácil.  

Alguem tem uma estimativa da nota do pessoal que ingressou no mestrado no IME ou POLI ?

Minha nota: 3 + 18 + 6 = 27

victorwss

vendeck:
Estou terminando o curso este ano e notei os buracos que ficaram em minha formação. de qualquer modo, achei a prova de matemática mais difícil que nos anos anteriores e a parte da computação mais fácil.

Alguem tem uma estimativa da nota do pessoal que ingressou no mestrado no IME ou POLI ?

Bem, pretendo entrar no IME. Mas não sei a minha nota ainda.

L

vendeck:
Estou terminando o curso este ano e notei os buracos que ficaram em minha formação. de qualquer modo, achei a prova de matemática mais difícil que nos anos anteriores e a parte da computação mais fácil.

A Poli não usa o Poscomp, eles tem uma prova especifica.

O IME eu entrei com 35 em ano que o a média nacional foi 21.

A avaliação do seu resultado depende muito de como será a media nacional desse ano. De acordo com o que eu ouvi, esse ano a prova estava um pouco mais fácil que os anos anteriores, então tvz a média suba para uns 25, dai sua nota não é muito boa. Mas se a média ficar em 21, 27 é bom!

L

lavh:
vendeck:

A Poli não usa o Poscomp, eles tem uma prova especifica.

O IME eu entrei com 35 em ano que o a média nacional foi 21.

A avaliação do seu resultado depende muito de como será a media nacional desse ano. De acordo com o que eu ouvi, esse ano a prova estava um pouco mais fácil que os anos anteriores, então tvz a média suba para uns 25, dai sua nota não é muito boa. Mas se a média ficar em 21, 27 é bom!

E lembrando sempre que poscomp não é tudo. Você ter feito uma graduação numa faculdade boa ou(e) feito alguma coisa relevante na graduação ajudam bastante também.

V

Sobre a média, não acredito que seja 25. na minha opinião deve bater em 23.
Sobre os outro fatores, Já escutei de tudo. Já ouvi que a banca separa os genios dos mortais. Notas >35 mestrado quase certo. NOtas < 35 entram num bolao e são analisadas em conjunto. Notas <media sao descartadas…

Para minha “sorte” acabei te ter um artigo aceito num congresso “qaulis A” espero que este treco me ajude :-D.

victorwss

Saiu o resultado hoje lá no site.

Fiz 37.

E

Ba, eu fiz 29…
Ano que vem tenho que estudar…Esse ano fui na cara e na coragem…

rodrigo1

E a média nacional? Quanto foi?

E

Não sei se esse dado já foi publicado…Embora, já que saíram os resultados individuais, já devam ter o dado em mãos…

Pelo menos ainda não achei no site…

R

No www.sbc.org.br/poscomp -> menu esquerdo -> último link (POSCOMP 2008)
contém as provas, gabarito e médias (porém não o desvio padrão)

POSCOMP 2008 - Médias por área
Área de Tecnologia (15 questões) : 4,443
Área de Fundamentos (39 questões): 15,358
Área de Matemática (14 questões) : 4,216
Média geral (68 questões) : 24,017

Segue link
http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=537

mario.fts

Eu fiquei praticamente na média… 4 de mat, 3 de tecnologia e 15 de fundamentos… (22, que vergonha… :oops: )

Mas o nível da prova vai ficando mais difícil a cada ano que passa…

Se vc for no portal e pegar a prova de 2002 vai ver que estava fácil, a de 2007 tava bem mais difícil.

Prestei só pra conhecer a prova. Acho que daqui uns 2 anos eu tento novamente.

Eu queria mesmo era fazer o mestrado no IPT, mas ta fora do meu orçamento ainda.

Andre_Brito

Vocês acham que adianta estudar para o PosComp?
Eu estou no final do terceiro ano e quero sair para mestrado com bolsa. Então gostaria de estudar pra ver se consigo uma boa nota no PosComp pra garantir uma grana pra morar fora.
Ainda dá tempo?

Andre.

mario.fts

Vocês acham que adianta estudar para o PosComp?

Acho que dá. Procure algumas apostilas pra te dar uma força, ajuda a manter o foco nos assuntos abordados.

Eu estou no 4ºano e fiquei na média sem estudar. se tivesse estudado, acho que dava pra melhorar e muito o resultado.
(sabe quando vc olha pra questão e fala "Eu lembro do meu professor falando disso… :cry: ")

E

Levar o curso a sério e se comprometer em realmente saber o que ensinam nele, em geral, te leva naturalmente a estudar e estar preparado para o poscomp…É claro que é bom você dar uma olhada nas provas, sentir o nível delas e se familiarizar com o molde…No mais, se você tem o rao cotume de ficar revisando conceitos que aprendeu, o conhecimento necessário para fazer o poscomp já vai estar assimilado…

O problema é ser como eu…Um moscão que deixou de lado certas coisas por um longo período de tempo…Aí, se não estuda faz porcaria na prova :oops:

Criado 15 de setembro de 2008
Ultima resposta 11 de out. de 2008
Respostas 39
Participantes 16