Quer aprender Scheme?

Meu último post do ano.

Scheme é um dialeto de LISP, uma linguagem que oferece um ótimo suporte à programação funcional (closures, high-order functions, recursão, etc.). Além disso é uma das muitas linguagens de scripting que rodam na JVM, contando com suporte à nova JSR 223.

Que tal aprender mais sobre essa linguagem?

O primeiro passo é baixar o interpretador de Scheme: o SISC é um interpretador livre para a JVM, robusto e estável, que suporta toda a especificação da linguagem (R5RS), além de prover extensões p/ acesso e integração às APIs do Java.

É possível utilizar o SISC embutido em aplicações, ou através do terminal interativo que vem com ele.

Para usar o suporte a scripting do Java 6/JSR 223, já está disponível o service provider para o SISC:
scripting.dev.java.net

Mais referências e informações podem ser encontrados nos seguintes endereços:

:arrow: A. Sundararajan’s Weblog, funcionário da Sun, que trabalha com linguagens de script na JVM e mantém o site scripting.dev.java.net
:arrow: Wikipedia
:arrow: Teach Yourself Scheme in Fixnum Days
:arrow: Ótima página do Prof. Roberto Ierusalimschy (em português)
:arrow: Especificação da linguagem

Muito do que aprendi de scheme foi pelo Teach Yourself Scheme in Fixnum Days, super recomendado.

Na época o SISC me deu umas de dores de cabeça e além disso achei o DrScheme um ambiente muito melhor para aprender http://www.plt-scheme.org/software/drscheme/docs.html. A interface não tem muto recursos mas é ótima para iniciantes.

Estou estudando scheme há algumas semanas e achei esses links de grande utilizade:

:arrow: The Scheme Programming Language
:arrow: SICP
:arrow: Exercícios resolvidos do SICP

Tô estudando pelo SICP e o Teach Yourself Scheme in Fixnum Days, e quando preciso de uma explicação mais robusta sobre alguma coisa da linguagem, corro no The Scheme Programming Language :slight_smile: