Querendo começar com a minha primeira aplicação web

Acabei de fazer o curso de programador java da SUN, e a minha intenção é desenvolver aplicações web.
Quero sair de vez do delphi.
O meu professor falou que a melhor ferramenta para desenvolvimento de aplicação web é o eclipse.
Agora pergunto a vocês, por onde começo no eclipe, onde encontro algum tutorial ensinando a fazer uma aplicação de teste para aprender?

Desde já obrigado pela atenção pessoal.

Olá amigo.

Antes de aprender a programar Java pra Web, eu aconselho fortemente a aprender padrões de projeto, dentre eles o observer, strategy, factory e mvc, que são largamente usados em programação orientada a objetos. O Use a Cabeça Design Patterns é um bom livro.
Depois, compre o Servlets e JSP da série Use a Cabeça tbm e vá estudando os métodos, classes, servidores e outras coisas das aplicações web.
As apostilas gratuitas da Caelum (www.caelum.com.br) são muito boas tbm.

Se você simplesmente instalar o Eclipse e for aprender via tutoriais da internet ou força bruta, creio que consiga fazer alguma aplicação, mas sem aplicar as boas práticas.

Bons estudos!

Boa tarde…

da uma olhadinha nesta apostila…

[quote=andre_mbm]Olá amigo.

Antes de aprender a programar Java pra Web, eu aconselho fortemente a aprender padrões de projeto, dentre eles o observer, strategy, factory e mvc, que são largamente usados em programação orientada a objetos. O Use a Cabeça Design Patterns é um bom livro.
Depois, compre o Servlets e JSP da série Use a Cabeça tbm e vá estudando os métodos, classes, servidores e outras coisas das aplicações web.
As apostilas gratuitas da Caelum (www.caelum.com.br) são muito boas tbm.

Se você simplesmente instalar o Eclipse e for aprender via tutoriais da internet ou força bruta, creio que consiga fazer alguma aplicação, mas sem aplicar as boas práticas.

Bons estudos![/quote]

Ou então…

Esqueça java e parta para linguagens dinâmicas que possuem frameworks especializados para desenvolvimento web. Procure por Django, Rails, Grails, Compojure.

ps: em Java tem o Play framework (não tenho o link neste momento) que é muito bom tb.

IDE é o de menos, qualquer IDE que você utilize vai poder programar web, seja Netbeans, Eclipse, Idea …

O que você deve procurar aprender é sobre programação web, da uma estuda sobre JSF, JSP, HIBERNATE, JPA, Servidores de Aplicações Java(jboss, jonas, glassfish …).

Concordo com o amigo acima. Eu diria que uma excelente combinação é Java Server Faces (JSF), JBoss (Servidor de Aplicação), Enterprise Java Beans (EJB) e Java Persistence (JPA). Você pode adicionar o Hibernate ao JBoss. O JSF é a camada view, é simples de utilizar e há vários tutoriais sobre este na net. Claro, como o colega acima citou, há várias tecnologias e fica a seu critério julgar a melhor.

Abraços.