Me formei em PD em 2000. Usei VB 3 e Delphi 7 pela ultima vez. Banco de Dados Paradox e um pouco do firebird.
Me indicaram q Java é a linguagem mais utilizada utilmamente.
è parecida com o Delphi? quais bancos de dados utilizados ?
Grato por futuras orientaçoes.
Opa… blz??
Olha n sei lhe dizer se é parecido com Delphi, pois não uso, mas Java concerteza é uma das “ondas” do momento, robusta e com um vasto mercado!
Quanto aos bancos de dados: dos mais simples aos mais robustos(SQLServer, MySQL, Oracle, Access, DB2, Firebird, etc…)É só o fabrincate fornecer o Driver e pronto, vc ja está connectado!
Abraço!
também sou novo em java, mais posso te dar certesa absoluta que java é totalmente diferente de delph xD
sou programador php e java se parece muito com php oo. digo isto por que estou tendo muita facilitade pra aprender java
Eae…
Como o Giovanni disse, java eh a onda do momento… Com certeza vale a pena vc aprender… para
a persistencia de dados vc pode utilizar o hibernate, que dah uma ajudona,
com apenas duas linhas de codigo vc troca de banco…
Vc tbm pode contar com a grande comunidade java que temos por aqui… etc etc
e o melhor, eh tudo de graça… Como S.O vc pode usar Linux, IDE NetBeans ou Eclipse,
frameWork de persistencia o hibernate, banco vc temos varias opções como citado pelo giovanni…
quanquer duvida ou se precisar de ajuda, tamos aeeee…
flw
Java não se parece em nada com Delphi.
E em questão de orientação objetos de java e delphi são parecidas.
[quote=joselmocs]também sou novo em java, mais posso te dar certesa absoluta que java é totalmente diferente de delph xD
sou programador php e java se parece muito com php oo. digo isto por que estou tendo muita facilitade pra aprender java[/quote]
Aaa… faça me o favor… Java parecido com PHP??? onde vc parou seus estudos?? JSP?
[quote=joselmocs]também sou novo em java, mais posso te dar certesa absoluta que java é totalmente diferente de delph xD
sou programador php e java se parece muito com php oo. digo isto por que estou tendo muita facilitade pra aprender java[/quote]
Sem dúvida…quem aprende PHP, facilmente vai aprender Java e vice-versa. Compartilham bastante sintaxe em comum.
Fala MarcRJ, tranquilo!?
Bem vindo ao mundo Java… hehehehe
Java é uma linguagem fácil de se aprender, robusta e consolidada (e diga-se de passagem, com tantos recursos e frameworks que se você não se cuidar pode acabar perdido no meio de tanta API… hehe).
Se o seu objetivo é aprender Java para qualificar-se para o mercado, algumas coisa a se dizer: (1) O momento é oportuno para que conhece Java, visto que ainda é muito utilizada no mercado; (2) Não se perca! Domine OO, aprenda bem o básico da linguagem, pesquise e estude frameworks que facilitarão a sua vida [e são requisitados pelo mercado] e mantenha-se atualizado (principalmente no que diz respeito às metodologias de desenvolvimento utilizadas no mercado, com destaque para o movimento ágil); (3) Estude, estude, estude… Programe, programe, programe… [e descanse também de vez em quando… hehehe].
Posso ter esquecido alguma coisa (e espero que alguém lembre) ou mesmo exagerado um pouco aqui e ali [o que não foi despropositado], mas já aprendi com a vida que o melhor caminho a trilhar é aquele que nos adaptamos melhor. Então, se achar válido siga, caso contrário fique à vontade para escolher seu caminho (ou alterar uma coisa aqui e ali).
No site da Caelum tem uma apostila legal para quem está iniciando, dê uma olhada vai ajudar… tem uns exemplos bem instrutivos…
Espero ter ajudado…
Grande Abraço e sucesso!
[quote=boone][quote=joselmocs]também sou novo em java, mais posso te dar certesa absoluta que java é totalmente diferente de delph xD
Sem dúvida…quem aprende PHP, facilmente vai aprender Java e vice-versa. Compartilham bastante sintaxe em comum.[/quote]
Nunca trabalhei com PHP OO (acho que é o 5 né) más o PHP procedural da vida lá eu não acho q tenha nada a ver com java… Conceitos de programação são os mesmos pra todas as linguagens sim…
Agora a arquitetura do java passa mto… más mto longe do que se pode pensar em PHP…
[quote=viniciusfaleiro][quote=boone][quote=joselmocs]também sou novo em java, mais posso te dar certesa absoluta que java é totalmente diferente de delph xD
Sem dúvida…quem aprende PHP, facilmente vai aprender Java e vice-versa. Compartilham bastante sintaxe em comum.[/quote]
Nunca trabalhei com PHP OO (acho que é o 5 né) más o PHP procedural da vida lá eu não acho q tenha nada a ver com java… Conceitos de programação são os mesmos pra todas as linguagens sim…
Agora a arquitetura do java passa mto… más mto longe do que se pode pensar em PHP…[/quote]
Com certeza que o amigo se referia ao PHP OO, pois é bem parecido sim.
[quote=felipe.brito87]Fala MarcRJ, tranquilo!?
Bem vindo ao mundo Java… hehehehe
Java é uma linguagem fácil de se aprender, robusta e consolidada (e diga-se de passagem, com tantos recursos e frameworks que se você não se cuidar pode acabar perdido no meio de tanta API… hehe).
Se o seu objetivo é aprender Java para qualificar-se para o mercado, algumas coisa a se dizer: (1) O momento é oportuno para que conhece Java, visto que ainda é muito utilizada no mercado; (2) Não se perca! Domine OO, aprenda bem o básico da linguagem, pesquise e estude frameworks que facilitarão a sua vida [e são requisitados pelo mercado] e mantenha-se atualizado (principalmente no que diz respeito às metodologias de desenvolvimento utilizadas no mercado, com destaque para o movimento ágil); (3) Estude, estude, estude… Programe, programe, programe… [e descanse também de vez em quando… hehehe].
Posso ter esquecido alguma coisa (e espero que alguém lembre) ou mesmo exagerado um pouco aqui e ali [o que não foi despropositado], mas já aprendi com a vida que o melhor caminho a trilhar é aquele que nos adaptamos melhor. Então, se achar válido siga, caso contrário fique à vontade para escolher seu caminho (ou alterar uma coisa aqui e ali).
No site da Caelum tem uma apostila legal para quem está iniciando, dê uma olhada vai ajudar… tem uns exemplos bem instrutivos…
Espero ter ajudado…
Grande Abraço e sucesso![/quote]
Bem vindo!
Antes de mais nada… não, Java não é fácil de aprender. Entretanto, é gratificante, porque praticamente todo recurso “poderoso” de outras linguagens estão presentes em Java. Então, é possível fazer grandes coisas em Java! Isso, lógico, determina que a curva de aprendizado é maior (no pain, no gain). Mas certos recursos, como vários blogs, livros, e mesmo o GUJ, estão aí para te ajudar com isso.
Quanto a Banco de dados… bem vindo ao mundo Java! Aqui, qualquer BD relacional pode ser utilizado (e alguns não-relacionais também). É possível, inclusive, abstrair totalmente o uso de banco de dados (vide framework Hibernate), bem como outras características de sistemas corporativos, por exemplo, chamadas remotas, transações de banco de dados, etc., etc…
Algumas coisas vão se tornar particularmente complicadas. Java tem sintaxe diferente de Delphi, apesar de ser orientado a objetos, também. E interfaces gráficas com o usuário são feitas de maneiras diferentes (existem alguns plugins para geração de código, mas quando você se tornar “expert” nisso, vai preferir fazer na mão). E algumas coisas em Java não podem ser feitas de maneira nativa (ou seja, não existem recursos interessantes como acessar uma porta serial da máquina, por exemplo). E, nisso, Java depende de outras linguagens. Mas é possível integrar estas outras linguagens ao Java através de recursos como JNI (não se preocupe com isso por enquanto).
No mais, Java ainda é a linguagem mais utilizada no mundo (vide índice TIOBE). E isso traz várias vantagens, mas isso você vai descobrir ao longo do tempo.
[]´s
[quote=viniciusfaleiro]
Agora a arquitetura do java passa mto… más mto longe do que se pode pensar em PHP…[/quote]
Sei náo, acho que isso vai acabar em JAVA x PHP flamewar.
Acredito que vocë náo entenda plenamente o signficado do termo Arquitetura de Software e o quanto ele eh abrangente e complexo.
Para o PHP também existem frameworks, padróes e metodologias consagradas que garantem alta qualidade de desenvolvimento dentro das normas da Engenharia de Software como alta coesão e baixo acoplamento, grandes níveis de reuso, etc.
A curva de aprendizado do Java náo é muito maior do que do PHP. Agora se voce inserir como conhecimento básica na linguagem complementos como JPA, J2EE, EJB, Maven, JSF, etc,. Aí sim a diferença é bruta.
Se você estava acostumado em Delphi e VB, a usar apenas as ferramentas “clique e arraste” se prepare para uma terapia de choque com Java. Não que não existam ferramentas assim, mas mesmo nelas, você vai precisar ter uma boa noção de como as coisas funcionam por baixo.
Perdoem minha falta, creio que não soube expressar meus pensamentos.
Quando falei que Java é uma linguagem fácil de aprender, não estava falando a respeito dos recursos complexos que tornam a linguagem robusta suficiente para obter tamanha aceitação no mercado. Antes, referia-me a simplicidade na sintaxe e em alguns de seus conceitos e semelhança com diversas outras linguagens. É óbvio que o simples uso do operador ternário ou de um laço for, podem tornar-se tão complexos quanto desejarmos e permitirmos (o que, obviamente, não é recomendado).
Agradeço a asaudate por não deixar passar essa!
Uma última coisa que é sempre bom lembrar é que a linguagem Java foi idealizada para criação de sistemas de nível corporativo (médio e grande porte), logo, existem linguagens que se saem melhor, em questão de desempenho, tanto a nível de desenvolvimento quanto a nível de produção.
Abraço a todos!
[quote=felipe.brito87]Perdoem minha falta, creio que não soube expressar meus pensamentos.
Quando falei que Java é uma linguagem fácil de aprender, não estava falando a respeito dos recursos complexos que tornam a linguagem robusta suficiente para obter tamanha aceitação no mercado. Antes, referia-me a simplicidade na sintaxe e em alguns de seus conceitos e semelhança com diversas outras linguagens. É óbvio que o simples uso do operador ternário ou de um laço for, podem tornar-se tão complexos quanto desejarmos e permitirmos (o que, obviamente, não é recomendado).
Uma última coisa que é sempre bom lembrar é que a linguagem Java foi idealizada para criação de sistemas de nível corporativo (médio e grande porte), logo, existem linguagens que se saem melhor, em questão de desempenho, tanto a nível de desenvolvimento quanto a nível de produção.
Abraço a todos![/quote]
Mais ou menos… inicialmente, a linguagem Java foi idealizada para rodar em baixo nível (geladeiras, microondas, etc.). Mas, fato, se consagrou em sistemas corporativos. Mas existem linguagens e linguagens, para todo tipo de problema. Minha opinião? Java é a mais usada porque é mais abrangente.
[]´s
Bom antes que o tópico fuja do tema, acho que o MarcRJ já tem a sua resposta, senão, em resumo:
1 - è parecida com o Delphi?
Não, muitas API’s e construções da linguagem são diferentes, além de Java obrigar o uso de OO, coisa que é opcional no Delphi. Nisso acho que Java possui uma vantagem, a OO em Java é bem mais simples do que em Delphi, na minha opinião.
2 - quais bancos de dados utilizados ?
Java é compatível com quase todos os bancos de dados que existem, sinceramente, não consigo lembrar de nenhum que não tenha compatibilidade, inclusive com o Firebird que você diz conhecer.
Fui infeliz ao usar a palavra “idealizada”, mas creio que asaudate colocou bem o que intentei dizer.
Valeu!
que java é fácil de aprender é verdade
agora, só lembrando de uma coisa, q li gente falando de hibernate…
java é muito bom e possui ótimos frameworks, agora espera ver nego enfiando tudo quanto é framework junto pra vc ver a merd* que dá…
[quote=MarcRJ]Me formei em PD em 2000. Usei VB 3 e Delphi 7 pela ultima vez. Banco de Dados Paradox e um pouco do firebird.
Me indicaram q Java é a linguagem mais utilizada utilmamente.
è parecida com o Delphi? quais bancos de dados utilizados ?
Grato por futuras orientaçoes.[/quote]
Java ? Parecida com Delphi ? JAMAIS !
É completamente diferente, meu amigo. Acha que se fosse igual, existiria programadores Delphi (Object Pascal) sendo que o Java é muito mais poderoso ?
Bom, quanto ao banco de dados eu sempre uso MySQL e Firebird e não tenho do que reclamar.
[quote=felipe.brito87]Quando falei que Java é uma linguagem fácil de aprender, não estava falando a respeito dos recursos complexos que tornam a linguagem robusta suficiente para obter tamanha aceitação no mercado. Antes, referia-me a simplicidade na sintaxe e em alguns de seus conceitos e semelhança com diversas outras linguagens. É óbvio que o simples uso do operador ternário ou de um laço for, podem tornar-se tão complexos quanto desejarmos e permitirmos (o que, obviamente, não é recomendado).
Abraço a todos![/quote]
Ainda assim, a sintaxe do Java não é simples. Ensinar java é difícil já pela própria estrutura mínima de um programa básico. Considere apenas o Hello World. Você já é obrigado a mostrar para o aluno um class, um main com uma sintaxe para lá de esquisita e, possivelmente, um package. Ele ainda tem que saber que o arquivo .java dele tem que ter o mesmo nome da classe principal (mas opa, ele nem sabe o que é uma classe ainda!) e na hora de compilar, deve usar javac NomeClasse.java mas na hora de rodar java NomeClasse. O comando de escrita também não é fácil. Ele deve escrever System.out.println, que não é nem curto nem intuitivo.
A complicação ainda continua quando o aluno deve ler dados do console. A solução com o Scanner não é nada fácil (e era pior antes do Java 5). Tanto que muitos professores preferem usar os argumentos do args, ao invés de ensinar a fazer uma leitura. O java ainda fornece pouca (ou quase nenhuma) opção para formatação do texto em console, o que acaba frustrando um pouco os alunos que querem caprichar na apresentação (basta lembrar que nem sequer limpar a tela você consegue).
Tudo isso junto torna as primeiras aulas de java uma experiência bastante penosa.
Se comparar com o Delphi, então, que foi baseado no Pascal… é só lembrar que o pascal foi uma linguagem criada com o intuito de ensinar programação. Por isso, abre-se e fecha-se blocos de código com “begin” e “end”, por exemplo ou tem os operadores && e || como “and” e “or”, o que é, de longe, muito mais simples de ser memorizado e aprendido.