Querendo entrar na área de TI

3 respostas
Z

Olá para todos, sou novo no fórum e espero não irritar ninguém com esse meu tópico, e já digo que dei uma pesquisada no fórum antes, li alguns tópicos mas mesmo assim ainda tenho dúvidas e espero que alguém possa me ajudar. :frowning:

Eu ainda não fui pra faculdade, não sei muito bem qual curso escolher, mas devido ao que quero pra minha vida (sou humilde), minha idade e outros fatores, eu acho que vou seguir na área de TI, só que eu vejo/leio muita gente falando mal dessa área, uns dizem que é uma área muito estressante, você nunca ou quase nunca tem tempo pra si próprio, raramente vai trabalhar as 8 horas diárias, normal vai ser fazer hora extra e levar muito trabalho pra casa, falam mal dos salários também, apesar de que, nesse caso eu não ligo muito, digo, em começo de carreira ganhar R$1.500,00 ou R$1,400,00 seria ótimo pra mim, moro com meus pais ainda e não preciso de uma fortuna, mesmo ajudando a pagar as contas de casa. Eu não sou ambicioso demais e não pretendo ter família, quero morar sozinho mas ter condições de arcar com as minhas contas (telefone, internet, água, etc.) e ainda ter dinheiro pra guardar pro futuro e comprar algo que eu queira, na verdade eu acho que com R$3.000,00 eu teria uma vida muito boa, não preciso mais do que isso, mas sei que não posso levar em consideração somente a parte financeira. Bem, eu estou me enrolando demais e vou tentar ir direto ao ponto.

Tecnólogos são mal vistos no mercado de trabalho ainda? Moro em Curitiba, aqui há boas oportunidades para tecnólogos em análise e desenvolvimento de sistemas? O que faz esse profissional, digo, como é o trabalho propriamente dito? Nem tenho muito conhecimento na área de TI, só montei um PC e dei uma olhada em alguns exercícios de HTML, mesmo com essa bagagem fraca e capenga e tenho chance de ir bem no curso?

Tenho mais dúvidas, mas a rigo seria isso, o que quero saber mesmo é se a área de TI é ou não esse pesadelo que muitos relatam. :?

3 Respostas

rmendes08

Assim, nem tao ao céu nem tão à terra … A área não aquele céu cheio de virgens que o pessoal mostra nas reportagens mas também não é esse pesadelo que alguns trolls andam postando não. O que eu posso dizer é o seguinte, com algum conhecimento você consegue colocação no mercado, agora, para se destacar e passar a casa dos R$ 3000,00 por exemplo, você já precisa gostar da profissão e ter um pouco mais de afinco nos estudos.

Agora, o que você precisa decidir é o que você quer. O termo “profissional de TI” é muito amplo. Nesse termo você pode enquadrar diversos tipos de profissionais: programadores, técnicos de infra-estrutura, administradores de redes, de bancos de dados, analistas de sistemas, etc. Já que você quer entrar rápido para o mercado, o interessante é escolher uma dessas áreas, entrar numa faculdade e especializar-se o mais rápido possível.

P

Zefht:
Olá para todos, sou novo no fórum e espero não irritar ninguém com esse meu tópico, e já digo que dei uma pesquisada no fórum antes, li alguns tópicos mas mesmo assim ainda tenho dúvidas e espero que alguém possa me ajudar. :frowning:

Eu ainda não fui pra faculdade, não sei muito bem qual curso escolher, mas devido ao que quero pra minha vida (sou humilde), minha idade e outros fatores, eu acho que vou seguir na área de TI, só que eu vejo/leio muita gente falando mal dessa área, uns dizem que é uma área muito estressante, você nunca ou quase nunca tem tempo pra si próprio, raramente vai trabalhar as 8 horas diárias, normal vai ser fazer hora extra e levar muito trabalho pra casa, falam mal dos salários também, apesar de que, nesse caso eu não ligo muito, digo, em começo de carreira ganhar R$1.500,00 ou R$1,400,00 seria ótimo pra mim, moro com meus pais ainda e não preciso de uma fortuna, mesmo ajudando a pagar as contas de casa. Eu não sou ambicioso demais e não pretendo ter família, quero morar sozinho mas ter condições de arcar com as minhas contas (telefone, internet, água, etc.) e ainda ter dinheiro pra guardar pro futuro e comprar algo que eu queira, na verdade eu acho que com R$3.000,00 eu teria uma vida muito boa, não preciso mais do que isso, mas sei que não posso levar em consideração somente a parte financeira. Bem, eu estou me enrolando demais e vou tentar ir direto ao ponto.

Tecnólogos são mal vistos no mercado de trabalho ainda? Moro em Curitiba, aqui há boas oportunidades para tecnólogos em análise e desenvolvimento de sistemas? O que faz esse profissional, digo, como é o trabalho propriamente dito? Nem tenho muito conhecimento na área de TI, só montei um PC e dei uma olhada em alguns exercícios de HTML, mesmo com essa bagagem fraca e capenga e tenho chance de ir bem no curso?

Tenho mais dúvidas, mas a rigo seria isso, o que quero saber mesmo é se a área de TI é ou não esse pesadelo que muitos relatam. :?

Não sei quais são suas condições atuais, nem seu gosto pessoal, mas eu não recomendo a área de TI pra ninguém, em geral se você não mora em um grande centro, paga-se muito mal, (OK, você disse que não tem grandes ambições financeiras), mas existem outras profissões em que se pode ganhar o mesmo que você almeja e até mais, sem ter metade do stress que vai ter na área de TI. Eu sempre trabalhei na area de TI como desenvolvedor, e acho o trabalho extremamente massante. A grande maioria dos sistemas são apenas um monte de cadastros e relatórios, toda hora alguém decide mudar alguma coisa que já estava pronta, aí vai você novamente alterar algo que já tinha feito. Você vai ficar aprendendo linguagens e frameworks novos o tempo inteiro para continuar fazendo a mesma coisa , cadastros (CRUD), relatórios e telinhas bonitinhas, fora as conversas que você vai ficar ouvindo o dia todo dentro do escritório, do tipo “a linguagem A é melhor que a linguagem B”, “ah não, a linguagem X é muito melhor, essas aí são podres”, “Saiu o iphone novo, tem tela de 5 polegadas”, “eca, prefiro meu celular com android!”… . Como você parece ser uma pessoa simples (como eu), acredito que vai se encher disso logo, logo. Apesar de só ter me queixado, existem pessoas que adoram a área de TI (eu não sou uma delas com certeza), logo, é preciso que você avalie muito bem os seus gostos para fazer a escolha certa, mas ressalto novamente, existem outras profissões bem menos stressantes e mais recompensadoras na minha opinião. E cuidado com a opinião de pessoas fanáticas pela área de TI (ou fanáticas por qualquer coisa!), porque elas tendem a puxar a sardinha para o próprio lado e fazem você pensar que é tudo às mil maravilhas.Bom, tentei resumir a realidade que EU vi diariamente nos lugares em que trabalhei, agora é com você! Se tiver outras dúvidas e quiser fazer mais perguntas, faz aí, se eu puder esclarecer alguma coisa, eu ajudo!

Drugue

Sinceramente, TI é sim um mercado concorrido, é sim um mercado em que você tem que ficar o tempo todo se atualizando para não parar no tempo e é sim um mercado estressante e que muitas vezes(dependendo da localidade) paga mal. Mas eu sinceramente estou muito feliz trabalhando na área, não tenho tido mais stress do que tinha na época em que trabalhei no comércio ou como eletrecista e para os meus padrões estou ganhando consideravelmente bem. Acho que o principal é você gostar da área em que você quer atuar, você gostando, mas tipo, gostando de verdade, você vai conseguir ver que os pontos positivos são maiores do que os negativos.

Criado 2 de maio de 2012
Ultima resposta 3 de mai. de 2012
Respostas 3
Participantes 4