Olá para todos, sou novo no fórum e espero não irritar ninguém com esse meu tópico, e já digo que dei uma pesquisada no fórum antes, li alguns tópicos mas mesmo assim ainda tenho dúvidas e espero que alguém possa me ajudar. 
Eu ainda não fui pra faculdade, não sei muito bem qual curso escolher, mas devido ao que quero pra minha vida (sou humilde), minha idade e outros fatores, eu acho que vou seguir na área de TI, só que eu vejo/leio muita gente falando mal dessa área, uns dizem que é uma área muito estressante, você nunca ou quase nunca tem tempo pra si próprio, raramente vai trabalhar as 8 horas diárias, normal vai ser fazer hora extra e levar muito trabalho pra casa, falam mal dos salários também, apesar de que, nesse caso eu não ligo muito, digo, em começo de carreira ganhar R$1.500,00 ou R$1,400,00 seria ótimo pra mim, moro com meus pais ainda e não preciso de uma fortuna, mesmo ajudando a pagar as contas de casa. Eu não sou ambicioso demais e não pretendo ter família, quero morar sozinho mas ter condições de arcar com as minhas contas (telefone, internet, água, etc.) e ainda ter dinheiro pra guardar pro futuro e comprar algo que eu queira, na verdade eu acho que com R$3.000,00 eu teria uma vida muito boa, não preciso mais do que isso, mas sei que não posso levar em consideração somente a parte financeira. Bem, eu estou me enrolando demais e vou tentar ir direto ao ponto.
Tecnólogos são mal vistos no mercado de trabalho ainda? Moro em Curitiba, aqui há boas oportunidades para tecnólogos em análise e desenvolvimento de sistemas? O que faz esse profissional, digo, como é o trabalho propriamente dito? Nem tenho muito conhecimento na área de TI, só montei um PC e dei uma olhada em alguns exercícios de HTML, mesmo com essa bagagem fraca e capenga e tenho chance de ir bem no curso?
Tenho mais dúvidas, mas a rigo seria isso, o que quero saber mesmo é se a área de TI é ou não esse pesadelo que muitos relatam. :?