Recentemente tenho encontrado várias menções à linguagem script Groovy em minhas pesquisas sobre Java (revistas, buscas pelo Google e até mesmo aqui no fórum). Então eu gostara de perguntar:
O que é precisamente a linguagem Groovy? Ela é uma linguagem “nova” ou é mais uma daquelas iniciativas para implementar linguagens script atuais sobre a plataforma Java (como Jython e JRuby)?
Ela possui alguma relação com o desenvolvimento da plataforma Java em si? Alguns textos que encontrei sobre Groovy me passam a idéia de ela é uma espécie de “laboratório de testes” para futuras modificações na especificação da linguagem Java.
Uma das grandes críticas que vem sendo feita ao Groovy é a perca de um foco definído para o projeto. Ele já não é apenas uma linguagem de script para ser interpretada pela jvm, já tem APIs de acesso a banco, servlets, segurança dentre várias outras coisas… (se tiveres interesse na crítica depois posso procurar o link pra ti…)
Esses tempos também dei uma estudadinha em Groovy, IMHO ruby é bem mais divertido… JRuby, eu não conheço detalhes.