O objetivo deste tópico é obter orientações para eu me tornar um programador.
Não trabalho com TI. Há um certo interesse em entrar neste mercado, mas apenas se eu conseguir aprender de forma plena esta profissão.
Sou técnico em automação industrial.
Comecei com lógica, então eu comprei o livro: Lógica de programação, do autor Forbellone.
Agora estou acabando de ler o livro: C completo e Total, e fiquei muito empolgado com tudo que aprendi! Tive algumas dúvidas em certos assuntos mas todas foram sanadas!
Acho que levo jeito para coisa 8)
Mas o que estudar agora? Ia partir para algoritmos e estrutura de dados, mas me disseram que era besteira, pois o que manda no mercado é OO, Java, C#, logo era para seguir este caminho.
E outra coisa,
Com quantos anos de carreira é necessário para conseguir um salário por volta dos 3.000?
Como é esse mercado no Rio de Janeiro? Ainda está em alta?
Agradeço a todos que tiverem a paciência de responder mais um iniciante na área.
Tem fundamento. Você pode estudar estrutura de dados utilizando alguma dessas linguagens. Que inclusive não são apenas linguagens. Quando se fala Java ou C# vem junto um mundo de coisas prontas (APIs), e nelas existem várias estruturas de dados implementadas.
Acho que se você for bom entre 1 e 3 anos. É difícil precisar um tempo, pois existem trilhões de variáveis.
Acho que nunca mais estará em baixa. Sempre faltará pessoas.
Legal, você ter começado por C, você aprende muitas coisa que passariam despercebidas caso tivesse começado por Java, ou C#.
Acho importante estudar estrutura de dados. Quais estruturas de dados você conhece vetor, matriz (arrays) ?
Caso já saiba arrays, é interessante estudar algoritmos de ordenação, busca, etc. Depois ver outras estruturas como Listas encadeadas, pilhas, filas, heap, e seus algoritmos, e quem sabe depois até ver árvores, pelo menos árvores binarias de busca, AVL, rubro-negra, e claro estudar recursão, que será utilizados em muitos algoritmos dessas estruturas citadas anteriormente.
Seria legal implementar em C++, ou até mesmo em C, ai depois implementar em Java (que vai ser muitos mais fácil), ai depois que estiver manjando, você não precisar mais desenvolver suas próprias estruturas, e sim usar a API do java, ou de outra linguagem qualquer.
Recomendo estudar orientação a objetos profundamente, banco de dados, e depois de ter pelo menos um domínio intermediário, pode partir para os Frameworks de Java!
Eu nao tenho nem 1 mes de carreira, alias nao tinha.
Gosto de programar e aprendi tudo “sozinho” (internet é claro né =D). E ganho mais de 3 mil reais e so tenho ensino médio. Acho que esse salario depende de 2 coisas, a empresa onde voce trabalha e sua dedicacao e determinacao. No caso fiz um concurso publico, e fiquei na frente de universitarios , hehehehe.
Nao tem segredo, tudo com muito esforço e dedicação, voce chega longe xD.
Ahhm detalhe, nao tinha nenhum dia de carreira quando passei no concurso, kkkkkk, mas sabia programar ^^, Java como programar do Deitel, devo isso a este livro =D, pra mim uma das melhores bases de java para iniciante.
Algoritmos e estruturas de dados são fundamentais, mesmo que você nunca venha a programar em C, COBOL ou estruturado, precisará entender conceitos como variáveis, vetores, matrizes, ordenação, pesquisa.
São estes conceitos que, aliados à outros, acabaram por levar a necessidade de uma interpretação mais adequada da realidade e, assim, aproximar nossa forma de codificar para os objetos, serviços e aspectos.
Então, eu sugiro estudar, primeiro, algoritmos e estruturas de dados, na sequência, começar com OO e então Java (ou C#).
A partir da primeira linguagem, as demais são bem mais simples, pois, o que muda é a forma de se escrever, os conceitos são os mesmos.
[quote=rof20004]Outra coisa, isso pode ser um problema… Eu amo programar ‘-’, minha mulher ate brinca falando que eu casei com meu notebook t_t[/quote]Dá nada, normal. A minha chama o computador de minha amante
O objetivo deste tópico é obter orientações para eu me tornar um programador.
Não trabalho com TI. Há um certo interesse em entrar neste mercado, mas apenas se eu conseguir aprender de forma plena esta profissão.
Sou técnico em automação industrial.
Comecei com lógica, então eu comprei o livro: Lógica de programação, do autor Forbellone.
Agora estou acabando de ler o livro: C completo e Total, e fiquei muito empolgado com tudo que aprendi! Tive algumas dúvidas em certos assuntos mas todas foram sanadas!
Acho que levo jeito para coisa 8)
Mas o que estudar agora? Ia partir para algoritmos e estrutura de dados, mas me disseram que era besteira, pois o que manda no mercado é OO, Java, C#, logo era para seguir este caminho.
E outra coisa,
Com quantos anos de carreira é necessário para conseguir um salário por volta dos 3.000?
Como é esse mercado no Rio de Janeiro? Ainda está em alta?
Agradeço a todos que tiverem a paciência de responder mais um iniciante na área.
Abraços.
[/quote]
Cara, estude sim algoritmo e estrutura de dados. Quem te disse pra não estudar não sabe o que está dizendo
Mas faça esse estudo em paralelo com Java.