Boa tarde a todos… Gostaria de aprender java. Acabei de instalar o netbeans aqui em minha maquina, to fazendo um PIC na minha faculdade, estou no segundo ano, e gostaria de saber fazer um programinha simples de fazer cadastro, sem precisar de banco de dados, só pra mim aprender a mexer um pouco com java…
Valeu e obrigado!
Quero aprender JAVA
26 Respostas
A grande pergunta é: e onde você vai gravar esses dados ?
Naum precisa… gostaria de aprender a fazer só… Eu to no primeiro ano de ciencia da computacao e ainda naum tenho aula de banco de dados, vou começar a ter só agora na volta as aulas… gostaria de fazer um programinha bem simples… tipo em c, quando fecha perde tudo, é q eu gostaria de fazer, tipo pra ver como que faz, para ir me interando em mexer no net beans e tal… Obrigado pelo interesse amigo
Então, acho que você não começou do jeito certo. Apague o netbeans e use o bloco de notas. Se você já conhece OOP, então comece a estudar por algum livro iniciante. Aqui no GUJ tem diversos tópicos em relação a isso. Só depois de um tempo instale uma IDE e saia desenvolvendo.
Acho interessante que você tenha uma noção básica antes de querer gravar suas informações.
Seria legal você começar com algo mais básico.
tipo, algo mais basico com oq amigos?
Minhas dicas
Compre ou baixe um livro "Use a cabeça Java"ou “Apostila da Caelum”.
ou
Faça um curso “Caelum” ou “Globalcode”.
Caso contrario vai ficar copiando e colando, e não vai aprender.
Cara… mais básico é o mais básico do que foi falado aqui… Ou seja, não use o NetBeans ainda… Use o bloco de Notas para programar…
baixe a JDK e compile seus programas em Java pela linha de comando, aprenda o básico de Orientação a Objetos e procure uma boa literatura sobre a Tecnologia que você quer usar (assumi que será Java)…
Faça programinhas de desafios simples, como Fibonacci, equação do 2º Grau, Cadastro de Contas Correntes, etc… Mas isso depois de ter algum embasamento teórico… Não pule etapas dos estudos… Não comece querendo fazer algo comercial com Telas e Banco de Dados…
Mantendo uma sequencia de estudos em Java, você tem uma curva de aprendizado um pouco alta, isso é verdade, mas eu garanto que os melhores profissionais que conheço hoje em dia na área, saíram dessa curva de aprendizado…
Abs [] e bons estudos…
Concordo plenamente com o que adriano_si falou.
onde consigo essas tiras iguais a que o “diabo loiro” ta usando?
Grave os dados em um xml!
Pode usar o netbeans mesmo, este negocio de ficar codificando na unha é coisa de tio.
Aprendi no eclipse em 2002 e to aqui! vivo.
t+
Grave os dados em um xml!
Pode usar o netbeans mesmo, este negocio de ficar codificando na unha é coisa de tio.
Aprendi no eclipse em 2002 e to aqui! vivo.
t+
Aprendi tbm no NetBeans… também to vivo… Mas voltei pra aprender a fazer na unha e garanto que vale a pena… Bom, pra mim valew… Não o julgarei porque não o conheço como profissional… Mas a maioria que conheço, que aprendeu tudo no mundo maravilhoso, são até bons, mas falta aquele “algo mais” se é que me entendes…
Nem sou louco de dizer que é o seu caso…
Abs [] e bons estudos a todos…
Esses algoritmos que vocês sitaram eu já fiz no meu primeiro ano de faculdade agora em 2010, fiz programinha de cadastro, só que sem TELA no DEV C++, agora gostaria de aprender em JAVA, por isso que procurei vocês amigos…
Obrigado…
Um abração e valeu por me ajudarem!!!
MEU MSN [email removido]
Esses algoritmos que vocês sitaram eu já fiz no meu primeiro ano de faculdade agora em 2010, fiz programinha de cadastro, só que sem TELA no DEV C++, agora gostaria de aprender em JAVA, por isso que procurei vocês amigos…
Obrigado…Um abração e valeu por me ajudarem!!!
MEU MSN [email removido]
Blz Patrick… entenda que essa nossa preocupação em saber se você está respaldado no básico, não é sem fundamento… Ao contrário… embora você saiba usar um fogão, saber acender uma fogueira com apenas 1 palito de fósforo, ajuda na hora do aperreio… e ainda tem mais, diferenciado é o cara que ainda consegue explicar como o fogo acende… Espero que a metáfora tenha ficado clara…
Na hora do vamos ver mesmo, a empresa acaba optando por quem sabe acender o fogo no meio do Mato, ou seja, pra quem não sabe somente o que fazer, mas como está fazendo e porque está fazendo daquela forma… Pelo menos eu escolheria um cara assim…
Quanto ao seu Sistema… bom, faça uma Agenda Visual… Use logo Banco de Dados então, se adiante ao próximo período e já chegue na sala de aula sacando um pouco de Banco de Dados, isso vai facilitar suas notas e seu aprendizado…
Tenho uma aplicação de exemplo… Use-a somente para se guiar… não copie nada dela, pro seu bem… heueheuehue
http://aohana.wordpress.com/2010/10/12/aplicacao-exemplo-netbeans-hibernate-jpa-swing/ 8)
Abs [] e bons estudos…
vc ta querendo usar as telas gráficas do netbeans né?? hehe
comesse aprendendo OO, Arraylist e etc…, complete a apostila FJ-11 da caelum, você terminando a apostila da caelum ja vai começar bem o ano, mesmo não fazendo telas gráficas.
depois estude sobre estruturas de dados e banco de dados.
não fique muito preso a essa idéia de criar aplicativo gráfico, a parte mais interessante é como o sistema trabalha com os dados internamente
pra programar com notepad só php e similares
já java é osso, use o netbeans pra aprender o básico depois vá para o notepad pra reforçar e volte pro netbeans/eclipse sei la. começar direto no notepad vai fazer você desanimar, aconteceu comigo…e perdi tempo…, mais as vezes faço com lápis e caderno quanto enjoo do pc hehe
Veja se isso te ajuda: http://javasemcafe.blogspot.com/2010/09/aula-17092010-3tads-trabalhando-com.html

Como muitos estão citando aqui, também acredito que a melhor maneira de se aprender uma coisa é iniciando pelo básico.
Ano passado tive programação procedural utilizando VB6 e olha, nunca gostei tanto de ir pra faculdade! Eu além de fazer o que o professor levava de conteúdo, eu ainda saia caçando apostila em tudo quanto é lugar pra poder praticar os conceitos e os códigos de VB6. Mas de qualquer forma tive que iniciar pelo basicão, fazendo programinhas de cálculo simples… mas valeu a pena.
Então reforço a dica que todo mundo está lhe dando, se você quer realmente aprender Java, compre um bom livro/baixe uma boa apostila e estude, use o bloco de notas/notepad/notepad++ pra fazer os códigos e compile utilizando a linha de comando, é a MELHOR forma na minha opinião de se aprender algo realmente, por que como citaram, além de saber fazer, você ainda vai saber a melhor forma de fazer, explicar por que está fazendo daquela forma… não tem coisa mais gratificante do que dar uma aula sobre algo que você conhece.
;D
Espero ter ajudado 
Concordo com o uso do jdk em linha de comando, porém não concordo com a idéia do bloco de notas.
Existem programas de notas, tipo o Notepad++, que ajudam na sintaxe, dizendo se o texto tá certo, se um bracket foi fechado, e coisas do gênero.
Ademais, aconselho a aprendir eclipse e netbeans, em conjunto com a linguagem, assim vc vai logo se acostumando com a ide.
A idéia de criar um sistema de cadastro, acho interessantíssimo. Sabe por que? Porque na faculdade, pelo menos qdo. eu era aluno, fiz Sistemas de Informação, aprendia muita coisa toca, que não uso na prática, no serviço, no dia-a-dia.
1° de tudo pense na lógica de como você faria isso, o passo-a-passo, coloque no papel seu algorítimo por enquanto… Aliás como você está de lógica computacional e de Orientação à Objeto?
Não vejo um porquê para não conseguir fazer uma telinha de cadastro bem simples apenas para praticar… Com dados volatile.
Gente como fica %20 em Java? Existe algum conversor de HTML pra java?
Obrigada desde já
Bem, eu aconselharia a usar o JCreator para iniciar, mas antes, faça duas ou três classes no notepad e compile-as na linha de comando, só para ver como o compilador funciona, após isso vá para o JCreator.
Pratique um pouco com o JCreator e depois de alguns dias, instale o Eclipse, na minha opinião é bem melhor do que o NetBeans (apenas uma questão de gosto).
Bem, como Java é orientado a objeto, aconselharia sim a repetir todos os exemplos que fez em C com o DevC++, pois, apesar da sintaxe do Java ser bem próxima ao C, difere um pouco. Então para aprender bem a sintaxe, passe todos aqueles programinhas de C para Java, coisas do tipo calcular a média entre dois números, Fibonnaci, como citaram anteriormente, calcular a divisão de um número por outro (verás o problema dos números de ponto flutuante em Java), e assim por diante.
Como disseram anteriormente, não atropele as coisas, faça tudo em seu devido tempo.
Para ajudar darei duas dicas de livros bons:
- Java 6 - Editora Érica - Sergio Furgeri (use esse primeiro)
- Java, como progrmar - Editora Pearson - Deitel & Deitel (use esse quando estiver bem tranquilo em Java)
As dicas das apostilas da Caelum também devem ser levadas em conta, pois são ótimas.
se quer aprender java, começa removendo o netbeans, e estudar O.O e fundamentos Java.
Estive pensando e tive uma idéia, você pode sim criar um pequeno aplicativo que simule um cadastro.
Crie uma classe onde você declara três vetores, um para armazenar o nome da pessoa, outro para armazenar o número da pessoa e um terceiro para armazenar o endereço da pessoa.
Crie um método para inserir os dados nos três vetores. Para isso você pode criar, dentro desse método, um looping for que peça os dados das pessoas e ir incluindo-os nos vetores correspondentes até que a última posição de cada vetor seja preenchida.
Depois disso você pode criar um método para listar na tela os dados. Aqui você pode também criar um looping for para recuperar os dados dos vetores correspondentes.
Faça isso, é um bom exercício para quem está começando.
Veja se isso te ajuda: http://javasemcafe.blogspot.com/2010/09/aula-17092010-3tads-trabalhando-com.html
![]()
Poxa, andii.brunetta, que legal, vi e gostei da iniciativa da pessoa. Muito bom esse projeto ! A pessoa aprende a manipular classes e objetos.
Só que para acompanhá-lo o estudante deve estar bem familiarizado com Swing, mas é muito bom sim, parabéns por postá-lo aqui.
Olá, Valder Olmo Corrêa!
Eu comecei a fazer as postagens inicialmente para as turmas para quais comecei a dar aula na faculdade em agosto/2010, e a turma de Swing é terceiro semestre (o curso é de 5 semestres) e eles já veem java desde o primeiro, por isso já está meio avançadinho… mas agora eu deixei o terceiro semestre pra ficar apenas com o quarto e quinto que são Java EE. 
Mas obrigada pelos parabéns 
.