Alguem pode me dizer quais ferramentas devo instalar para comecar.
Estou usando o netbeans5.5.
Nunca usei o netbeans, mas acredito que para utilizar o Hibernate, você não precisa de nenhuma ferramenta específica (claro, no caso do eclipse existem alguns plugins que ajudam), você precisa fazer os arquivos de configuraçoes corretamente, adicionar os .jar necessários no classpath e utilizar as classes do Hibernate como SessionFactory, Session, de forma correta.
no GUJ tem tutorial sobre o hibernate.
Logo após, eu aconselho você a dar um olhada no Hibernate Annotations.
entre no www.hibenate.org
tem uma boa documentacao la e aqui no guj…
baixe os .jars e configura ele no path do projet… e pronto…
[]'s
Geraldo
Em termos de ferramenta, o netbeans dá um bom suporte na criação de POJO’s. Com seu banco de dados criado, ele puxa suas tabelas e já gera todas as classes para mapeamento. Vc só precisa criar uma classe pro hibernate conversar com o banco e um arquivo pra configura-lo. Tudo muito fácil e produtivo.
Espero ter ajudado,
Rdantas.
Eu testei hibernate e pra falar a verdade não vi muita utilidade no mesmo.
Uma das principais vantagens que foram citadas em tutoriais é que vc elimina o SQL do seu código: mentira! O próprio hibernate usa uma linguagemzinha que é a cara do sql.
[quote=rissato]Eu testei hibernate e pra falar a verdade não vi muita utilidade no mesmo.
Uma das principais vantagens que foram citadas em tutoriais é que vc elimina o SQL do seu código: mentira! O próprio hibernate usa uma linguagemzinha que é a cara do sql.[/quote]
Se você não percebeu as vantanges do hibernate, certamente você testou BEM por cima.
Isso se chama HQL Hibernate Query Language