Quero começar com Java

17 respostas
M

Gostaria de fazer o curso de Formação Java na Caelum, porem tenho duvidas sobre o pre-requisito do curso.

• Lógica de Programação e Meu pouco conhecimento de alguma linguagem de programação que são os pre-requisitos para fazer o curso.

Eu conheço html (na pratica) que por sinal é muito antigo rs… e java, css e javascript que eu acabei conhecendo na Uninove onde foi muito franco o conhecimento que obtive na pratica. Este curso que fiz na Uninove (Tecnologia em Sistemas para Internet) de 5 semestres tinha como finalidade no ultimo semestre ensinar ao aluno a PRATICA e a TEORIA da linguagem java para Web porem não foi isso que aconteceu, tive meu aprendizado prejudicado por falta de professores qualificados, atraso no cronograma de aulas e poucas aulas praticas para ensinar e tirar duvidas.

Eu reconheço que não tenho muito conhececimento sobre a linguagem Java e Lógica de programação, mas tenho força de vontate quando vejo que estou sendo apoiado para alcançar um objetivo. Ser programador da linguagem Java.

Então gostario pessoal de saber sobre este curso de Formaçao Java da Caelum e o que deve ler e praticar em casa tipo (Livros, qual programa devo instalar Netbeans, Eclipse etc…) para um cara que é iniciante…

Muito Obrigado
Marcos A. Xavier

17 Respostas

otaviojava

um bom livro como
Como programar em java, e algumas apostilas podem te dar um bom começo.
Fazer pequenos projetos também.
Boa sorte nessa jornada

Rafael_Costa_Teixeir

Marcos ,

Alem do que o otaviojava disse acima como:

• Ler livros e algumas apostilas
  • Fazer pequenos projetos.

Na minha opinião tambem interagindo com foruns de Java (como por exemplo esse do GUJ) , perguntanto aquelas grandes duvidas em que você pesquisou , pesquisou e não conseguiu chegar na solução. E tambem tentando responder as perguntas dos usuarios do Forum.

Bons Estudos !!!

M

Cara, o que me ajudou e MUITO a aprender Java foi a aopostila FJ-11…recomendo damais!
a logica de programação é de facil acesso no google e para que você a compreenda é necessario MUITA pratica!

boa sorte!

M

Pessoal, desculpe a demora para responder, mas vamos lá já estou grato pelas respostas…

Eu baixe a apostila FJ-11 pra eu dar uma lida, agora referente a livro para um cara iniciante estou com dois na verdade um é emprestado (Use a Cabeça Java - Kathy Sierra & Bert Bates - Editora Alta Books) o outro (Teinamento Profissional em Java - Guilherme Somera - Editora Digerate) tenho receio de ser muito avançado.

Eu gostaria de tira uma duvida, quando vc´s recomendam que devo fazer pequenos projetos, por exemplo:

Eu gostaria de fazer algo utilizando o navegador de internet, algo do tipo abaixo (Historinha…)

Eu chamo de AGENDA JWEB (J de Java rsrsr… homenagem)

• Quando o usuário acessar a pagina, vai aparecer:
    • Notebook
    • Projetor
    • Sala de Reunião

ai ele seleciona o notebook + projetor ou um dos dois e depois a sala de reunião ou só a sala tambem.
o usuário pode tambem agendar dia e hora que gostaria de usar.

Eu acho que tenho boas ideias que utilzando Java posso conseguir fazer… O que acham, devo estudar utlizando este meu exemplo como pequeno projeto, ou ele é muito complexo, assim ia esquecendo quando for praticar posso utilizar Netbeans ?

rafaelviny

markaous
um erro dos iniciantes (nao julgando ninguem)
va com calma, aprenda os conceitos e OO primeiramente, começe com pequenos algoritmos, varios testes, varias formas de fazer…
e depois vá para algo mais grande, pois vc pode se frustrar ao tentar fazer algo grande e nao conseguir

fica a dica

R

O que o rafaelVini disse está certo.
Primeiro domine o conceito de lógica de programação e orientaçãoa objetos.
O livro do Deitel(java- como programar) aborda alguma coisa de POO.

Ace

Idem…

Ace

:-o

henriqueluz

Cara, é importante você treinar logica de programação e conhecer bem as operações boleanas: and, or, xor, not, etc…
Bem como implicação “Se… então, senão…” que é usado no if/else.
Entender os loops(for, while) e quando estes param ou continuam.
Lógica é essencial pra qualquer programador. Só o que eu vejo é errinho bobo de lógica de programadores que dominam a linguagem razoavelmente.

Boa sorte!

M

Pessoal, finalmente chegou a sexta-feira e agradeço a todos que responderam a minha duvida, percebi que Java no Brasil está bem andado e por este motivo vou seguir a dica de todos aqui respondidas, por exemplo:

rafaelviny

• aprenda os conceitos e OO primeiramente…

Rondini

• Vou comprar o livro do Deitel (java- como programar)…

MatheusFalcade

• Vou começar lendo a apostila FJ-11 da caelum…
HelberChoo

Ter força de vontade é muito importante!..

LPJava

comprar o livro do deitel será a pior coisa que vai fazer. só para adiantar, é um longo livro, ajuda e muito ao iniciante perder o foco no que ele precisa na primeira fase de estudo dele, sem falar que os caras ensinam muito mal. Dar uma procurada pela serie use à cabeça que vc terá mais sucesso. No inglês tá como head first.
Se não gosta de aprender por livros, fazer o curso na caelum é uma boa opcao, excelente escola.

luis_serra

Fala amigo, eu também estou iniciando em JAVA, peguei o livro Use a Cabeça Java na faculdade (Curso Ciências da Computação (Começo ainda)).
Java é uma Linguagem show de bola de mexer, tem portabilidade.

Eu tenho uma dica pra você, que eu estava cometendo os mesmos erros que você. Não tente abraçar o mundo, faça um cronograma, e vai cada dia progredindo mais, não tente fazer tudo junto, começe com o básico mesmo, se possível fazer seus códigos sem utilizar nenhuma IDE (Eclipse,Netbeans ou outras…).
Eu estou adorando o Livro Use a Cabeça Java, eles desviam um pouco o foco com imagens e tudo mais pra você conseguir guardar o que foi aprendido, por mais que estou no início já consegui aprender bem sobre as coisas mais básicas.

Outra coisa é procurar perguntar e ajudar com códigos, por mais básicos que forem, tentar fazer, testar e mudar pra ver o que acontece.
Obs: Também tenho muita vontade de fazer o curso da Caelum, e vo fazer mais não agora.(Me falta $$ rsrs).
Abraços amigo tudo de bom pra você.

D

Ola,
Também sou novo no JAVA. Estou lendo bastante esse forum que esta me ajudando muito. Essa é minha primeira mensagem.
Seguindo o assunto de inicantes, eu estou matriculado na formação JAVA da CAELUM. Minha turma começa ja em janeiro 2013 e é o intensivão FJ-11.
Estou meio preocupado com o pouco tempo para assimilar muita informação. Pela experiência de vocês, gostaria de saber se faz diferença fazer um intensivo assim de cara?
Não sou profissional de programação. Trabalho com projetos em 3D. Sou tecnologo em automação e tive matérias como lógica de programação, algoritomo, linguagem C, assembly, Redes, etc… tenho uma base apasar de nunca ter usado fora da faculdade.

minibixo

Já que esse post esta lotado de novatos, (como eu) gostaria de saber também como faço para entrar em um projeto opensource em java. Eu sou estagiário de uma Softhouse aqui do interior, já desenvolvi um aplicativo que esta ‘rodando’ no mercado, mas gostaria de saber como entrar mais nessa comunidade que é a do java …

javahunter

No youtube tem o canal da universidade xti,

tem 116 aulas de java

E

denilson100:
Ola,
Também sou novo no JAVA. Estou lendo bastante esse forum que esta me ajudando muito. Essa é minha primeira mensagem.
Seguindo o assunto de inicantes, eu estou matriculado na formação JAVA da CAELUM. Minha turma começa ja em janeiro 2013 e é o intensivão FJ-11.
Estou meio preocupado com o pouco tempo para assimilar muita informação. Pela experiência de vocês, gostaria de saber se faz diferença fazer um intensivo assim de cara?
Não sou profissional de programação. Trabalho com projetos em 3D. Sou tecnologo em automação e tive matérias como lógica de programação, algoritomo, linguagem C, assembly, Redes, etc… tenho uma base apasar de nunca ter usado fora da faculdade.

Denilson,

Fique tranquilo, se aprendeu essas matérias do curso tecnólogo, vc tem uma boa base para aprendizado do que vai ser ensinado no FJ-11. Se puder dar um revisada em lógica nunca é demais.

Boa sorte!

Criado 14 de agosto de 2011
Ultima resposta 12 de dez. de 2012
Respostas 17
Participantes 15