Quero desenvolver um jogo em java que ferramenta eu utilizo?

Oi pessoal estou querendo desenvolver jogos utilizando java, bom pesquisando na internet descobre que da de fazer um jogos bem interessantes em java, o que eu queria saber é qual ferramenta eu uso pra desenvolver um jogo de ação em java tipo um jogos em 3d, é que outro dia estava assistindo um filme de ação e achei que o mesmo daria um otimo jogo, concerteza chamaria muito a tenção de pessoas apaixonadas por jogos.

Para desenvolver um jogo de ação em 3D, tais como os que você quer fazer, você precisa de um caminhão de gente e um monte de dinheiro (programadores, designers, compositores, gerentes de marketing, roteiristas, atores etc.) e talvez não precise de Java :frowning:

A lista de pessoas necessária para fazer um jogo não é muito menor que a lista de pessoas necessárias para fazer um desenho animado. Para muitos deles, está mais ou menos no mesmo nível.

Bem, se você quiser lançar um jogo comercial para vender e tudo mais, é como o thingol disse.

Mas se você quiser algo mais simplesinho, sem precisar ter aqueles gráficos fotorealistícos cheio de efeitos especias, daí você pode ir atrás do Java 3D ou do JMonkeyEngine (acho que é esse o nome, não estou bem certo) e fazer por você mesma. Mas mesmo assim ainda vai ser trabalhão.

Também existe uma API que faz a ponte entre o OpenGL e o Java, mas não lembro qual é.

Se quiser, procure o ViniGodoy, ele é um dos moderadores aqui no GUJ e trabalha com design de jogos. Ele poderá te dar dicas bem valiosas quanto a isso.

Esse aqui
www.jmonkeyengine.com
dá para aprender bastante coisa com as bibliotecas dele.

Ate quando eu sei Java e uma das linguagens piores para se trabalhar com jogos 3D ou coisas do tipo tirando Jogos para Celulares q a grande maioria e feito em J2ME são 2D.

Eu aconselho usar a linguagem C++ tem uma biblioteca muito boa em C++ para movimentação em 2D nome dela e Allegro mais não sei se funfa em 3D

Espero ter ajudado qualquer coisa estamos ai …

Me corrijam caso esteja errado tudo bem xD

Entra no jmonkeyengine vc verá bastante coisa em 3D só não sei se JAVA consegue ser melhor que C++ ou é apenas porque C++ é mais utilizado por isso que vemos mais coisas feitas em C++.

Ta meninos eu já havia visto o jmonkeyEngine por isso resolve criar esse topico, mas esperem ai vcs estão me dizendo então que eu so posso fazer aqueles joguinhos de tabuleiro, dama em java.
Bom rapazes eu acho que talves tenha me espressado mal, o que eu quero fazer é um jogo de corrida e o que eu quero saber é se da pra fazer personagens e cenarios como os que estão no jmonkeyEngine, ou seja bonitos e não apenas aqueles que agente ver no celular.
Entendem!!!
Da ou não ta pra fazer jogos visualmente atrativos em java?

Se você quiser usar o JMonkeyEngine e fazer coisas “bonitas” você precisa saber um bocadinho de modelagem 3D. Aconselharia a entrar no fórum ( http://www.jmonkeyengine.com/jmeforum/ ) e perguntar direitinho o que você precisa saber.

[color=darkblue] Não sei se ajuda, mas essa mundo Java tinha um exemplo com código de um jogo 3d, é muito boa[/color]

Jogos 3D em Java na Prática

Tutorial - Writing a Space Invaders game in Java

Space Invaders tutorial

Bom, C, C++ ou Java não é o que fará o seu jogo ser visualmente atrativo, e sim a qualidade dos modeladores, desenhistas e projetistas de cenário e personagens.

Mas da sim pra fazer… o que está no site do jME é feito em Java.

A api que faz um binding do OpenGl é a JOGL…mto boa por sinal…

Ou o lwjgl para o Bind.

Mas aconselho usar o JMoneyEngine já vi muitas coisas bem interessantes com ele… muito mais do que jogos de damas pra falar a verdade.

Sim, voce consegue ter um bom jogo feito em java, eis a prova e 100% Brasuca:
http://www.taikodom.com.br/

[quote=samea]Ta meninos eu já havia visto o jmonkeyEngine por isso resolve criar esse topico, mas esperem ai vcs estão me dizendo então que eu so posso fazer aqueles joguinhos de tabuleiro, dama em java.
Bom rapazes eu acho que talves tenha me espressado mal, o que eu quero fazer é um jogo de corrida e o que eu quero saber é se da pra fazer personagens e cenarios como os que estão no jmonkeyEngine, ou seja bonitos e não apenas aqueles que agente ver no celular.
Entendem!!!
Da ou não ta pra fazer jogos visualmente atrativos em java?[/quote]

Dá sim.
Vai fundo no macaco aí!
Vai te dar bastante trabalho e consumir bastante tempo, mas é possível sim fazer isso sozinha. É claro que não vai ser aquele ultra jogo com a ponta de tecnologia em gráficos, mas que dá para fazer algo legal e bonito, isso dá.

Já vi há uns anos atrás um jogo de corrida 3D que um cara fez sozinho em Visual Basic 6 usando DirectX, e ficou bem legal. Se é possível com VB, porque não seria em java?

[quote=fredferrao]Sim, voce consegue ter um bom jogo feito em java, eis a prova e 100% Brasuca:
http://www.taikodom.com.br/[/quote]

É feito em C++ também.

A maior parte é java e as partes que foram escritas em c poderiam ter sido feitas em java sem grandes percas segundo um dos proprios programadores da parte em c, então pode confiar que java tem evoluido muito e vai continuar evoluindo nesse setor. :wink:

Pode usar java que dará certo. Pode desenvolver jogos a nível de Counter Strike sem problemas.

use a ogre, que é um padrão no desenvolvimento de jogos, e , para modelar seus objetos 3d, use o blender.

Preciso te dizer tmb, java não é a linguagem mais adequada para desenvolver esse tipo de aplicações. Se pegar algo desse porte, escrito em java e comparar com c++, vai ver que existe uma diferença muito grande na performance(O visual não tem nada de diferente, pois ambos usariam opengl ou direct3d).

http://ogre4j.sourceforge.net/

[quote=Bruno Laturner][quote=fredferrao]Sim, voce consegue ter um bom jogo feito em java, eis a prova e 100% Brasuca:
http://www.taikodom.com.br/[/quote]

É feito em C++ também.[/quote]

Uma pequena parte apenas. Estava numa palestra sobre esse jogo e disseram que 85% do jogo é feito em Java.

[quote=marcio_gs][quote=Bruno Laturner][quote=fredferrao]Sim, voce consegue ter um bom jogo feito em java, eis a prova e 100% Brasuca:
http://www.taikodom.com.br/[/quote]

É feito em C++ também.[/quote]

Uma pequena parte apenas. Estava numa palestra sobre esse jogo e disseram que 85% do jogo é feito em Java.[/quote]

é isso ae. Para as partes críticas, não tem como fugir do nativo.
E é desenvolvido em cima de um framework da ibm, para jogos. Tem muito mais jni nisso tmb.