Quero entender os conceitos básicos

Oieh Pessoal …

Comecei a estudar java, nunca tive contato com programação …fiz um curso de logica, de uml, de xhtml, sql, vou entrar em jva mes que vem, mas comprei o livro do deitel para ir me familiarizando com o java para não chegar boiando no treinamento … só que entendo algumas coisas e oturas ficam confusas … por ex.
O que é :
Métodos
Parametros
Classes
Atributos
instancia de classes ???
euja fiz alguns programinhas pequenos … como hellow word …
calcular media escolar, so que não sei o que quer dizer tudo isso a fundo … será que alguém pode me explicar … exemplificando em algum codigo ???
Agradeço muito desde de já a todos que responderem …/
Beijo a toods …

Oi Karina.

Bem-vinda ao GUJ! Evite tópicos com o título que você deu. Use um título mais descritivo, como “conceitos básicos”. Também reserve um tempinho para ler este tópico que explica a usar alguns recursos do fórum.

Vamos as suas dúvidas:

Métodos
É uma ação que um objeto de uma classe é capaz de realizar. No java, cada método será uma função, dentro da classe.

Parametros
Alguns métodos precisam de informação para trabalhar. Essa informação é fornecida a ele através de parâmetros. Por exemplo, o método soma precisaria de 2 parâmetros, um para cada elemento a ser somado.

Classes
Uma classe é a definição de alguma coisa. Pense na biologia. Temos a classe dos humanos, que descreve qualquer ser humano sobre a Terra.

instancia de classes
Cada objeto é uma instância de uma classe. Uma instância é um exemplo real, que esteja de acordo com aquela classe. Novamente, no caso dos humanos, um exemplo de instância seria você. Outro, seria eu.

Atributos
Atributos são as características dos objetos da classe. No caso dos seres humanos, temos inteligência, peso, altura, pernas, braços, etc. Esses são nossos atributos. No caso da instância, daremos valores a esse atributos (eu tenho 1,80m, duas pernas, dois braços, etc.)

[quote=karina.baker]Oieh Pessoal …

Comecei a estudar java, nunca tive contato com programação …fiz um curso de logica, de uml, de xhtml, sql, vou entrar em jva mes que vem, mas comprei o livro do deitel para ir me familiarizando com o java para não chegar boiando no treinamento … só que entendo algumas coisas e oturas ficam confusas … por ex.
O que é :
Métodos
Parametros
Classes
Atributos
instancia de classes ???
euja fiz alguns programinhas pequenos … como hellow word …
calcular media escolar, so que não sei o que quer dizer tudo isso a fundo … será que alguém pode me explicar … exemplificando em algum codigo ???
Agradeço muito desde de já a todos que responderem …/
Beijo a toods … [/quote]

Baixe esta apostila do site da caelum é bem didática , com certeza ela ira tirar suas dúvidas,


http://www.caelum.com.br/caelum/curso-11.jsp

Recomendo além das explicações e recomendações de nossos amigos que você leia o livro Java - Como programar, te dará uma base forte nos seus estudos, o resto é dedicação.

Recomedo que você se dedique bastante a esta parte básica do Java, pois tem muito programalista por ae que sabe fazer e não sabe o porque.

Boa sorte nos estudos.

[]'s

Obrigadooooo

Estou entendendo um pouco mais co essa apostila da caelum …
Mas queria fazer uma pergunta a vcs, ja fiz a algumas pessoas mas nem todas são humildes de responder com sinceridade …
JAVA é dificil de se aprender (para uma pessoa que não veio de nenhuma programação, que está começando pelo java) ???
Muitos me disseram que java e muto facil , e eu fico meio desistimulda, pois eu ate to entendendo algumas coisas, to estudando muito, e qdo vejo o que ja aprendi acho legal, mas olhando de fora eu acho bem complicado e dificil … vcs acham que é facil diante dessa condição de não vir de nenhuma programação com C … estruturado ???

Olá

Se você começar do começo Java não é dificil.
Tendo conhecimento de lógica de programação e estrutura de dados você pode aprender rapidamente a programar em Java e fazer programas simples, com o tempo você vai aperfeiçoando e melhorando suas tecnicas.

[quote]JAVA é dificil de se aprender (para uma pessoa que não veio de nenhuma programação, que está começando pelo java) ???
Muitos me disseram que java e muto facil , e eu fico meio desistimulda, pois eu ate to entendendo algumas coisas, to estudando muito, e qdo vejo o que ja aprendi acho legal, mas olhando de fora eu acho bem complicado e dificil … vcs acham que é facil diante dessa condição de não vir de nenhuma programação com C … estruturado ???
[/quote]
Karina, vir de C puropara Java pode ser até mais complicado do que iniciar dozero para Java.Os paradigmas de programação são beem diferentes, e muitas vezes vc encontra programadores escrevendo “Java em C”, o que resultamuitas vezes num código confuso e nada OO.
Como já falaram, domine primeiroa lógica de programação e estrutura de dados, faça exercícios que lidem com lógica(fibonnacci, hanói…) tentando entender os mecanismos de interação e execução deles, que serão bem difíceis no início, mas depois ficarão bem mais fáceis… :wink:
Pratique sempre, sem preguiça de escrevermuitas linhas no início.