Sinceramente, que coisa mais sem fundamento.
Hoje, após a semana toda tentando, consegui descubrir a solução para um problema, achei a solução aqui no forum mesmo.
Eu queria usar um .jar externo para um arquivo .jar meu e descubri que isso podia ser feito pelo manifesto adicionando Class-Path: …
Ótimo! Fiz isto e agora meu programa vai funcionar! Vai o escambau…
Não funcionou. Fiquei umas 3 horas mudando tudo que eu achava que podia dar errado, pesquizei mais umas mil vezes e sempre achava a mesma solução e escrita do mesmo jeito que eu escrevi.
Ai resolvi fazer alguns testes bem loucos e pra isso tirei a linha Class-Path… do manifesto. Ai quando executei o .jar veio uma mensagem dizendo que havia erro na definição da minha classe main.
Abri o manifesto e não tinha nada de errado. P…a q s…o! Sei lá porque, tentei dar um enter depois da declaração da classe main e deixar o cursor na nova linha… e funcionou!
Então me ocorreu: vou tentar fazer o mesmo com o classpath. E deu certo.
Só fiquei pensando depois, que diabos isso faria diferença e, se quando eu rodava avisava esse “erro” para a classe main, porque capeta não acontecia o mesmo para a classpath!
Pode ter gente rindo da minha cara agora, mas diga-se de passagem que nunca li ou vi alguêm dizer: “da um enter no final da linha senão não vai funcionar”.

) se você escrevia uma makefile, havia diferença entre tabs e espaços no início das linhas (você precisa usar tabs, não espaços). É claro que isso você não percebe com uma makefile impressa em papel; só dá para pegar esse problema usando o vi no modo “set showtabs on”. Argh!