Bom dia zeph, realmente o se aprende na maioria das faculdades de TI é realmente limitado para se iniciar no mundo de desenvolvimento, mais é ae que está a chave da questão, a faculdade é só um dos meios formais para se entrar em um empresa de desenvolvimento, que sempre exige um curso superior como requisito, e acredite mesmo que você estude muito por conta nunca estará 100% preparado para um empresa, pois o que fará você ser um bom programador é a experiência, claro que aliado com muito estudo, nesse caso a faculdad serve para abrir portas de estágio e acredite, uma empresa não pode exigir que um estágiario tenha conhecimento em 3 linguagens, pois o estágio é um aprendizado, e esse conhecimento se tem somente com experiência e com muita pratica, concordo 100% com o que o Minduin disse, referente aos estudos, seja autodidata, leia livros, assista video aulas, pense em problemas do seu cotidiano que podem ser informatizados e desenvolva mesmo que for uma solução simples, pois isso vai te ajudar a ganhar experiência mesmo que não seja comprovada, pois na hora de uma entrevista ou um teste para entrar em alguma empresa essa experiência será muito util, hoje existe uma demanda muito alta por sistemas WEB, onde trabalho a demanda está muito alta por Programadores JAVA WEB, com frameworks ORM Hibernate/JPA, JSF, Spring Security entre outros, existe um livro muito bom que eu tenho que me ajudou muito a adiquirir experiência, chamado Programação JAVA para Web, foi um dos melhores livros que li, nele você aprende a desenvolver uma aplicação web com esses frameworks e com as melhores praticas de programação, o que te trará mais segurança e confiança, existem também video aulas de JAVA para Web, dica de site para adiquiri-las www.t2ti.com.
Espero ter ajudado
boa sorte.