Quero ser Desenvolvedor

Boa noite,

Estou criando este tópico pra tentar alguma luz nessa vida de futuro programador, haha. Atualmente curso ciência da computação, e, embora já tenha concluído todas as cadeiras de C e as de Java, não acredito que o que eu aprendi seja o suficiente pra começar no mercado de trabalho.

O problema é, que, pelo que vejo, as empresas exigem forte experiência nas linguagens até mesmo para as vagas de estágio. Por isso, me sinto inseguro de tentar arriscar, porque tenho certeza que a universidade só me deu uma base mesmo.

Gostaria de começar logo a trabalhar e adquirir experiência, mas encontro essa barreira que impede o ingresso na área.

Oque vocês recomendam? Cursos, livros?
Queria algo que se aproximasse do que se vê numa empresa de desenvolvimento mesmo.
Tenho vontade de estudar, mas não sei por onde começar.

Obrigado

[quote=zeph]Boa noite,
Por isso, me sinto inseguro de tentar arriscar[/quote]

Cara quando começei a facul em Fevereiro do ano passado eu não sabia NADA, eu disse nada do tipo não sabia desligar o meu note, hoje com muita luta, pouco sono, muito stress e muita força de vontade, eu sou programador java júnior.

Eu tinha acabado de conseguir um trabalho na Jhonson em suporte para vários países e larguei um bom salário pra ganha 600 como estagiário, naum foi fácil mas to plantando agora pra colher mais tarde, mas eu sabia o que queria.

O que eu fiz??? Assinei a Devmedia e MundoJ pra saber o que se vê realmente na vida de um programador, pois na facul esquece que eles não ensinam nem a instalar o eclipse, pelo menos na minha é assim…enquanto todos queriam o Netbeans pq era mais fácil sei lá, eu mergulhei no eclipse e fui embora…compre livros que montem aplicações reais, tem um monte…

Abrcs e boa sorte!

[quote=rafael_jesus][quote=zeph]Boa noite,
Por isso, me sinto inseguro de tentar arriscar[/quote]

Cara quando começei a facul em Fevereiro do ano passado eu não sabia NADA, eu disse nada do tipo não sabia desligar o meu note, hoje com muita luta, pouco sono, muito stress e muita força de vontade, eu sou programador java júnior.

Eu tinha acabado de conseguir um trabalho na Jhonson em suporte para vários países e larguei um bom salário pra ganha 600 como estagiário, naum foi fácil mas to plantando agora pra colher mais tarde, mas eu sabia o que queria.

O que eu fiz??? Assinei a Devmedia e MundoJ pra saber o que se vê realmente na vida de um programador, pois na facul esquece que eles não ensinam nem a instalar o eclipse, pelo menos na minha é assim…enquanto todos queriam o Netbeans pq era mais fácil sei lá, eu mergulhei no eclipse e fui embora…compre livros que montem aplicações reais, tem um monte…

Abrcs e boa sorte!

[/quote]

Pois é, eu não me importaria de ganhar pouco pra conquistar experiência também, o problema é que todas ofertas de estágio pra desenvolvimento que eu vejo pedem experiência numas 2,3 linguagens, quando não em bancos junto…

E que livros tu recomenda, fiquei interessado.

Obrigado

[quote=zeph]Boa noite,

Estou criando este tópico pra tentar alguma luz nessa vida de futuro programador, haha. Atualmente curso ciência da computação, e, embora já tenha concluído todas as cadeiras de C e as de Java, não acredito que o que eu aprendi seja o suficiente pra começar no mercado de trabalho.

O problema é, que, pelo que vejo, as empresas exigem forte experiência nas linguagens até mesmo para as vagas de estágio. Por isso, me sinto inseguro de tentar arriscar, porque tenho certeza que a universidade só me deu uma base mesmo.

Gostaria de começar logo a trabalhar e adquirir experiência, mas encontro essa barreira que impede o ingresso na área.

Oque vocês recomendam? Cursos, livros?
Queria algo que se aproximasse do que se vê numa empresa de desenvolvimento mesmo.
Tenho vontade de estudar, mas não sei por onde começar.

Obrigado[/quote]

Como você já tem conhecimento básico em Java, sugiro que você estude programação para Web. Você pode começar lendo as ótimas apostilas da caelum. Leia a fj21 e a fj28. Sugiro também que tire uma certificação Java. Muitas empresas consideram uma certificação Java como um bom diferencial para uma vaga de programador Junior. Entre no site da Oracle para se informar sobre tais certificações. Abraço e boa sorte.

Boa noite pessoal,

Lembrando também que em muitas ocasiões, eu jah vi diversas aqui, pessoas não conseguirem um estágio em Java e trabalharem com outra linguagem para adquirir uma certa experiência, no inicio, depois entraram como Desenvolvedor Java Junior direto, claro, sem parar de estudar Java. Eh o meu caso!

Portanto, se tiver dificil de encontrar para estagiário Java, existe essa alternativa.

Sucesso e boa sorte, amigo! Boa semana a todos.

[]'s

[quote=getAdicted]Boa noite pessoal,

Lembrando também que em muitas ocasiões, eu jah vi diversas aqui, pessoas não conseguirem um estágio em Java e trabalharem com outra linguagem para adquirir uma certa experiência, no inicio, depois entraram como Desenvolvedor Java Junior direto, claro, sem parar de estudar Java. Eh o meu caso!

Portanto, se tiver dificil de encontrar para estagiário Java, existe essa alternativa.

[]'s[/quote]

realy…trabalho com C#…meu objetivo é java, porém de um tempo pra cá acabei ficando divido hehe…pelo menos a sintaxe de uma, os padrões são parecidos de uma linguagem para outra…

sem contar que há muitas outras coisas genéricas que se aprende em qualquer linguagem…SQL…Conhecimento de Negócio(que julgo importantissimo)…

Isso ai, tudo que foi dito pela galera é super valido, mas a certificação é realmente um diferencial na hora de uma seleção, mas nada substitui o seu conhecimento…

Se conseguir juntar os dois perfeito, olha o site da http://novatec.com.br

[]'s[/quote]

Estou em uma situação parecida com a do brother que criou o topic, mesmo em sp to tendo dificuldades pra achar uma vaga pra estágiario em Java (linguagem que é o meu foco).

Vou me dar mais 1 ou 2 meses, se não achar, vou estudar PHP em paralelo e tentar uma vaga pra ao menor me iniciar na carreira de desenvolvedor, pois de acordo com infojobs, a oferta de estágios nessa linguagem é muito grande.

Bruno M Gasparotto,

Agora no começo do ano começam as vagas para estagiário e trainee. Acho que entre muitas outras, a IBM já deve ter começado.

Relaxa que vai vir brother. Muitas vagas também só começam a ser chamadas em Março-Abril, por causa do ano fiscal e a grana para contratação só vem nesse período.

Eu tb estou tentado entrar nessa área
estou estudando que nem doido com apostilas, livros e principalmente com os fóruns.
Mas acho que pra mim é mais complicado ainda
ja terminei a faculdade, não fiz estágio com clt, ou seja, to ferrado porque nem da pra comprovar nada
e não posso me dar o luxo agora de ficar em um estagio pagando menos que mil.
Acabei de casar e a coisa ta feia…

O que eu estou fazendo pra tentar melhorar meu nivel pras empresas é criar diversos sistemas.
estou terminando um sistema de banco, ja desenhei uma agenda e um estoque de alimentos, e vou iniciar um sistema basico para empresas.

Quem sabe daqui ha alguns meses eu inicio nessa area doida de desenvolvimento
:smiley:

Minha recomendação é, partindo da premissa de que você já sabe o (básico) que é Java SE (JSE), então:

• Consolide seu conhecimento do OO
  • Struts 1 e 2
  • JSF 2
  • SQL

[quote=Bruno M Gasparotto][quote=getAdicted]Boa noite pessoal,

[]'s[/quote]

Estou em uma situação parecida com a do brother que criou o topic, mesmo em sp to tendo dificuldades pra achar uma vaga pra estágiario em Java (linguagem que é o meu foco).

Vou me dar mais 1 ou 2 meses, se não achar, vou estudar PHP em paralelo e tentar uma vaga pra ao menor me iniciar na carreira de desenvolvedor, pois de acordo com infojobs, a oferta de estágios nessa linguagem é muito grande.[/quote]

Legal você citar outros termômetros como Infojobs, mas tenha em mente que o ApInfo é referência.

[]'s[/quote]

Pra complementar, conhecí um rapaz que simplesmente pulou a fase de estagiário e já foi direto pra júnior sem experiência alguma em Java e em qlq. outra linguagem… Eu era estagiário, ganhava 400k e ele era júnior (PS: sabia menos que eu) e ganhava 3k.

Tentar, tentar muito e muito é a chave!

abs,

Olá,

Não sou muito de escrever em fórum, mas desta vez não resisti, tenho visto muitos tópicos do tipo deste, aberto por pessoas sem conhecimento que buscam o caminho das pedras, já iniciam bem, porque comunicar-se é um principio básico para o aprendizado, mas vou tentar resumir algumas coisas que acho interessante nesse tempo que estou na área e que pouco vejo ser citada:

• Linguagem não é tudo: Um “for” é “igual” tanto em Java quanto em vbscript, isto é possuem a mesma função ao final, então antes de tudo sejam programadores, estudem lógica, estrutura de dados, não precisam ser o gênio, mas entendam, não precisam saber implementar um bubble sort de cabeça, mas saiba o que é um bubble sort, isso me leva ao segundo item.

• Conceito: Saibam como funciona, busque os conceitos, entendam a origem, para que inicia hoje como tudo circula em torno da web, busque saber o que é um, XML, SOAP, WebService, AJAX, Servidor de Aplicação (WebLogic, WebSphere, JBoss, GlassFish, etc.), Controlador de Versão (SVN, CVS, SourceSafe, Harvest, etc.), Padrões de Projetos, Processos, UML. Mas não só leiam, busquem entender o conceito do qual foi concebido cada um desses caras, lógico que não tudo agora, esse conhecimento vai demandar um bom tempo da vida e nunca vai acabar o tempo de estudar, será eterno. :smiley: 8)

• Diversão é padrão: Se você não está se dando bem com Java e sente bem com .Net, nem pense, trabalhe com .Net, se de repente no meio do caminho atuou como Analista de Requisitos e curtiu, porque não pensar na possiblidade de mudança, se divirta fazendo o que tiver que fazer.

Há tanto mais a ser escrito, mas deixa para uma próxima.
Abs. :smiley: 8)

Bom dia zeph, realmente o se aprende na maioria das faculdades de TI é realmente limitado para se iniciar no mundo de desenvolvimento, mais é ae que está a chave da questão, a faculdade é só um dos meios formais para se entrar em um empresa de desenvolvimento, que sempre exige um curso superior como requisito, e acredite mesmo que você estude muito por conta nunca estará 100% preparado para um empresa, pois o que fará você ser um bom programador é a experiência, claro que aliado com muito estudo, nesse caso a faculdad serve para abrir portas de estágio e acredite, uma empresa não pode exigir que um estágiario tenha conhecimento em 3 linguagens, pois o estágio é um aprendizado, e esse conhecimento se tem somente com experiência e com muita pratica, concordo 100% com o que o Minduin disse, referente aos estudos, seja autodidata, leia livros, assista video aulas, pense em problemas do seu cotidiano que podem ser informatizados e desenvolva mesmo que for uma solução simples, pois isso vai te ajudar a ganhar experiência mesmo que não seja comprovada, pois na hora de uma entrevista ou um teste para entrar em alguma empresa essa experiência será muito util, hoje existe uma demanda muito alta por sistemas WEB, onde trabalho a demanda está muito alta por Programadores JAVA WEB, com frameworks ORM Hibernate/JPA, JSF, Spring Security entre outros, existe um livro muito bom que eu tenho que me ajudou muito a adiquirir experiência, chamado Programação JAVA para Web, foi um dos melhores livros que li, nele você aprende a desenvolver uma aplicação web com esses frameworks e com as melhores praticas de programação, o que te trará mais segurança e confiança, existem também video aulas de JAVA para Web, dica de site para adiquiri-las www.t2ti.com.

Espero ter ajudado

boa sorte.

[quote=RafaelCassau]Bom dia zeph, realmente o se aprende na maioria das faculdades de TI é realmente limitado para se iniciar no mundo de desenvolvimento, mais é ae que está a chave da questão, a faculdade é só um dos meios formais para se entrar em um empresa de desenvolvimento, que sempre exige um curso superior como requisito, e acredite mesmo que você estude muito por conta nunca estará 100% preparado para um empresa, pois o que fará você ser um bom programador é a experiência, claro que aliado com muito estudo, nesse caso a faculdad serve para abrir portas de estágio e acredite, uma empresa não pode exigir que um estágiario tenha conhecimento em 3 linguagens, pois o estágio é um aprendizado, e esse conhecimento se tem somente com experiência e com muita pratica, concordo 100% com o que o Minduin disse, referente aos estudos, seja autodidata, leia livros, assista video aulas, pense em problemas do seu cotidiano que podem ser informatizados e desenvolva mesmo que for uma solução simples, pois isso vai te ajudar a ganhar experiência mesmo que não seja comprovada, pois na hora de uma entrevista ou um teste para entrar em alguma empresa essa experiência será muito util, hoje existe uma demanda muito alta por sistemas WEB, onde trabalho a demanda está muito alta por Programadores JAVA WEB, com frameworks ORM Hibernate/JPA, JSF, Spring Security entre outros, existe um livro muito bom que eu tenho que me ajudou muito a adiquirir experiência, chamado Programação JAVA para Web, foi um dos melhores livros que li, nele você aprende a desenvolver uma aplicação web com esses frameworks e com as melhores praticas de programação, o que te trará mais segurança e confiança, existem também video aulas de JAVA para Web, dica de site para adiquiri-las www.t2ti.com.

Espero ter ajudado

boa sorte.[/quote]

por favor, onde eu posso encontrar esse livro mais em conta?

Livros que podem ajudar:

[color=red]1)Use a Cabeça Java
2)Use a Cabeça Servlets & JSP
3)Use a Cabeça Rails[/color]

[quote=Marcio_Nogueira]Livros que podem ajudar:

[color=red]1)Use a Cabeça Java
2)Use a Cabeça Servlets & JSP
3)Use a Cabeça Rails[/color]
[/quote]
li os 2 primeiros e os achei muito bons.

outros 2 que li e gostei:

Use a Cabeça! Análise e Projeto Orientado a Objetos
Use a Cabeça! Padrões de Projeto

Bom dia douglaskd cara quando comprei paguei 99 pilas, fiquei sabendo que deu uma subida, mais olhando no sebo www.estantedigital.com.br o mais barato estava 80 pilas, se foce você comprava novo parcelado no cartão, o meu comprei no submarino, sem sombra de duvidas foi um dos melhores livros que comprei ate hoje, adiquiri recentemente o Introdução a Arquitetura e Designer de Software, do pessoal da Caelum e do GUJ acabei de ler ontem, é muito bom também, ajuda no caminho das pedras para um possivel arquiteto fora as boas praticas de programação que são descritas no livro.

espero ter ajudado

abraços

Aff, esses caras que estão começando dizem querer ser desenvolvedor, mas desconhecem os podres da área: escravização em fábricas de software, desrespeitos pelo cargo, caras de nojos das pessoas ao falar ser programador, baixa posição socio-econômica. Quem escolhe ser programador objetiva o baixo, sonha muito pouco na vida. Sou programador sênior e te digo isso pela experiência. Eu não tenho nenhum orgulho do que sou e estou planejando mudar de área, dessa vez olharei lugares altos que me dê algum orgulho na vida. Quem vive sem orgulho é um deprimido sem auto-estima.

Recomendo ler este tópico: http://www.guj.com.br/java/262988-vontade-de-abandonar-tudo/1

Pense bem antes de entrar nessa vida, senão o próximo frustrado e infeliz pode ser você! Quem avisa, amigo é.