Quero vê o windows vista fazer isso!

41 respostas
A

41 Respostas

M

Pois é, eu tbm quero ver o meu computador fazer isto !!! :?

nefertiti

Olá…

Viva o Open-Source!!!..realmente impressionante!!!

Até mais

Patty

balancin

Qual linux é esse?

nefertiti

Não consegui identificar a distribuição…mas o XGL está rodando no KDE.

Até mais

Patty

J

Vixi… é isso tudo ai é alguma novidade? Já ouviram falar em MacOS?

David

Antes do crash do GUJ eu tinha postado um vídeo com um demo do XGL, mas esse é com Gnome (de que eu gosto muito mais que do KDE): http://www.youtube.com/watch?v=LKgGmunRwb4&search=linux

Creio que ele possa ser instalado em qualquer distribuição do Linux. Eu já o vi no Ubuntu.

juzepeleteiro:
Já ouviram falar em MacOS?
MacOS é o que há! Sou fanzão mesmo! :smiley:

Grinvon

Legal mesmo

peczenyj

Diz a lenda que o Vista vai ter estes recursos…

Beren

Ao custo de 2Gb de Ram soh pra ele rodar… hahaha

e eu gostei mesmo foi daquele esquema de mudar de ambiente grafico com um cubo O_O amazing! se alguem sabe se o Mac OSX faz isso, please, MP-me o mais rapido possivel com o shortcut disso! alias, tem como ter varios ambientes graficos no Mac OSX?

Respostas please MP-ME

David

Para falar a verdade, eu nunca vi muita utilidade em ter vários Desktops. Uso o Gnome, posso usar quatro, mas sempre uso apenas o primeiro. Quanto ao XGL, eu acho a idéia do cubo muito legal também, mas creio que eu não usaria no dia-a-dia.

peczenyj

Pessoalmente

Por mais RADICAL e LEGAL ANIMAL VEGETAL MINERAL que seja ter um desktop assim, eu ainda prefiro o minimalismo do Fluxbox/Blackbox.

Até por que eu faço tudo na linha de comando. Pra que um desktop que ocupe mais de 8 mega de ram ou que coloque a minha CPU em 70% ?

marcelomartins

Pessoal, tenho usado o XGL diariamente em um computador no trabalho com o Ubuntu.

O computador é um Pentium III 1 Ghz. Tem 512 MB de RAM e uma placa de video nVidia Gforce 200 (isso mesmo, é a primeira Gforce que saiu eu acho).

Agora a melhor parte.

Tudo funciona bem e rapido. Quando volto pro meu computador com Suse acho até estranho, as janelas “duras” que nao se fluem na tela.

E o que não tem preço é a cara das pessoas vendo.

Uma coisa é tu ver o video, outra coisa é rodar na tua máquina.

Eu já tinha postado aqui a uns meses traz, então vai a dica de novo. QUem quizer testar é só baixar o live CD do Kororra que ele roda sem precisar instalar nada e já vem com o XGL instalado. A ultima versão funciona com placa de video Intel também.

Testem, instalem, e mostrem para seus amiguinhos… :mrgreen:

lucao

marcelomartins:
Pessoal, tenho usado o XGL diariamente em um computador no trabalho com o Ubuntu.

O computador é um Pentium III 1 Ghz. Tem 512 MB de RAM e uma placa de video nVidia Gforce 200 (isso mesmo, é a primeira Gforce que saiu eu acho).

Agora a melhor parte.

Tudo funciona bem e rapido. Quando volto pro meu computador com Suse acho até estranho, as janelas “duras” que nao se fluem na tela.

E o que não tem preço é a cara das pessoas vendo.

Uma coisa é tu ver o video, outra coisa é rodar na tua máquina.

Eu já tinha postado aqui a uns meses traz, então vai a dica de novo. QUem quizer testar é só baixar o live CD do Kororra que ele roda sem precisar instalar nada e já vem com o XGL instalado. A ultima versão funciona com placa de video Intel também.

marcelo, vc conseguiu instalar no Breezy ?

marcelomartins

Não, eu uso em casa e no trabalho a o Dapper. Ta funcionando bem.

Pra quem não sabe. o XGL é um projeto da Novell, e funciona em qualquer linux sobre qualquer desktop. Ele funciona em cima do servidor X então nao importa se é Gnome ou KDE, apesar de ter diferença na instalação.

O “legal” desse projeto é que eles desenvolveram “secretamente” e só liberaram quando já tinham alguma coisa funcional. Não teve uma promessa antes de fazer alguma coisa nem uma versão 0.0.1.

J.E.Z

Então eh bem diferente do Vista, que ta igual político, prometendo tudo o que pode

Kenobi

Com excessão ao cubo, o resto é cópia descarada do MacOs, até a barra embaixo, fizeram igualzinho.

Ainda que no MacOS existem outras features - http://www.apple.com/macosx/

Claro que incentivo o Opensource, mas poderiam ter pegado leve ao menos na barra :slight_smile:

Acho que o vista vai ser uma mistura de MacOS com Looking Glass. Esse lance de translúcido, tiveram a sacada depois de olhar o projeto da Sun.

Infelizmente a Sun sempre está atrasada em softwares, poderia ter feito alianças e evoluído seu sistema - JavaDesktop …

farribeiro

Kenobi:
Com excessão ao cubo, o resto é cópia descarada do MacOs, até a barra embaixo, fizeram igualzinho.

Claro que incentivo o Opensource, mas poderiam ter pegado leve ao menos na barra :slight_smile:

Acho que o vista vai ser uma mistura de MacOS com Looking Glass. Esse lance de translúcido, tiveram a sacada depois de olhar o projeto da Sun.

Infelizmente a Sun sempre está atrasada em softwares, poderia ter feito alianças e evoluído seu sistema - JavaDesktop …

Lembrar o LG, o propio Jon apresentou ao mundo… será que ainda tem chances de se aproveitado ou o mercado espera que a SUN dê seu parecer de quando lança o produto?

Eu acho que o LG caminha graças a comunidade… mas de um jeito bem devagar :cry:

Será que ele foi esquecido pela SUN?

marcelomartins

Kenobi:

Não concordo. Primeiro, estamos falando do XGL, as caracteristicas de janelas vetoriais, e multiplos desktops. Isso é uma coisa.

Quem se parece com o MacOS é o gnome que por acaso está sendo usado na demostração. Alias, o gnome pode ficar “cópia descarada” de qualquer sistema operacional, é só configurar, o meu por exemplo não está parecido com nada.

O XGL é um avanço bem significativo para o linux. Alem de frescuras visuais os desktops virtuais funcionam muito bem no dia a dia, e o “live-alt-tab” também é ótimo.

Completamente sem sentido falar isso. Tu acha certo ficar pra tráz só pra não dizer que copiou alguma coisa? Pergunta pro pra que faz o SO mais utilizado no mundo pra ver o que eles acham disso que tu falo.

J

Vejam só como a cópia, plágio e outros adjetivos que o pessoal costuma dar pro windows, passa a ser inovação quando quem faz não é a MS…

Kenobi

Exatamente, não dá pra ter um peso e duas medidas. A barra é realmente a cópia do MacOs X assim como o tema entre outros detalhes, como funções F11, F10 , entre outras.

Desculpe-me, mas para mim não passa de cópia e eu prefiro usar o original !!

J

Eu não tenho nada contra a cópia, desde que seja uma cópia honesta. Tipow, por que o pessoal não para de falar “Olha que inovação” e digam “Olha, agora nós também temos”.

Já dizia o profeta Dunha: “Na vida, nada se cria, tudo se copia.”

Ah! E vê se copia, mas melhora um pouco. Colabore para a evolução das especies. hehehe…

marcelomartins

[modo mendigo on]
Beleza, quem é adinheirado pode mais que os outros

Enquanto uns tem um Mac outros ficam com um Duron 1.2 Mhz meia boca. E não podem escolher o original, são obrigados a ficar com a cópia meia boca
[modo mendigo off]

A

Mas o que você tá citando como cópia é coisa do GNOME (que existe há séculos e faz anos que ninguém diz que inovação) e não do XGL!

J

alexpfb:
Mas o que você tá citando como cópia é coisa do GNOME (que existe há séculos e faz anos que ninguém diz que inovação) e não do XGL!

Essa animaçãozinha de janela também já existe a seculos no MacOX. Da uma olhada lá no site deles, é bem legal. (Alias, me impressiona mais do que esse XGL ainda.)

O logo, se não me engano, a uns 3 anos atrás dessas “features” era: “Because we can!”. hehehe.

Kenobi

[modo mendigo on]
Beleza, quem é adinheirado pode mais que os outros

Enquanto uns tem um Mac outros ficam com um Duron 1.2 Mhz meia boca. E não podem escolher o original, são obrigados a ficar com a cópia meia boca
[modo mendigo off]

Uma coisa não justifica a outra. Agora o Windows Vista pode ser criticado e o Linux não pelo plágio ? Sorry, mas ambos se aproveitaram da experiência de criação de interfaces da Apple.

E outra, tem um monte de doido rodando o MacOs X em Pc normal, mesmo pq a nova versão dos Macs não é mais arquitetura risc.

Gosto do Linux, de maneira sóbria. Reconheço seu poder para tarefas administrativas (rede, infra, entre outros), mas junto à usuários finais, prefiro Apple - é só ver a qualidade dos softwares desenvolvidos para esse Unix e ver o quanto o Linux poderia ter evoluído.

Apenas à 3 anos que a apple Migrou para Unix e revolucionou. O KDE,Gnome entre outros poderiam à séculos ser melhor para o usuário final.

Aliás, o linux como um todo. Manda um leigo instalar um software no Linux - Java por exemplo e manda ele fazer o mesmo num Mac.

Não é somente features visuais, mas o sistema precisa de ume reengenharia de usabilidade.E é por isso que o Windows é o que é hoje …

marcelomartins

Concordo, só tem um detalhe, ninguém criticou o windows por plágio nessa thread.
E quem criticou o linux por plágio: YOU.

Como tu disse, eles são doidos, não serve.

Kenobi:
Gosto do Linux, de maneira sóbria. Reconheço seu poder para tarefas administrativas (rede, infra, entre outros), mas junto à usuários finais, prefiro Apple - é só ver a qualidade dos softwares desenvolvidos para esse Unix e ver o quanto o Linux poderia ter evoluído.

Apenas à 3 anos que a apple Migrou para Unix e revolucionou. O KDE,Gnome entre outros poderiam à séculos ser melhor para o usuário final.

Aliás, o linux como um todo. Manda um leigo instalar um software no Linux - Java por exemplo e manda ele fazer o mesmo num Mac.

Sim, já tinha ficado entendido que tu prefere um Apple. E também já ficou entendido que tu vive em um outro planeta onde todo mundo consegue o que quer, usam Apple, só se veste de branco, e o no máximo usam estampas metálicas nas camisetas.

O problema é que tirando você, o resto das pessoas que estão discutindo aqui vivem no mundo real, e usam PCs, e Mac OS X não é alternativa

Thread: Mostra um Linux e pergunta sobre o Windows Vista.

Adoro essas frases que não dizem nada, pena que não me impressionam.

E?

J

Concordo, só tem um detalhe, ninguém criticou o windows por plágio nessa thread.

E eu? E eu? Eu também “critiquei”.

Bem, parece que o comentário que muitos acusam o windows de plagio e quando o linux plagea é inovação lhe ofedeu e eu peço desculpa por isso. Não é nada pessoal, nem para você, nem para ninguém aqui no GUJ.

É inegável que o pessoal do Linux acusa o windows de plagio. E foi só isso que eu, e o Kenobi, dissemos. Estão o Windows e o Linux, sim o Linux, plagiando o Mac. É mentira?

marcelomartins:

Como tu disse, eles são doidos, não serve.

Como assim? Eu tenho. Agora virou pessoal. :smiley:

marcelomartins:

Kenobi:

Sim, já tinha ficado entendido que tu prefere um Apple. E também já ficou entendido que tu vive em um outro planeta onde todo mundo consegue o que quer, usam Apple, só se veste de branco, e o no máximo usam estampas metálicas nas camisetas.

O problema é que tirando você, o resto das pessoas que estão discutindo aqui vivem no mundo real, e usam PCs, e Mac OS X não é alternativa

Tudo bem, que não seja alternativa para o resto dos mortais, e por isso deixou de ser plágio?

Conteúdo thread: Uuuhuu! Olha que f*da! O Windows é melhor?
Eu e Kenobi: Eh, mostra um MAC e pergunta daonde se inspiraram.

Adoro essas frases que não dizem nada, pena que não me impressionam.
E?

Bem, eu entendi…

F

Acalmem-se…

Quem não tem pão, coma brioches…

O GUJ tá bem hj… primeiro um cara pergunta sobre uma espec de um notebook de R$ 2,5K e o cara fala pra ele comprar um de R$ 4,6K. Isso que o cara já tinha dito que queria algo barato.

A vida é assim mesmo…

marcelomartins

E eu? E eu? Eu também “critiquei”.
Então tá, mais um que não acrescentou nada a discução.

Não ofendeu, e ninguem disse que é inovação, a unica questão foi comparrar o XGL com os recursos do windows vista. Ta lendo coisa demais onde não tem.

“Pessoal do Linux” quem? Eu uso 3 maquinas com linux diariamente e nunca disse isso, então eu devo estar fora do “pessoal do linux”. Boa.

E tu sabe, eu sei, e todo mundo sabe, que o Linux e Windows sempre copiam as inovaçoes da Apple. E não existe problema nenhum nisso. Voces devem estar falando isso só pra complicar mesmo.

Já percebi que vocês se entendem :mrgreen:

A

além do mais, quem disse que copiar interface é plágio? que eu saiba plágio em software ocorre quando se cópia partes do código. Como o linux vai copiar alguma coisa se tanto a mac quando a microsoft não liberam seu código?

e, além do mais, quem falou em plágio?!

só fiquei impressionado com os futriques do XGL e quis compartilhar. Se o mac faz melhor, então… melhor! Eu nunca tinha visto, até porque não há muitos macs aqui por perto! o único mac que eu usei tinha aquele mouse redondo que dava nos nervos de qualquer um!

Kenobi

Martins, na boa, não vivo em outro plano da realidade, apenas valorizo meu dinheiro.

Não vou gastar num PC normal, depois perder tempo removendo vírus - sim tempo = dinheiro, produtividade, e até mesmo prazer.

Com relaçao aos custos de um macintosh , macmini dual core com 2mb cache , fora gravador de DVD e um monte de outras features, vc compra com 2700 reais.

Se montar uma mesma maquina PC, vai gastar mais … entao antes de falar merda, leia e veja quanto custa de fato.

Outra coisa, realmente ganho bem, valorizo meu trabalho, nao compraria porcaria e por isso e metade do JavaOne do ano passado estavam com notebook Apple.

F

marcelomartins:

Marcelo,

Baixei o Kororaa e testei aqui em uma máquina não funcionou parece algum problema com a placa de video, o computador que testei tem uma ATI Radeon 9600SE.

Obs: Baxei a versão antes de ter saido uma noticia sobre o driver para ATI que não é GPL e não pode ser distribuido…

abs.,

marcelomartins

flaleite:
Marcelo,

Baixei o Kororaa e testei aqui em uma máquina não funcionou parece algum problema com a placa de video, o computador que testei tem uma ATI Radeon 9600SE.

Obs: Baxei a versão antes de ter saido uma noticia sobre o driver para ATI que não é GPL e não pode ser distribuido…

abs.,

Eu testei a versão 0.2 em uns 5 computadores, e 1 com placa ATI e outro com placa intel não funcionou também. Como ele faz a configuração e tenta detectar e instalar tudo no boot, é de se esperar que não funcione em 100% dos computadores.

Em 2 maquinas com placa nVidia funcionou bem, e 1 com placa Intel também funcionou bem.

Tenta testar em outras maquinas, de preferencia com placa de video nvidia. Eu só compro e recomendo placas de video nVidia pela compatibilidade com o Linux. Os drivers da nVidia para linux são excelentes.

fdettoni

Interessante, claro, Mas nao vejo utilidade para uma pessoa comum. Talvez para um designer, que precisa de muita tela. Eu nao usaria.

[]'s

Duende_Macabro

Alguem sabe que software é esse que grava o desktop pra linux? Sei q pro windows tem o Camtasia.

marcelomartins

Recebi uma mensagem privada perguntando como instalar o XGL.

Pra quem usa o Ubuntu Dapper (que é o que eu uso, e recomendo) tem uma lista de guias de instalação em:

http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=148351

fdettoni

Não sei qual é usado ai, mas eu conheço o vnc2swf, é bem simples, free, open, e facil. Mas se vc quiser algo do nivel do camtasia, eu desconheço.

[]'s

kuchma

Um pouco fora do topico, mas - alguem ai ta usando o E17 (desenvolvimento ainda)?

http://www.elivecd.org/

Quando tiver tempo vou tentar colocar aqui pra rodar… :smiley:

Marcio Kuchma

W

salve pessoal…

bom. .algumas considerações… essa paradinha da janela do xlg nao é nenhuma novidade no mundo linux, tem um esquema com o framebuffer do X que vc pode programar esses efeitos na sua janela usando uma linguagem tipo script…

quanto ao cara que disse que prefere o fluxbox por ser mais leve, eu tb prefiro. mas essas gracinhas são do X e nao do kde ou gnome, entao da pra ter essas frescuras no fluxbox tb.

eu gosto dos multiplos desktops… tenho 6 na minha maquina, e uso os 6. acho q fica mais organizado as janelas… (cada desktop eu uso para um tipo de soft, browser, editores, multimidia, email, etc) ja acostumei tanto com isso q até estranho qdo tenho q usar windows e me deparo com apenas um desktop…

qto ao E17, eu instalei. mas nao gostei muito, ta meio estranho de mexer nele, mudou muita coisa e parece que ainda nao tem muita documentação sobre “como” usar ele, tipo editar menus, etc… eu sofri para achar alguma documentaçao q me fosse util.

outra coisa sobre o e17, nao tem uma variedade de temas logo nao rola de deixar o desktop com a sua cara, daquele jeito que vc curte… entao to usando o fluxbox e o e16 ainda em casa, dependendo do meu estado de espirito na hora…

mas to ansioso pela versao final do e17 para ver se sai mais documentaçao, temas, etc…

[]´s

om1

Não sei qual é usado ai, mas eu conheço o vnc2swf, é bem simples, free, open, e facil. Mas se vc quiser algo do nivel do camtasia, eu desconheço.

[]'s

o wink tem versão pra linux. A versão windows eu já usei, e gostei. Quem usar a versão linux, depois diz o que achou :wink:

luizfar

Vale lembrar que a barra causadora da discussão, copiada do MacOS, não é uma feature do gnome ou do KDE, e sim um software feito por terceiros.

No gnome conheço o gdesklets que faz isso, e acho que ele pode funcionar no KDE tb (não uso KDE pra garantir).

O gnome tem inumeras possibilidades de modificacao. Voce pode deixa-lo exatamente igual o XP, exatamente igual o MacOSX, ou igual a nada no mundo, basta instalar os temas e software necessários.

Criado 6 de maio de 2006
Ultima resposta 27 de mai. de 2006
Respostas 41
Participantes 21