Query jpa

Pessoal quando faço o seguinte código funciona:

Query query = entityManager.createQuery("select u from " + Usuarios.class.getName() + " u ");
return query.getResultList();

este outro código não funciona:

Query query = entityManager.createQuery("select u from " + Usuarios.class.getName() + " u where usuario = :usuario");
        query.setParameter("usuario", usuario);
        return query.getResultList();

segue a mensagem de erro:

Internal Exception: java.sql.SQLException: Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: YES)
Error Code: 1045

Porem a senha esta correta, senão o primeiro exemplo citado também não iria funciona.

Estranho! A mensagem de erro gerada não é uma exceção típica dos problemas de consulta com JPA, parece mais problemas de conexão do MySql. Verifique se o problema está realmente na chamada deste método, pois pra min não parece ser. Coloque a consulta dentro de um bloco try cath, por exemplo, e mande imprimir a mensagem de erro, talvez assim seja lançada uma exceção que ajude a diagnosticar o problema.

1 - o usuário é root entao previlégio tem
2 - fiz uma consulta errada e deu erro de query…nao entendi por que para algumas consulta da erro de autenticação…

to perdido nisto ja kk

Veja se o owner da tabela que você está tentando acessar está igual ao das outras.

muito estranho este erro…
eu estou usando o usuário root…root acessa tudo :slight_smile:

vou reinstalar o mysql mas acho q nao é isto, mas não custa tentar.