Pessoal quando faço o seguinte código funciona:
Query query = entityManager.createQuery("select u from " + Usuarios.class.getName() + " u ");
return query.getResultList();
este outro código não funciona:
Query query = entityManager.createQuery("select u from " + Usuarios.class.getName() + " u where usuario = :usuario");
query.setParameter("usuario", usuario);
return query.getResultList();
segue a mensagem de erro:
Internal Exception: java.sql.SQLException: Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: YES)
Error Code: 1045
Porem a senha esta correta, senão o primeiro exemplo citado também não iria funciona.
Estranho! A mensagem de erro gerada não é uma exceção típica dos problemas de consulta com JPA, parece mais problemas de conexão do MySql. Verifique se o problema está realmente na chamada deste método, pois pra min não parece ser. Coloque a consulta dentro de um bloco try cath, por exemplo, e mande imprimir a mensagem de erro, talvez assim seja lançada uma exceção que ajude a diagnosticar o problema.
1 - o usuário é root entao previlégio tem
2 - fiz uma consulta errada e deu erro de query…nao entendi por que para algumas consulta da erro de autenticação…
to perdido nisto ja kk
Veja se o owner da tabela que você está tentando acessar está igual ao das outras.
muito estranho este erro…
eu estou usando o usuário root…root acessa tudo 
vou reinstalar o mysql mas acho q nao é isto, mas não custa tentar.