rillsen12:
Jardel é porque o seguinte é este:
eu quero fazer um relatorio assim, tenho um tabela que contem todos os meus clientes cadastrados e nesse cadastro tem
como caracteristica a que grupo de pessoas o cliente pertence. sendo que eeste grupo vem de outra tabela chamada Grupo,
onde o usuário vai criar os grupos.
aí quero fazer assim. imprimir todos os cliente do Grupo A, ou todos os cliente do Grupo B.
Agora sim falei o que quero rsrsrs…me desculpem aí
Seguinte, vc tem um relacionamento um-pra-muitos, conhecido como mestre-detalhe.
Então, para cada grupo, voce pega aqueles que satisfaçam ao grupo escolhido:
grupo A - João, Maria, José
grupo B - Clarice, Wuiter, Marlos
Então, considerando que a tabela TB_GRUPO (*pk = seq_grupo) tem os registros grupo_A, grupo_B, para o campo nome_grupo;
Considerando que a tabela TB_ALUNO (*pk = seq_aluno, *fk = seq_grupo_fk) tem os registros João, Maria, José, Clarice, Wuiter, Marlos, para o campo nome_aluno.
TB_GRUPO CAMPO1 CAMPO2
seq_grupo(pk) nome_grupo
TB_GRUPO seq_grupo(pk) nome_grupo
1 grupo_A
2 grupo_B
TB_ALUNO CAMPO1 CAMPO2 CAMPO3
seq_aluno(pk) seq_grupo_fk(fk) nome_aluno
TB_ALUNO seq_aluno seq_grupo_fk nome_aluno
1 1 João
2 1 Maria
3 1 José
4 2 Clarice
5 2 Wuiter
6 2 Marlos
pk = primary key, ou CHAVE PRIMÁRIA - se não souber o que é, pesquise pois é muito importante!!
fk = foreign key, ou CHAVE ESTRANGEIRA - se não souber o que é, pesquise pois é muito importante!!
Você teria então:
SELECT a.seq_aluno, a.nome_aluno
FROM TB_ALUNO a
INNER JOIN TB_GRUPO g
ON a.seq_aluno = g.seq_grupo
WHERE a.seq_grupo = CRITÉRIO (pode ser 1, 2, 3, e assim por diante, dependendo do que você queira retornar);
Faça assim e não terá mais problemas, ok?
A propósito, “g” e “a” são ALIASES (apelidos, abreviações) para o nome das tabelas em questão…