O campeonato brasileiro é composto de 24 times que se enfrentam ao longo do ano em 46 rodadas. Cada time pode ter até 23 jogadores (goleiros, atacantes, zagueiros…) inscritos no torneio. Cada partida distribui três pontos para o vencedor ou um ponto para cada time em caso de empate. Ao final das 46 rodadas o campeão será aquele que atender aos seguintes critérios de desempate: 1) Número de pontos; 2) Partidas vencidas; 3) Saldo de gols 4) Gols marcados 5) Gol sofridos. Escreva uma aplicação OO em Java que usando a interface abaixo (interface grafica) que diga qual foi o Campeão brasileiro de 2003, o artilheiro e o goleiro mais ?vasado?. Assuma que o usuário vai digitar corretamente os dados de todas as rodadas.
Não consigo modelar essa solução em OO.
Desde ja agradeço a ajuda!
:shock:
Estou impressionado com a freqüência disto ultimamente…
R
rafa.Soares
Desculpe amigo, mas eu não consegui entender o que vc quer, onde esta o problema, na lógica ou na execução?
marciosantri
rafa.Soares:
Desculpe amigo, mas eu não consegui entender o que vc quer, onde esta o problema, na lógica ou na execução?
Rafa, pelo que entendi da pergunta dele, ele não tem nem base pra dúvida. Tá pedindo pra fazer o dever de casa dele…
leoz
Acho que me expressei mal. Vamos lá…
Primeira dúvida: Existem duas formas de se ver esse programa, campeonato > times > jogadores ou jogadores > times > campeonato.
Como na minha tela eu escolho o time (combo), escolho o jogador (combo), numero de gols (text), será necessário selecionar o time e automaticamente mudar o combo de jogadores, neste caso a instancia dos jogadores é colocada na classe de times ou o inverso?
R
rafa.Soares
leoz:
Acho que me expressei mal. Vamos lá…
Primeira dúvida: Existem duas formas de se ver esse programa, campeonato > times > jogadores ou jogadores > times > campeonato.
Como na minha tela eu escolho o time (combo), escolho o jogador (combo), numero de gols (text), será necessário selecionar o time e automaticamente mudar o combo de jogadores, neste caso a instancia dos jogadores é colocada na classe de times ou o inverso?
Vamos ver se eu entendi: vc tem dois JComboBox, e quer que o resultado do segundo se modifique conforme o que for selecionado no primeiro?
[color=darkblue]Numa comparação idiota:[/color] como aquele combo de cidade que depende do estado selecionado.
leoz
Isso… só que quero saber como no exemplo de cidade e estado, a instancia de estado fica na classe de cidade ou a instancia de cidade fica na classe estado?
Dieval_Guizelini
Hum…
Se seguirmos a análise Orientada a Objetos, você terá que um estado é composto por municípios.
Agora em termos de implementação é natural que você pode:
public class Estado {
private java.util.ArrayList<Municipio> municipios....
// ou
private java.util.HashMap<String,Municipio> municipios....
}
Eventualmente para resolver questões do tipo a qual estado um dado município faz parte…
public class Municipio {
private Estado estado;
}
A princípio a questão toda será resolvida na sua classe que fabricará estes objetos, por exemplo você pode instanciar um objeto estado e deixar para carregar os municípios posteriormente (lazy-load). Ou carregar todos.
fw
neohacker
Dica: OO -> UML -> Java
javinh
Oi Leoz, voce conseguiu fazer essa questão toda??? É que é muito parecida com um trabalho que tenho que fazer e como é enorme e tô sem tempo, será que voce não poderia mandar o codigo pra mim??? :oops: se voce tiver feito claro!!! :lol: