Questão sobre mvc no PHP

3 respostas
renatocustodio

Olá pessoal.
Bom, pra mim trabalhar em com mvc no java, seja com um framework ou apenas com servlets, na minha classe controller(que pode ser um servlet ou uma action do struts, por exemplo), eu consigo colocar um valor no request, por exemplo através do setAtribute para depois do dispatcher pegar esse valor na próxima página…

Em php, tem como fazer algo parecido??? Tipo, com o redirect é como o do java, ele limpa tudo, então acho que seria com aquele header(‘outraPagina’), mas ainda não consegui descobrir onde eu jogo o valor para poder pegar na outra página e nem como vou pegar esse valor depois…

Alguma dica?

3 Respostas

Andre_Fonseca

Oi

Que eu saiba o unico jeito é você codificar a sua classe de controller na mão mesmo.

Dando um procurada eu achei este artigo que mostra conceitos legais que você poderia utilizar para implementar o que precisa.

Basicamente, depois de achar o módulo, instanciar a classe, autenticar, etc você irá fazer um display() , algo semelhante ao forward que você faria no Struts como mencionou…

Espero que ajude

Abs

renatocustodio

Me parece que nesse link eles usavam um framework especifico, esse método dysplay não é nativo…
Mas eu consegui reproduzir o que queria através de include, não seu se é o mais adequado(na verdade parece que não é não, mas foi o melhor que consegui por enquanto):

require "Pessoa.php";

$p = new Pessoa();

//...
  //aqui alguns código para pegar os valores do request, salvar no banco, etc...
  //...

include("mostra.php");

Então na página mostra.php consigo acessar os valores do meu $p… Eu poderia tbm jogar o $p dentro do $_POST por exemplo, para abstrair o nome da view… Quando eu for fazer alguma coisa em php, vou dar uma analisada com mais calma nas opções, por enquanto estou apenas estudando um pouco…

Depois tbm vou dar uma olhada em alguns frameworks, principalmente se eu achar algum no estilo struts 2…

Andre_Fonseca

Oi

Com includes é o mesmo que você estar usando variáveis globais… talvez possa haver uma confusão entre os escopos das variáveis…

Achei outro link The Model View Controller Framework for PHP Web Applications que talvez possa interessar…

Abs

Criado 31 de dezembro de 2008
Ultima resposta 3 de jan. de 2009
Respostas 3
Participantes 2