"tradutor " em java

BOA NOITE A TODOS…
PRECISO IMPLEMENTAR UM SISTEMINHA EM JAVA QUE TRADUZA UM ARQUIVO E GERE A RESPOSTA(a traducao em outro).
ex.
no .txt 1 escrevo INICIO
O PROGRAMA LE ESSE ARQUVI… VAI NA PARAVRA INICIO E ME TRADUZ PARA BEGIN… EASSIM POR DIANTE…
MAS N TENHO A MINIMA IDEIA DE COMO FAZER ISSO EM JAVA ! E ESTOU PRECISANDO MUITO DA AJUDA DE VCS.
MUITO OBRIGADO :lol:

Seguinte… vc vai ter q manter alguma especie de memoria ou algo assim pra ele conseguir fazer esse tipo de tradução, digamos que sem tu precisar usar modelos formais fica um pouco menos dificil, mas faca assim… crie um vetor ou algo assim com a palavra a ser traduzida e a tradução, ai conforme tu vai lendo o aquivo, tu vai quebrando tudo em String e comparando, ok ?

Ola,

acho que você pode dividir o teu projeto em duas etapas:

1. pegar o arquivo texto, e ler cada palavra, faz um processamento qualquer em cada palavra, tipo coloca um X, depois um Y no final de cada palavra, apenas pra você certificar-se de que esta navegando e pode escrever nelas…

neste passo, você usará FileReader para ler o arquivo texto, e FileWriter para escrever um novo texto traduzido.

1. para efetuar a tradução, você substiruirá o metodo que tu fez no passo acima (“faz um processamento qualquer em cada palavra, tipo coloca um X, depois um Y no final de cada palavra”, lembra?), e substitui pelo método com essa assinatura:
public String traduz(String palavra)

este método será a inteligência do teu sistema, pois irá ao BD e fará uma consulta pela palavra traduzida referente a que você passou no método.

qualquer dúvida pode ir mandando! boa sorte

[]'s

ok… entendi o conceito mas n tenho a minima ideia de como fazer isso em Java… rsss sou mtoo leigo em java ainda… comecei a Estudar o livro do Deitel agora… poderia me ajudar ?
muito obrigado pela atenção!

Ajudamos sim, com as suas dúvidas que tiver quando estiver fazendo a APP.