Raciocínio em Java - raciocínadores ou máquinas de regras

9 respostas
J

Olá pessoal…
Pretendo desenvolver um método de raciocínio sobre um determinado domínio…
Estou desenvolvendo uma ontologia em OWL.

Só não ficou claro ainda pra mim quando raciocinadores (como o racer) são o bastante para determinar minhas conclusões e quando é necessário utilizar motores de regras (como o jess)…

Alguém já trabalhou com isso?

9 Respostas

J

?

victorwss

Cara, desculpe a minha ignorância, mas não tenho ideia sobre o que você está falando. Sua pergunta até parece ser simples para alguém que saiba do que você está falando, mas acho que 99% dos usuários daqui não tem a menor ideia nem sobre o que isso se trata. Tenta dar mais algumas informações para que os usuários possam ao menos saber o que é e caso já tenham visto algo parecido em algum lugar, possam te indicar.

A

Jokabeludoido
?

Heheheheh, foi comedia a resposta, estou na mesma… rss

Scoobydoo

Note que os races trabalham com uma estrutura de interface de classes estruturadas, baseando-se em uma organização estrutural orientada a objetos.
Ja os motores de regras são utilizados para analises especificas de procedimentos aplicados em cabeamentos analiticos de classes não estruturadas, te trazendo melhor desempenho, mas menor segurança.
eu pessoalmente não gosto do OWL então não recomendo usa-lo

J

Mas eu tenho de desenvolver um método de raciocínio para inferir resultados a partir de um modelo e dos fatos apresentados…Neste sentido, aparentemente OWL parece mais indicado…

ManoJava

Vcs tão falando de que? Inteligência Artificial??

J

Isso…

ManoJava

Motor de inferência?

J

Isso!
Como o JESS…Uma máquina de regras. Que faz casamento de padrões com a base de fatos e a regras definidas, disparando as regras para as quais existem fatos correspondentes e gerando novos fatos ou ações. A máquina de regras é responsável, digamos, pelo modus ponens…

Criado 21 de janeiro de 2010
Ultima resposta 3 de fev. de 2010
Respostas 9
Participantes 5