Radar Caelum

Nos moldes do já conhecido radar da Thoughtworks, a Caelum publicou um radar próprio com suas opiniões sobre tecnologia:

http://radar.caelum.com.br/set-2013

Concordam? Discordam?
O que vocês acrescentariam ou removeriam no radar?

*Isso talvez caísse como notícia, mas acho que aqui gera mais discussão.

Excelente iniciativa. Vou conferir.

Gradle em hold… isso aí eu gostaria de ter uma explicação melhor :slight_smile:

Interessante…

Gradle em hold também preciso de uma explicação do pqê…

Não vi nada de integração contínua (teamcity, hudson…) e nenhuma ferramenta de revisão de código (crucible)

Além do gradle, fiquei curioso com o RVM também.

Não entendi muito bem o “editores de texto para programar”. Se for para preferir IDEs ficou confuso porque, dependendendo da linguagem e do motivo do uso, um editor de texto pode ser muito mais produtivo.

Bom, achei lá embaixo sobre os editores… mas não concordo que o Sublime Text pode se tornar um IDE porque ele ainda não consegue ter as melhores funcionalidades de um IDE (refatoração, por exemplo), apesar de ser um excelente editor de textos.

Também não vi nada sobre frameworks MV*. Como Ember, AngularJS…

[quote=Ataxexe]Além do gradle, fiquei curioso com o RVM também.

Não entendi muito bem o “editores de texto para programar”. Se for para preferir IDEs ficou confuso porque, dependendendo da linguagem e do motivo do uso, um editor de texto pode ser muito mais produtivo.

Bom, achei lá embaixo sobre os editores… mas não concordo que o Sublime Text pode se tornar um IDE porque ele ainda não consegue ter as melhores funcionalidades de um IDE (refatoração, por exemplo), apesar de ser um excelente editor de textos.[/quote]

Eu pensei no sublime também :slight_smile: Sinceramente, tem horas que ele é a escolha mais produtiva pra mim. De longe. Na minha opinião o segredo é saber quando usar o que

Frameworks especificamente de JS você diz?

O Backbone está lá na lista

Frameworks especificamente de JS você diz?

O Backbone está lá na lista[/quote]

Sim. Só vi o Backbone, também não gosto dele (na verdade nunca cheguei a usar, só ler sobre). Mas nem foi falado nada a respeito e nem citados outros.

[quote=fredericomaia10]
Sim. Só vi o Backbone, também não gosto dele (na verdade nunca cheguei a usar, só ler sobre). Mas nem foi falado nada a respeito e nem citados outros.[/quote]

Estão lá sim, como assess:
http://radar.caelum.com.br/set-2013#client-side-mvall

[quote=AbelBueno][quote=fredericomaia10]
Sim. Só vi o Backbone, também não gosto dele (na verdade nunca cheguei a usar, só ler sobre). Mas nem foi falado nada a respeito e nem citados outros.[/quote]

Estão lá sim, como assess:
http://radar.caelum.com.br/set-2013#client-side-mvall[/quote]

Valeu! Achei que estariam em Linguagens e Frameworks. =]

Senti falta do GRails.

Bem lembrado!

Mobile está apresentado todos em Adopt e Windows8 como adopt, mas é resumido em Mobile com Xamarim, talvez fosse necessario deixar em sua propria categoria.

É que na verdade a idéia desse tipo de radar é a empresa opinar sobre as tecnologias que está usando, avaliando.
As vezes não falaram de Grails porque ninguém lá usa.
Considerando que eles usam muito Rails, o Grails ficaria meio que desnecessário.

Mas se você perguntar para o kicolobo, é adopt na certa!

Uma coisa que achei estranho, é o JSF estar em Adopt e o Webforms em Hold.
Acho que os dois tem tantas semelhanças para estarem em extremos diferentes.

Sei que alguns sentiram falta de determinadas tecnologias e frameworks, mas focamos em colocar só o que estamos usando ou testando. Muitas tecnologias não temos esse conhecimento ou uso em algum projeto! O Aniche pode dar mais detalhes.

Boa Paulo, realmente é o que faz sentido afinal não podemos opinar sobre o que não conhecemos a fundo.

Excelente ideia o radar.

Qual seria então o fato do Gradle estar Hold? Estava pensando em testá-lo :frowning:

Oi pessoal,

Muitas coisas boas acabaram não aparecendo no radar, pq optamos por só colocar aquilo que conhecemos e tivemos alguma experiência com ele. NodeJS por exemplo, usamos em um projeto nosso, e apesar de gostarmos bastante da ideia, optamos por deixar em hold.

Sobre Gradle, tivemos alguns problemas com ele, como lentidão. Por esse motivo, temos optador por builds mais “tradicionais”, com Ant ou Maven.

Ainda não desistimos dele, claro, mas por enquanto a nossa preferência interna é de usar Ant ou Maven.

[quote=MauricioAniche]Oi pessoal,

Muitas coisas boas acabaram não aparecendo no radar, pq optamos por só colocar aquilo que conhecemos e tivemos alguma experiência com ele. NodeJS por exemplo, usamos em um projeto nosso, e apesar de gostarmos bastante da ideia, optamos por deixar em hold.

Sobre Gradle, tivemos alguns problemas com ele, como lentidão. Por esse motivo, temos optador por builds mais “tradicionais”, com Ant ou Maven.

Ainda não desistimos dele, claro, mas por enquanto a nossa preferência interna é de usar Ant ou Maven.[/quote]

Pow Mauricio, valeu pelo retorno. Se puder compartilhe onde exatamente ocorreram os problemas de lentidão.

Vou descobrir com a equipe, e aviso :slight_smile: