Radio Button

11 respostas
B

Bom Dia,eu estou tendo dificuldades para descelecionar o radio Button

jrb_masc = new JRadioButton("Masculino");
		jrb_fem = new JRadioButton("Feminino ");
		grupo_sexo = new ButtonGroup();
		grupo_sexo.add(jrb_masc);
		grupo_sexo.add(jrb_fem);
		panel_sexo = new JPanel();
		panel_sexo.setLayout(new GridLayout(1, 2));
		panel_sexo.add(jrb_masc);
		panel_sexo.add(jrb_fem);

panel_sexo.setBounds(270, 145, 200, 30);
		getContentPane().add(panel_sexo);

esse é o código da criação do Radio,se alguem puder me ajudar eu agradeço

11 Respostas

erico_kl

Ou você irá selecionar “Feminino” ou “Masculino”, certo? Como você está usando ButtonGroup, se você quiser deselecionar algum dos dois, selecione o outro e isso acontecerá automaticamente.

B

mas assim um fica sempre marcado,eu quero desmarcar os 2

erico_kl

Cara, se você quer mesmo ter a opção de não ser nem masculino nem feminino faça um outro JRadioButton “Nenhum”, por exemplo… Até para ficar mais fácil para o usuário

ErickRAR

isso?

grupo_sexo.clearSelection();
Ruttmann

RadioButton tem 2 comportamentos…

1 - Inicia deselecionado, e assim que for selecionado, não tem mais como deselecionar.

2 - No caso de RadioButtons agrupados, iniciam deselecionados. Ao selecionar um RadioButton, ele só poderá ser deselecionado caso você selecione outro do grupo. A partir da hora que você selecionou um, não tem mais como deixar nenhum do grupo deselecionado.

Justamente pra garantir que você tenha que selecionar uma opção no formulário onde ele estiver inserido.

Para o seu caso, recomendo usar JCheckBox…

erico_kl

isso vai limpar a seleção, mas de qualquer forma você teria que implementar alguma ação para chamar este método…

B

obrigado pela ajuda,eu consegui resolver o problema

erico_kl

Não mude o tópico somente para “Resolvido”. Somente acrescente no final, caso contrário ninguém saberá o que está resolvido…

B

ok,é q no outro me disseram para mudar o topico

RESOLVIDO

igor_ks

Não tem como deselecionar um radio button, se quiser nenhum selecionado, usa checkbox

B

tem sim o Código q o ErickRAR,faz descelecionar o radio button

Criado 20 de outubro de 2012
Ultima resposta 22 de out. de 2012
Respostas 11
Participantes 5