Ranking do IEEE sobre as principais linguagens:
Me pareceu mais confiável que o famoso TIOBE Index mas, como todo ranking, dá sempre para ficar com um pé atrás.
Ranking do IEEE sobre as principais linguagens:
Me pareceu mais confiável que o famoso TIOBE Index mas, como todo ranking, dá sempre para ficar com um pé atrás.
Realmente esses índices sempre causam uma certa polêmica, no meu entender isso se deve no estabelecimento dos critérios para a coleta dos dados, que podem distorcer alguns resultados, aumentando ou diminuindo a posição de uma ou outra linguagem.
Nesse índice, me chamou atenção a posição entre Python e C#, e Assembly e Objective-c.
Por isso, é importante ter mais de um índice para ter uma visão mais abrangente sobre o mercado.
Linguagem R? Isso é usado em algum lugar aqui no Brasil?
O índice não é nacional. Mas é uma linguagem bastante usada na área de engenharia e estatística, não duvido que usam no Brasil também.
[quote=A H Gusukuma]Realmente esses índices sempre causam uma certa polêmica, no meu entender isso se deve no estabelecimento dos critérios para a coleta dos dados, que podem distorcer alguns resultados, aumentando ou diminuindo a posição de uma ou outra linguagem.
Nesse índice, me chamou atenção a posição entre Python e C#, e Assembly e Objective-c.
Por isso, é importante ter mais de um índice para ter uma visão mais abrangente sobre o mercado.[/quote]
Eu gostaria de saber como separam C do C++. Tem muito programa em C++ que usa recursos do C. E muitas buscas feitas por programadores C++ serão indistinguíveis de buscas feitas por programadores C.
porque esse indice é mais confiável que o TIOBE mesmo?
Primeiro pela instituição que está por trás. O fato de ser do IEEE, que é extremamente respeitado já conta muito.
Segundo, pelo processo dele usar uma análise multi-fatorada. É a combinação do ranking de um método similar ao do Tiobe com índices de carreiras, análises de artigos, sites de notícias e análise da própria base científica do IEEE.
O último item talvez explique porque a linguagem R, que é mais usada em áreas científicas e de engenharia, tenha se destacado.
Existe algum ranking parecido mas das linguagens que pagam mais?
Isso sim seria interessante.
C# logo logo passará java.
Difícil afirmar isso agora pela grande base de mão de obra atual e grandes projetos em andamento que não vão ser reescritos tão cedo. Mas quanto a crescimento creio que va crescer mais sim, ainda mais pela próxima versão do ASP.NET MVC (oficial da Microsoft) ser desacoplada do webserver Windows/IIS, podendo passar a rodar em webserver Linux por exemplo. Já aplicações desktop, casos que só usavam Java pela moda multiplataforma mas com clientes usando apenas estações Windows, podem perceber que era um esforço em vão usar Java, podendo tranquilamente usar soluções com C#.
Baseado em que você afirma isso?!