Acredito q isso seja relativo !
Kem estah se preparando, estudando mesmo, estah ganhando bem.
Por exemplo, kem estah se preocupando em aprender a integrar Java com o R/3 SAP vai ganhar dim dim logo mais.Java é base pra qq coisa em desenvolvimento.Livre, Robusto, seguro, escalável, orientado a objeto e o melhor: compatível com tudo ! 8)
O Rave, assim como qualquer outro ambiente RAD, serve pra um unico tipo de publico: os programadores corporativos, que fazem sistemas absolutamente sem-graca (do tipo ‘controle de caixa’, ‘almoxarifado’ e similares), onde a coisa mais dificil que o programador faz é escolher a query certa no banco de dados pra popular as telinhas.
Se é isso que vc faz, então se anime, vai nascer uma ferramenta que te promete maior produtividade.
Se nao eh isso o que vc faz, entao simplesmente ignore o Rave, ja que ele nao é útil pra você.
Agora, onde isso interfere no seu salário, eu não entendi…
Acredito que seria melho ir tocar em festinhas rave então… porque pelo menos no meu ponto de vista vc trabalha no que gosta e se sente bem e a grana vem por consequencia… não adinda ficar só correndo atraz dela porque vc vai passar por cima de outras pessoas, esbarrar em outras e no fim vão estar correndo atraz de vc querendo seu couro…
Sobre o comentário “sistemas sem graça”.
Eu acho que sem graça é fazer um sistema que não atende as necessidades do seu usuário fora isso eu acho que qualquer desenvolvimento é válido e se o seu ambiente puder ser o mais produtivo possível eu acho ideal pois isso diminui em muito seu stress e só pupolariza cada vez maisa linguagem JAVA que é o motivo de todos nós estarmos aqui discutindo.
Eu acho que oq o cv quiz dizer é que o sistema tem a complexidade dele baseada em querys e algumas regras de negócios, onde a tecnologia mesmo não interfere muito… O sistema funcionaria bem em praticamente qualquer linguagem (inclusive em NOT YET, :lol: )…
Eu trabalho com desenvolvimento de sistemas corporativos e tenho q matar a minha sede por programações mais avançadas em casa mesmo, heheh… Pq no desenvolvimento corporativo a maior parte dos programas segue um molde e muda-se as regras, basicamente…
Exatamente, ted… a maioria dos sistemas corporativos (e ate sites!) que a gente ve por aih sao so front-ends bonitinhos pra um banco de dados… se vc pegar o sistema, e perceber que vc consegue fazer tudo o que ele faz com um SQLPlus da vida, entao quer dizer que o sistema poderia ter sido feito (ou ate gerado) com uma ferramenta mais “arraste-a-conexao-para-o-form” como o Rave.
Agora, se vc pega um sistema onde o X da questao e a interacao com o usuario, com outros dispositivos em rede, calculos pesados, ou o que o valha, de que serve o Rave? Nada
só um comentário:
Trabalho com SAP R/3 e posso dizer q vai acontecer sim essa “aliança” entre os dois… no momento ainda nao tem nao … a SAP tá prometendo pra proxima versao(e faz tempo q tao prometendo isso!).
No momento o que o Java faz pelo SAP o .NET pode fazer…o VB…o PHP…C/C++ … perl …delphi
só o que o SAP faz é pegar chamadas de funções remotas … não precisa ser só Java…bem que eu preferia mas… :lol: