Re:Ajax, Quando?

11 respostas
Pedrosa

Realmente você deve saber dosar o uso de Ajax, por exemplo em filtros, combos, listagens, treeviews, com relação ao ganho é que você deixa sua aplicação com cara desktop onde a pessoa requisita uma informação e obtém na hora, estamos migrando um CRM em Delphi para Web e se não fosse Ajax imagine a resistência dos usuários, a questão é achar algo produtivo e simples para trabalhar, implementar na mão Ajax é loucura, existem excelentes alternativas para tal.

11 Respostas

F

Eu vejo o ajax de duas formas a qual quero enfatizar é por parte do usuario, creio que uma aplicação que utilize ajax aumenta e muito a usabilidade pois, imagina o usuario fazendo uma requisição que demora para ser processada a tela branca fica exposta ele pensa que deu erro e clica no botão de voltar do browser. Já com ajax seria diferente mostraria uma mensagem um gif por exemplo de carregando até que a informação seja exibida.

Creio que a usabilidade é um dos melhores motivos para se usar ajax pois fica muito mais iterativo.

bandrade

Se feito em Ajax também deve ter a mensagem “Carregando” ou coisa do tipo, desabilitar o botão, etc.
Ajax dá um trabalho a mais, mas é costume. Depois de alguns sistemas com uso de ajax você não vai querer fazer de outra forma. (;

S

Nada como a informação de “Aguarde…” e mesmo com Ajax a requisição pode demorar!
Mas não renderiza a página de novo.

pablofaria

Gosto de aplicações que tenham uma interatividade maior com o usuário e que poupem menos “TEMPO” para mostrar as informações na tela para o mesmo (e é isso que realmente importa)…

Não vejo o Ajax como solução para esse tipo de problema, além de ficar muito mais custoso pro programador o resultado as vezes não é satisfatório para o cliente e nem para os usuários do sistema…

Se falamos em baixo consumo de banda sem nova renderização de páginas, auto compatibilidade de browsers e satisfação do usuário em todas esses requisitos, não esquecendo da qualidade e dos prazos, eu realmente prefiro o Adobe Flex…

que uni todos esses conceitos e com uma “cara” mais intuitiva e amigável para quem realmente interessa… Tendo somente o incômodo de se carregar uma única vez o sistema todo…

Leozin

fazer uma página em ajax dá uma trabalheira do cão se você não souber como fazer, onde fazer e quando fazer

eu não consigo mais fazer páginas não-ajax, ainda mais com JSF por exemplo

quando você programa utilizando ajax você consegue ver semelhanças com uma aplicação desktop. Ou quando você clica em algum “link” no teu word ele dá um “submit-refresh”? Ou seja, é muito mais rápido pro usuário final, a tela não é carregada novamente depois que ele fez uma operação

outra coisa legal do ajax é que ele não é simplesmente “não dar refresh”… você já chegou a analizar o objeto XMLHTPPRequest? Com ajax você faz chamadas assíncronas e o resultado dela você, utilizando DHTML/DOM, torna a tua página muito mais rica e fácil de mecher =)

outra coisa legal é quando você quer faezr uma validação server-side rapidamente… Com ajax você consegue fazer com que uma validação server-side seja que nem client-side, rápido e sem precisar carregar uma página novamente

sandeco

Também tem o lance de repartir alguns processamentos do servidor no cliente aonde o JavaScript
pode fazer muito bem… essa é a idéia passada pelo livro “Ajax in action”

Com ajax/js o site fica com mais com cara de sistema desktop com alguns web widgets
bem elaborados… assim como o google docs, yahoo mail e etc…

cmilfont

everson_z:
Criar um site com Ajax da um trabalheira do cão!
Existe outra real vantagem em utilizar algo “anti-produtividade” ?

usando um framework Ajax (existem dezenas) não há improdutividade.
Aconselho o ExtJS ou o Yahoo!YUI

agodinho

Acho que todas essas preocupaçoes de perfomance numa aplicação AJAX saudáveis, antes de mais nada a aplicação tem de funcionar mas não adianta funcionar se fica muito lento e seu usuário acaba ficando de saco cheio por ter de esperar uma eternidade numa simples página de cadastro.

Mas minha preocupação principal quando falo de ajax não é performance, mas sim a garantia de que vai funcionar. Lembrando que no fundo ajax depende dos malditos scripts e que o raio do navegador pode não conseguir baixar esses malditos!!!

Ajax não é novidade (o nome sim, a tecnologia por detrás não).

Desde 96 (isso mesmo, pode ser até antes) já se usavam conceitos e idéias do ajax atual que amadureceram desde então. Blá blá blá - esse troço ainda depende dos malditos scripts!!! Eu mesmo participei de um projeto utilizando vb6 (com cgis, em 96 mesmo) para o Liberal bank of America (controle de assets) que usava conceitos de mensagens assíncronas dentro de iframes que foi pro lixo simplesmente porque vira e mexe o IE (acho que era o 4 ou 5) travava, quebrava ou simplesmente não funcionava.

Recentemente me enfiei de novo numa outra “furada” ajax, só que dessa vez utilizando um framework (ZK, muito bom) e outras tecnologias java. Resumidamente, falando dos problemas, foi muito semelhante (só não tive de ficar escrevendo java scripts, graças ao ZK).

Quanto às dificuldades em escrever forms AJAX, IMO, acredito que dependa esclusivamente do framework adotado. Com ZK, do ponto de vista do desenvolvedor, isso foi bem tranqülo (com vb6 e cgis foi um inferno) - parecia até um form vb!!! Cheio de eventos!!!

Pessoalmente, assim que der chance, quero me aprofundar e fazer um laboratório com o Lazlo e o flex.

rafaelglauber

cmilfont:
usando um framework Ajax (existem dezenas) não há improdutividade.
Aconselho o ExtJS ou o Yahoo!YUI

Pegando o gancho das “susgestões”, tenho uma: JQuery. O complicado atualmente é fazer uma aplicação web sem nenhuma implementação Ajax, logo a discursão dele ser produtivo ou não fica complicada, acho que o mais importante é buscar esses frameworks e obter deles o melhor resultado, pois os usuários estão ficando, a cada dia que passa, mais exigêntes.

everson_z

Criar um site com Ajax da um trabalheira do cão!
A única vantagem “real” que eu vejo é não reenviar a pagina toda (Menor banda).

É mais rápido, realmente! Porem o processo ainda é lento por depender da velocidade do usuário (Uma Ferrari de 800 cavalos em uma rodovia com limite máximo de 80km/h).

Mais bonito! Mais essa para o programador se preocupar?

Bom, pelo trabalho de desenvolver, manutenção e dependência do javaScript… etc, eu vejo o Ajax apenas como útil se houver um pré-requisito em manter baixo o consumo de banda.

Existe outra real vantagem em utilizar algo “anti-produtividade” ?

• No google encontrei coisas como usar por gostar de usar (pessoal) e o que citei acima.
everson_z

Se por esse motivo eu acho que iria para o Framework Laszlo

fnascimento:
usuario fazendo uma requisição que demora para ser processada a tela branca fica exposta ele pensa que deu erro e clica no botão de voltar do browser

Nada como a informação de “Aguarde…” e mesmo com Ajax a requisição pode demorar!

Criado 29 de janeiro de 2008
Ultima resposta 29 de jan. de 2008
Respostas 11
Participantes 11