Pois é, cada tipo de arquivo tem propriedades diferentes, e é por isso que não há um “framework padrão”. Por exemplo, para músicas existe o IDv3, para fotos o EXIF, para arquivos PDF existem as propriedades do PDF, para arquivos Office (antes da versão 2007) existem alguns tipos de propriedades, para depois da 2007 existem outros tipos, e assim por diante.
Você vai ter de ralar bastante, porque há muitas bibliotecas diferentes 
Não é por falta de imaginação do pessoal da Microsoft ou da Apple, Ambos definiram que seus filesystems (NTFS e HFS, respectivamente) poderiam ter propriedades (metadata) associados a cada arquivo, mas que ficariam gravados “em paralelo” com os arquivos, e que essas propriedades seriam fáceis de acessar e seriam acessadas e modificadas de forma padronizada.
Acontece que essa idéia nunca pegou e é por isso que há esse carnaval de propriedades que ficam dentro dos arquivos, não em paralelo com os arquivos.
Olá,
Primeiramente, não estou procurando como trabalhar com arquivos .properties 
Preciso alterar/adicionar propriedades num arquivo (como autor, proprietário, etc). Nas procuras que fiz encontrei: Como trabalhar com arquivos .properties; Bibliotecas para tratar ID3v2 (para músicas) e NIO2 (Java 7).
Alguém sabe alguma outra forma ou framework que possa fazer este trabalho?
Valew
Pois é… A melhor sugestão que encontrei foi escrever uma DLL e fazer binding para a mesma…
Eu só queria adicionar uma propriedade no meu arquivo para identificar o mesmo (seria como versão) Se não existir essa propriedade, adicionaria marcando como oldVersion, caso contrário, já criaria ele com essa propriedade marcando como newVersion.
Isso tudo pq estou mudando a forma de acesso a esse arquivo mas, por questões de retrocompatibilidade, preciso manter ambos os formatos 
Já imaginei alternativas, mas considero as mesmas como gambiarras.