Re:Anti-Microsoft?

Isso é vício mesmo, é bem assim.

As vezes a gente leva pela preferência pessoal e não leva em conta o custo ou ainda as facilidades sobre o desenvolvimento com outras tecnologias.

Acredito que essa seja uma discussão já bem “gasta” por aqui, toda semana tem um tópico parecido sobre esse assunto.

Bem cara, em relação a programadores Delhi, até onde eu sei(e posso estar desinformado) Delphi só existe pra Windows(Microsoft!), ou seja, querendo ou não algo da Microsoft terá de ser usado.

O problema disso tudo são os fanáticos e os que não sabem o que falam. Muita gente fala que .NET e Windows são uma merda porque é necessário desembolsar uma grana para se desenvolver com eles e por isso Linux e Java são legais, são free e tudo mais e os programas da Microsoft só dão erro e não servem pra nada.
Muitos “programadores” acabam indo na onda dos fanáticos e falando sobre o que não sabem, pois sob o meu ponto de vista não se pode falar que uma coisa é RUIM sem ao menos conhecê-la.

Cara, dos alguns anos que ouvi falar em anti-microsoft nas empresas por onde passei, não era exatamente pela tecnologia, mas pelos produtos finais. Esse esquema de drag n drop orientado a eventos, facilitam muito porém na hora de dar manutenção… jah viu… Geralmnete os caras aprendem rapinho a fazer muitas coisas, só que desta maneira… Não critico tudo em VB, delphi, .net, etc, mas o ponto que sinto mais negatividade é este… rs

Você está certo em partes, mas isto é relativo.

Você já trabalhou com o Visual Studio ou alguma outra ferramenta da Microsoft?
Bem, eu estou trabalhando há um tempinho com ela(trabalhava com Java antes) e esse problema da manutenção ai que você disse por causa do drag’n’drop simplesmente não existe. Mesmo porque não adianta você só ficar arrastando botãozinho e componentezinho e criando eventos sem saber o que eles realmente fazem(sem falar que só arrastando componente você não faz aplicativo nenhum sem escrever ao menos uma linha de código). E eu acabo escrevendo bem mais código do que “arrastando componentes”, e te falo que não é uma coisa tão fácil de se fazer.

Cara usei sim visual estudio um bom tempo atrás… e disse, não sou contra nem a favor da plataforms .net, não entenda mal… Só vi muito código tosco feito por ae…

Eu entendi, relaxa, não achei que você fosse contra ou a favor de algum tipo de tecnologia.

Bem, código tosco tem em todo lugar…eu mesmo no momento estou tendo um problema com um método chamado ChamaRelatório(argh).

[quote=everson_z]Entre casos e casos a Microsoft pode ser a melhor solução entre um deles…

Como eu imaginava… tipo de programador usam viseira de cavalo[/quote]

Realmente há casos em que a utilização da plataforma da microsoft seja a melhor solução sim! Embora esteja num forum de java, não sou contra outras plataformas. Só acho qua há casos e casos para serem analisados.

Cara, eu adoro a Micro$oft! Em toda a minha existência como programador foi rodando num DOS (Clipper) ou Windows (Delphi) que meus programas funcionaram. Podem criticar o tanto que for, mas Office e cia estão muito bons.

Antigamente, até o Windows 98, o Windows dava pau até. Tela azul pra todo lado. Mas isto já é passado.

Hoje eu estou partindo para o Linux (e Java tb!) por uma questão de mercado. Par mim tanto faz, os dois me atendem.

O que às vezes dá desânimo é escutar alguns comentários assim. É o mesmo que criticar PT, PMDB ou PSDB sem nem saber porque (não quer abrir discussão sobre política!). São pessoas que escutam comentários e tomam como seus sem embasamento.

Pobres papagaios…

Não gosto do Visual Basic 6, da Microsoft.

As razões são as seguintes:

1. Primeiramente, tem pouca compatibilidade com código legado, código VB4 tinha que ser reescrito para VB5 e novamente para VB6 e, com o VB.net, não seria diferente…

2. O VB tem princípios de linguagem de script, que simplesmente tornam o código difícil de se manter e propenso a erros (se o programador não tiver disciplina): métodos por default são public, existe o comando On Error Resume Next, variáveis são declaradas implicitamente e com tipo default variant. O tratamento de erros, baseado em goto, não serve para muita coisa.

3. Não tem suporte a multiplas threads (até o VB6). Isso inclui o timer do VB6;

Quanto ao Visual C++. Não usei, mas em vários livros ele é citado como um dos mais importantes programas no mundo C++, seja para o bem ou para o mal.

O que realmente gosto da MS é a documentação. Extensa, cheia de exemplos e com textos claros. E o melhor, toda gratuita e disponível online. O help central da MS não deixa a nada desejar a companhia nenhuma.

Mas é isso aí. Essas guerrinhas de linguagem não servem para nada. Linguagens são ferramentas. E, por conseqüência, sem saber qual é a tarefa, não dá para defender nenhuma linguagem.

O Java, por exemplo, é multi-plataforma. E com isso, vem uma certa sobrecarga, como classes mais complexas (alguém acha o Calendar simples?), acesso difícil ao sistema operacional (tentem integrar java com um joystick), etc. E, quantos de vocês, REALMENTE precisaram do fato dele ser multi-plataforma?

Dependendo do sistema uma boa interface RAD, como a da VCL, com drag&drop e exclusivamente para Windows é mais do que o suficiente…

E só um comentário. Trabalhei mais de dois anos com o Visual Basic 6 e com o Delphi. E posso afirmar com certeza que o Delphi sempre foi superior. Não tinha absolutamente nenhum dos problemas que citei acima do VB, tinha tipagem forte, suporte a OO (inclusive com herança múltipla, depois de algumas versões), uma IDE mais poderosa (sem aqueles combo-boxes ridículos para se navegar no código) e uma biblioteca de componentes visuais ou não (VCL) muito mais bem estruturada e poderosa.

Podem debater a vontade
ja programei em VB, Delphi, Java (onde estou agora).
Mas se tiver de começar uma nova liguagem ou ate mesmo voltar a programar vb, ou delphi ou outras que não estão mais na “moda”
pagando bem que mal tem?

Honestamente prefiro trabalhar com java, .net
pq é onde tem mais mercado de trabalho.

até onde eu sei(e posso estar desinformado) Delphi só existe pra Windows(Microsoft!), ou seja, querendo ou não algo da Microsoft terá de ser usado.

A borland ate tentou linux com Kilix se eu não estou engando mas não de certo.

Abraço

Eu não gosto da Microsoft, principalmente pela sua política de monopolizar tudo. Existe muitoa pouca interoperabilidade (sobre o"trato" com a Novell eu não sei dizer se vai melhor alguma coisa) entre produtos da M$ e outros, levando o programador e ao usuário (existem exceções, não quero generalizar) utilizar 100% Microsoft ou ir para outra…

Um exemplo clássico é o do Internet Explorer, que até onde eu saiba ainda não segue os padrões da web, forçando ou a sua utilização ou criar-se uma gambiarra para funcionar no ie (principalmente em relação a css).

Apesar de não pretender utilizar mais nenhum “produto” da M$, respeito a opinião e os gostos dos outros e não digo que a solução x é melhor ou pior do que a da M$, só prezo a liberdade

[quote=Kknd]Eu não gosto da Microsoft, principalmente pela sua política de monopolizar tudo. Existe muitoa pouca interoperabilidade (sobre o"trato" com a Novell eu não sei dizer se vai melhor alguma coisa) entre produtos da M$ e outros, levando o programador e ao usuário (existem exceções, não quero generalizar) utilizar 100% Microsoft ou ir para outra…

Um exemplo clássico é o do Internet Explorer, que até onde eu saiba ainda não segue os padrões da web, forçando ou a sua utilização ou criar-se uma gambiarra para funcionar no ie (principalmente em relação a css).

Apesar de não pretender utilizar mais nenhum “produto” da M$, respeito a opinião e os gostos dos outros e não digo que a solução x é melhor ou pior do que a da M$, só prezo a liberdade…[/quote]

i++
Outro exemplo clássico é rodar páginas ASP/ASPX somente em IIS … (sei que existem opções, mas nunca vi em uso)
Usar Sharepoint somente em Windows 2003 …
Formatos proprietários (.doc, .xls) para te amarrar ao Office …
Inventar funções javascripts que só funcionam no IE … (quer dizer que eu num Linux não posso ver um site ?)

Tirando a parte de monopolio, tem a parte também de Marketing mentiroso e sensacionalista ! Eu trabalho neste meio “Microsoft Partner”, participo de reuniões com pessoal da Microsoft, e o que eu vejo sempre é que ela não está preocupada em arranjar a melhor solução pra seu cliente e sim, vender o número máximo possível de licenças de seus produtos que cabe no contexto de uso.

http://br-linux.org/linux/node/8030
http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=205996
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1656#

Fora isso não tenho nada contra a Microsoft, usa quem quer ser dependente.

PS: Outra coisa! A maioria que defende o Windows, tem somente o pirata em casa !

Desculpem o flame, mas não resisti de colocar o meu comentário e o que vejo no dia-a-dia.

[quote=Roger–][quote=Kknd]Eu não gosto da Microsoft, principalmente pela sua política de monopolizar tudo. Existe muitoa pouca interoperabilidade (sobre o"trato" com a Novell eu não sei dizer se vai melhor alguma coisa) entre produtos da M$ e outros, levando o programador e ao usuário (existem exceções, não quero generalizar) utilizar 100% Microsoft ou ir para outra…

Apesar de não pretender utilizar mais nenhum “produto” da M$, respeito a opinião e os gostos dos outros e não digo que a solução x é melhor ou pior do que a da M$, só prezo a liberdade…[/quote]

i++
Outro exemplo clássico é rodar páginas ASP/ASPX somente em IIS … (sei que existem opções, mas nunca vi em uso)
Usar Sharepoint somente em Windows 2003 …
Formatos proprietários (.doc, .xls) para te amarrar ao Office …
Inventar funções javascripts que só funcionam no IE … (quer dizer que eu num Linux não posso ver um site ?)

Tirando a parte de monopolio, tem a parte também de Marketing mentiroso e sensacionalista ! Eu trabalho neste meio “Microsoft Partner”, participo de reuniões com pessoal da Microsoft, e o que eu vejo sempre é que ela não está preocupada em arranjar a melhor solução pra seu cliente e sim, vender o número máximo possível de licenças de seus produtos que cabe no contexto de uso.

http://br-linux.org/linux/node/8030
http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=205996
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1656#

Fora isso não tenho nada contra a Microsoft, usa quem quer ser dependente.

PS: Outra coisa! A maioria que defende o Windows, tem somente o pirata em casa !

Desculpem o flame, mas não resisti de colocar o meu comentário e o que vejo no dia-a-dia.

[/quote]

Então 95% mais ou menos do planeta é burro e dependente, você e mais os outros 5% são inteligentes e livres, é isso?

Que absurdo, eu não defendo M$ e nem ninguem, trabalho com o que me pagar mais, isso aqui para mim não passa de ganha pão…

Será que o fato da M$ dominar tanto o mundo não é pq os concorrentes não tem capacidade suficiente para supera-la??

O Pessoal do Google está provando ser muito competente e logo logo vão estar brigando de igual para igual com a M$, eles conseguiram isso através de trabalho duro e idéias inovadoras e não metendo o pau no concorrente, tentando evangelizar as pessoas.

Pra se pensar não…

Ok. Eu concordo com o “fazer melhor” ao invés de “meter o pau” no concorrente. Para mim, sistemas GNU/Linux são mais avançados do que o da M$. Ao invés de falar mal do windows (por exemplo), eu somente deixei de usá-lo.

Em nenhum post eu falei que tal sistema é ruim ou o contrário, só não concordo com a sua filosofia.

Amigos,

O que eu penso é que ficar bitolado a apenas uma tecnologia, não é legal. Seja ela Windows ou Linux. Eu penso no seguinte, usar o que for melhor dadas as circunstâncias.

Acredito que as tecnologias veem para somar, e nós temos que verificar o que é melhor utilizar, nas váriadas situações. Não importa se é Windows, Linux, quanto a SO, e se é Delphi, Java, PHP, C++, C#.

Eu penso dessa forma.

[quote=fsquadro]Amigos,

O que eu penso é que ficar bitolado a apenas uma tecnologia, não é legal. Seja ela Windows ou Linux. Eu penso no seguinte, usar o que for melhor dadas as circunstâncias.

Acredito que as tecnologias veem para somar, e nós temos que verificar o que é melhor utilizar, nas váriadas situações. Não importa se é Windows, Linux, quanto a SO, e se é Delphi, Java, PHP, C++, C#.

Eu penso dessa forma.

[/quote]

Falou bem. Tem casos que outras tecnologias podem te ajudar de uma forma melhor (Existe muito além de Windows / Linux / Java).

“Desenvolvedores Java” normalmente não sofrem disso, porém quando se trata de outras tecnologias (por exemplo Delphi) os programadores tendem a ficar dependentes da ferramenta e do windows.

[quote=Kknd]
“Desenvolvedores Java” normalmente não sofrem disso, porém quando se trata de outras tecnologias (por exemplo Delphi) os programadores tendem a ficar dependentes da ferramenta e do windows.[/quote]

Eu discordo, poder usar o Java em várias plataformas não faz com que o indivíduo busque conhece-las a fundo e nem explorar o seus pontos fortes.

Além disso, muitos ficam dependentes da VM, o que no final é a mesma coisa. Outros fecham os olhos para os problemas da plataforma. E tem ainda aqueles que nem questionam se o problema pode ser melhor resolvido fora do java.

Fanáticos que endeusam a linguagem que mais conhecem existem em todo lugar.

Muitos programadores reclamam da microsoft e eu pergunto o porque e nunca tenho uma resposta decente.

Programador Delphi: Os programas microsoft são um lixo e nunca vou usar.
Eu: Mas todo lixo pode vir a ser bom.
Programador Delphi: Nunca vou usar, são ridículos.
Eu: Mas você trabalhava com clipper antes do delphi.
Programador Delphi: Ah… sempre tem que pagar pelos programas da microsoft.
Eu: E o delphi é free?
Programador Delphi: …

É quase sempre assim…

Entre casos e casos a Microsoft pode ser a melhor solução entre um deles…

Como eu imaginava… tipo de programador usam viseira de cavalo