Não se prenda apenas a certificações, procure saber o que o mercado está precisando no momento, ou do que ele precisará futuramente. Estude outras tecnologias além de Java, pois muitas empresas levam em conta esse interesse extra do candidato.
Oi,
Sempre fui “contra”, a esse desespero atrás de certificado… Claro que certificado não é garantia de nada, pessoal acorda!
Paciência cara, certificação tem seu valor, mas não é a última coca-cola do deserto. Principalmente se a gestão da empresa for madura nisso. Um gerente maduro sabe que um cara super-certificado não é necessariamente um super-profissional.
Procure aprender mais e participar de projetos open source. Isso TAMBÉM tem valor.
:) Não fique triste…
Certificação é apenas um plus no seu currículo. Antes da certificação a empresa vai valorizar se você tem curso superior, ou está cursando e se tem alguma experiencia.
É só acompanhar as vagas oferecidas aqui no painel do GUJ. Sempre é exigido em 1° lugar Curso Superior na área, depois experiencia e as vezes certificação.
Bom Dia,
Rapaz, certificação é mais valorizada em empresas que alocam seus funcionários dentro dos clientes, isso porque esses clientes que receberão os profissionais costumam supervalorizar certificações (obviamente não todos, mas boa parte dos que conheço e foi onde consegui ver um diferencial real por ter certificação).
Procure enviar seu CV para empresas que se encaixem nesse perfil, creio que aumentará suas chances.
O que as empresas mais valorizam, e agora falo como o responsável pelas contratações da empresa que trabalho, é experiência. Sei que isso cai naquele velho papo “mas se eu não consigo emprego não consigo experiência”, para quebrar esse círculo vicioso você pode participar de projetos Open Source ou fazer um trabalho voluntário.
Da mesma forma que o diploma por si só não garante emprego, certificação também não o faz, é um ‘adicional interessante’ mas está longe de ser o único fator avaliado pra uma contratação.
HTH
Seguinte, se nem diploma garante nada, certificação tbm está indo no msm caminho.
Mas msm assim não desanime, não jogue a toalha não. Fé em Deus q ele é justo, luta q tu consegue…
Veja meu exemplo. Fui técnico informática, programador Clipper, Delphi, VB, Python e agora Java…Formado em Sistemas e agora fazendo Engenharia Civil…kkk !!! Veja as mudanças. Se adeque. Mas não pare de estudar.
Como eu na minha classe na faculdade de Engenharia Civil, tem mais 2 ex. programadores que estão procurando outros rumos tbm.
kkk !!!
é isso ae, não desista…Tente outra vez, como dizia Raulzito. !
t+ e boa sorte.
Certificação é bom para consultorias que vendem os serviços e claro vendem o profissional certificado, mas o fato de vc ter o certificado não te garante nada , fazendo uma analogia …não é pq sei jogar bola bem que virei um atleta profissional …rs…
Portanto estude , não desanime e mande seu cv para muitas empresas , a probabilidade de vc receber algumas propostas daqui para frente é grande …enfim boa sorte …
Lekão
Mercado é bastante heterogêneo, ainda mais se for comparar cidades diferentes. Tem empresas que valorizam mais certificação, outras não liga. Conheço empresas que a certificaçao é pré-requisito, outras até olham contra.
Pesando os fatores, é o que o pessoal falou: é um diferencial, com certeza, mas não é o único nem o principal. Outra coisa, é você não se acomodar na OCJP, prossiga com as próximas certificações, que possuem peso maior.
[quote=Anime]Oi,
Sempre fui “contra”, a esse desespero atrás de certificado… Claro que certificado não é garantia de nada, pessoal acorda![/quote]
Exatamente.
Eh bem ter certificacoes?? Sim, absolutamente! Porem, se a empresa quer alguem com experiencia a certificacao por si soh nao te da melhores chances.
Eu vejo as certificacoes mais como um complemento pra deixar o curriculo mais “bonitinho” e com conteudo.
Aqui no forum, alguns (ate por interesses profissionais ou massagear o proprio ego) fazem um certo “hype” em volta das certificacoes java, mas pra falar a verdade, elas nao servem pra muita coisa nao.
//Daniel
Ter uma certificação irá ser uma boa num critério de desempate. Mas algumas certificações são mais importantes, como aquela que uma faculdade dá ao final do curso.
Alguns GUJnautas ficam tão fissurados por certificações que as vezes chegam a priorizar a SJCP ao diploma universitário.
[quote=ViniGodoy]Ter uma certificação irá ser uma boa num critério de desempate. Mas algumas certificações são mais importantes, como aquela que uma faculdade dá ao final do curso.
Alguns GUJnautas ficam tão fissurados por certificações que as vezes chegam a priorizar a SJCP ao diploma universitário.[/quote]
Tenho o mesmo pensamento. Minhas duas certificações prioritárias: a da graduação e a do mestrado
tirar certificação é foda, se for iniciante as vezes é melhor nem dizer que tem
por que se você diz que nao sabe nada e nao faz nada tudo bem,
agora se chega na empresa e diz: eu sei tanto que tenho até certificação!!!, ai os caras vao te dar as tarefas meio fodas e você vai ter dificuldades como qualquer iniciante,
só que iram pensar, “putz o cara tem certificação e nao sabe fazer isso, deve ter conseguido passar usando testkiller”…foda velho…
o melhor é cursar um superior, e realmente ver se existem vagas por ai, e se esta procurando no lugar certo…
uma idéia é você procurar emprego em curitiba ou SP, se você não tiver responsabilidades, filhos, esposa, etc…e tiver ajuda da familia
Assim como certificação, diploma também não prova muita coisa; e se você for colocar o tempo demandado por cada um, ai fica mais dificil ainda comparar. Pense, se você passar 4 anos estudando e tirando certificações, o que será que teria mais “valor” no mercado? Por isso não dá pra ficar comparando certificação com diploma.
Pra mim tudo depende de um contexto, um funcionário com muitas certificações terá seu valor dado de acordo com o contexto. Por isso, se você procurar ser super-certificado, procure um contexto onde suas certificações sejam “mais necessárias” pois, nesse contexto, você conssequentemente será mais valorizado.
Acredito que formação é o mais genérico do seu conhecimento, e certificações já entram em um contexto bem mais específico, cabe ao desenvolvedor achar locais onde esse contexto específico seja mais valorizado.
[quote=xdraculax]Assim como certificação, diploma também não prova muita coisa; e se você for colocar o tempo demandado por cada um, ai fica mais dificil ainda comparar. Pense, se você passar 4 anos estudando e tirando certificações, o que será que teria mais “valor” no mercado? Por isso não dá pra ficar comparando certificação com diploma.
Pra mim tudo depende de um contexto, um funcionário com muitas certificações terá seu valor dado de acordo com o contexto. Por isso, se você procurar ser super-certificado, procure um contexto onde suas certificações sejam “mais necessárias” pois, nesse contexto, você conssequentemente será mais valorizado.
Acredito que formação é o mais genérico do seu conhecimento, e certificações já entram em um contexto bem mais específico, cabe ao desenvolvedor achar locais onde esse contexto específico seja mais valorizado.[/quote]
Sei não viu. Se o cara for graduado em Ciência da Computação em uma boa universidade acho que o certificado dele vale mais que 4 anos de certificações, que apenas prova o conhecimento em uma tecnologia que pode morrer amanhã, enquanto que o bacharel tem base forte pra aprender a tecnologia que ele quiser, mais rápido que alguém com 15 certificações.
Pois é cara, mas como falei, depende do contexto.
Para ser desenvolvedor, qual você contrataria?
Para ser professor, qual você contrataria?
Para ser gerente de projeto, qual você contrataria? (nenhum dos dois, hehehe :P)
Você num acha não?
[quote=xdraculax]Pois é cara, mas como falei, depende do contexto.
Para ser desenvolvedor, qual você contrataria?
Para ser professor, qual você contrataria?
Para ser gerente de projeto, qual você contrataria? (nenhum dos dois, hehehe :P)
Você num acha não?[/quote]
É, depende mesmo do contexto. Eu entendi seu ponto de vista e acho que você entendeu o meu.
A certificação de uma faculdade tem tanto valor que:
- É critério de decisão em diversas entrevistas de emprego;
- É requisito para diversos tipos de concursos públicos;
- É requisito para entrada em qualquer especialização, seja lato ou strictu sensu;
- É o que norteia boa parte das políticas públicas envolvendo a área (conselhos de classe, pisos salariais, etc) - sorte que nossa área não tem disso.
Não disse que diploma não é importante Vini, tem valor, e sou formado - antes que achem que não sou formado e estou criticando quem é.
Mas não retira o que eu disse, depende do contexto, e se eu não quero seguir carreira em nada que dependa do governo? Quero abrir minha empresa de desenvolvimento de software? E não preciso nem falar dessas histórias de empreendimentos de pessoas sem formação acadêmica.
Tudo tem seu valor dependendo do contexto, e diploma não foje a regra. No contexto da sua vida o diploma tem um valor - supondo que você deseja ingressar em algum desses caminhos que envolve o governo, apenas supondo. Na minha vida, já tem outro peso, diferente do seu.
História da vaca… uma vaca teu um valor aqui, e outro na Índia hehehehe
Programei em Delphi e PHP por 6 anos…
Não conseguia vaga para atuar com Java por não ter experiência.
A certificação me valeu como uma prova aos entrevistadores que eu tinha experiência sim com Java.
Menos de 1 mês depois da certificação peguei emprego como Analista/Programador Java.
pra mim valeu
[quote=carlos.scuna]Programei em Delphi e PHP por 6 anos…
Não conseguia vaga para atuar com Java por não ter experiência.
A certificação me valeu como uma prova aos entrevistadores que eu tinha experiência sim com Java.
Menos de 1 mês depois da certificação peguei emprego como Analista/Programador Java.
pra mim valeu[/quote]
Então, certificação teve um valor maior na sua vida de que na vida do companheiro que abriu esse tópico. Provavelmente, o gestor responssavel pela empresa que você entrou tem uma visão diferente sobre certificações.