Re:Decepção

Tudo depende do contexto.

Mas acho simplificar assim é ver o diploma de maneira muito restrita. Quem disse que, depois de abrir sua empresa, ela não irá quebrar, vc sofrerá uma grande decepção e vai tentar ser funcionário novamente, ou tentará carreira pública? Quem disse que daqui a 30 anos, após sua empresa ter sucesso, vc não sinta necessidade de compartilhar suas experiências numa faculdade? Ou mesmo terá a necessidade de fazer uma pós em gestão?

Sem o diploma, vc estará impedido de fazer essas coisas.

A grande diferença é que o diploma universitário vale para a vida toda, e você dificilmente conseguirá prever hoje o contexto daqui a 20 ou 30 anos.
A falta do diploma é critério de exclusão em diversos contextos.

No contexto que vc falou, de empreendedor, não é necessário nem certificação, nem diploma. Mas é um contexto muito restrito e bastante arriscado (embora o com maiores chances de enriquecimento).

Bem… o fato é que se eu fosse o companheiro criador do tópico, ou procuraria adquirir os atributos exigidos pelas empresas que ele deseja ingressar, ou procuraria por empresas que valorizem meus atuais atributos.

Caros, boa tarde!

Na época em que eu era estagiário perguntei ao arquiteto da empresa se ele achava importante a certificação para contratar alguém e ele me disse que era importante apenas para estagiário/júnior…

De pleno pra cima ele dava mais importância a experiência da pessoal pois ele me disse “De que me adianta uma certificação se a pessoa chega aqui e não sabe nem montar o ambiente com Maven, Jboss e etc…”…

Nisso eu concordo com ele, a maioria das empresas só dão importância a certificação se forem consultorias (Para vender isso ao cliente, como já foi dito aqui no tópico) ou para CMMI (Que é o caso da empresa na qual trabalho)…

Abç…

Certificação na minha visão é como um plano de estudos. Seria como um caminho que o profissional deve conhecer para ficar mais qualificado a cada dia. No dia a dia muitas das coisas que estão nas certificações acabamos não vendo por completo, mas se acaso surgir uma situação inesperada, que precise de conhecimento técnico profundo, com toda a certeza o conhecimento adquirido nas certificações irão ajudar.

Certificação não substitui experiência e nem conclusão de uma faculdade, e conforme a grande maioria disse, certificação é como uma cereja em cima do bolo, mas mesmo assim é necessário ter o bolo.

Se você tirou a primeira certificação, e ainda não arrumou algum emprego na área, te diria para ter um pouco mais de paciência que a oportunidade irá surgir. E ao mesmo tempo te diria para continuar estudando, aprendendo design patterns, refactoring, implementando algum projetinho, estudando JEE.

A dica é não desanimar. :wink:

[quote=Danillo_Moreno]Caros, boa tarde!

Na época em que eu era estagiário perguntei ao arquiteto da empresa se ele achava importante a certificação para contratar alguém e ele me disse que era importante apenas para estagiário/júnior…

De pleno pra cima ele dava mais importância a experiência da pessoal pois ele me disse “De que me adianta uma certificação se a pessoa chega aqui e não sabe nem montar o ambiente com Maven, Jboss e etc…”…

Nisso eu concordo com ele, a maioria das empresas só dão importância a certificação se forem consultorias (Para vender isso ao cliente, como já foi dito aqui no tópico) ou para CMMI (Que é o caso da empresa na qual trabalho)…

Abç…[/quote]

up… concordo…

[quote=johnny quest]Certificação na minha visão é como um plano de estudos. Seria como um caminho que o profissional deve conhecer para ficar mais qualificado a cada dia. No dia a dia muitas das coisas que estão nas certificações acabamos não vendo por completo, mas se acaso surgir uma situação inesperada, que precise de conhecimento técnico profundo, com toda a certeza o conhecimento adquirido nas certificações irão ajudar.

Certificação não substitui experiência e nem conclusão de uma faculdade, e conforme a grande maioria disse, certificação é como uma cereja em cima do bolo, mas mesmo assim é necessário ter o bolo.

Se você tirou a primeira certificação, e ainda não arrumou algum emprego na área, te diria para ter um pouco mais de paciência que a oportunidade irá surgir. E ao mesmo tempo te diria para continuar estudando, aprendendo design patterns, refactoring, implementando algum projetinho, estudando JEE.

A dica é não desanimar. :wink: [/quote]

up… concordo tb.

Porque você pensou certificação de OCJP como algo fim, mas não é. Ela de fato não é garantia de nada, mas ainda penso, apesar dos pesares, antes tê-la do que não ter.

Lembre-se que, não existe uma receita de bolo, um livro único e um curso bam-bam-bam que lhe trará tudo, o que conta é junção de tudo.

Oi,

Outro ponto importante, não se prenda a uma linguagem ou tecnologia… :wink:

http://www.guj.com.br/java/204729-para-mim-os-sistemas-no-futuro-serao-poliglotas

Comigo já foi contrário.

Eu não sou formado na área de TI (sou formado em ADM). Hoje estou prestando a 4º- certificação Java. Se não fosse a dedicação em estudar e obtê-las, eu não tinha conseguido o conhecimento que tenho hoje e emprego como desenvolvedor sênior e professor de Java.

Não estou supervalorizando as certificações e diminuindo a importância da graduação. Mas que aprendi muito estudando pra certificação, é fato.
Engraçado é ver pessoas que não conseguiram passar na prova de certificação e agora fica criticando ou desvalorizando (aqui mesmo no guj).

Problema não são certificações em si, mas a forma com que o mercado olha pra ela. Desvalorizando ou valorizando demais.

Quanto ao colega que criou o tópico, você tirou certificação e está esperando chover empresas atras de você? Cara, vai atrás, não fique esperando. Amplie o seu network. Duvido que você não consiga uma vaga.

Oi,

Como você sabe que fizeram a prova e não conseguiram passar… :roll:

[quote=Anime][quote=lucasmurata]

Engraçado é ver pessoas que não conseguiram passar na prova de certificação e agora fica criticando ou desvalorizando (aqui mesmo no guj).

[/quote]

Oi,

[/quote]

Porque eles me relataram oras.

[quote=lucasmurata]

Porque eles me relataram oras.[/quote]

Sei… :stuck_out_tongue:

Se me permite…

Vc poderia estudar ABAP SAP… Se eu estivesse começando na área eu iria encarar de cabeça…
E derrepente, em paralelo Java tb… Ja avaliou a possibilidade de outra linguagem?

abs,

[quote=lucasmurata][quote=Anime][quote=lucasmurata]

[/quote]

Oi,

[/quote]

Minha opinião:

Tudo é questao de ponto de vista, e o tempo nos dá experiencia para firmar isso. Eu pelo menos “hoje” nao
acho que muitas das certificações Java existentes (algumas) valham a pena… O conhecimento sim! O papel “certificação” nao… Qdo engrecei na area eu estudava para a certificacao pois achava o máximo… O conhecimento por exemplo que adquirí nesta fase do aprendizado foi incrível e tanto que eu costumo recomendar fortemente a certificação para “pessoas que estao começando do zero”…

Olha só:

1 - O atendimento da Oracle é um LIXO;
2 - O reconhecimento da maioria das certificações Java no mercado INFELIZMENTE
é sabido que nao é muito bom
3 - Muitas das coisas que vemos na certificação nao aplicamos na pratica (nem todas)

Mesmo assim vc acha a certificação boa? Por favor, justifique…

[quote=andredecotia][quote=lucasmurata][quote=Anime][quote=lucasmurata]

[/quote]

Oi,

[/quote]

Minha opinião:

Tudo é questao de ponto de vista, e o tempo nos dá experiencia para firmar isso. Eu pelo menos “hoje” nao
acho que muitas das certificações Java existentes (algumas) valham a pena… O conhecimento sim! O papel “certificação” nao… Qdo engrecei na area eu estudava para a certificacao pois achava o máximo… O conhecimento por exemplo que adquirí nesta fase do aprendizado foi incrível e tanto que eu costumo recomendar fortemente a certificação para “pessoas que estao começando do zero”…

Olha só:

3 - Muitas das coisas que vemos na certificação nao aplicamos na pratica (nem todas)

Mesmo assim vc acha a certificação boa? Por favor, justifique…[/quote]

1 - Nunca tive problema com Atendimento Oracle, alíás nem nunca precisei entrar em contato com eles pra comprar voucher, marcar prova ou realizar prova.

2 - Muitas empresas desvalorizaram a certificação por causa de muitos candidaros à vaga que tentam tirar certificação e valorizaram o papel e não o verdadeiro conhecimento e experiencia. Por isso muitos que tiram certificação, só conseguem se recorrerem à Brain Dumps e estudar questões vazadas, isso é fato. Mereceram a desvalorização.

3- Pode até não aplicar na prática. Mas até hoje não conheci ótimos programadores sem profundo conhecimento teórico, que por sua vez, a prática não oferece.

Eu continuo estudando para certificação Java e não estou preocupado em conseguir emprego com títulos. Hoje trabalho em 2 lugares. Mas mesmo assim quero sempre me aprofundar em Java e vejo certificação como um dos caminhos. Menos JSF que é um verdadeiro lixo. E gosto sim de outras linguagens tanto quanto Java, principalmente Javascript, RoR.

Abraço.

[quote=andredecotia][quote=lucasmurata][quote=Anime][quote=lucasmurata]

[/quote]

Oi,

[/quote]

Minha opinião:

Olha só:

Mesmo assim vc acha a certificação boa? Por favor, justifique…[/quote]

Claro que é boa. Se a empresa é idônea e o mercado reconhece, há a percepção que a pessoa com uma certificação detém o conhecimento (do nível da certificação que fez) sobre determinado framework, tecnologia ou etc.

Ela nunca vai conseguir medir a habilidade, mas isso nem graduação em Harvard faz. O mais próximo são as certificações como PMP que exigem prova de milhares de horas de experiência formal em transcrição juramentada em gerenciamento de projetos.

No meu caso, fiz administração, eng. da computação e MBA em gerenciamento de projetos mesmo com experiência na área, era desvalorizado em relação aos demais com PMP, Itil, Cobit, Prince2. As certificações me obrigaram a estudar ainda mais e conhecer mais a fundo o que eu já vivenciava (claro que eu já conhecia o PMBOK, PRINCE2, já tinha lido os manuais, mas outra coisa é se preparar pra certificação).

Certificação me mostra que além de deter um determinado conhecimento, esta pessoa teve a iniciativa de estudar e buscar uma qualificação, mas claro que ela é melhor acompanhada de uma graduação, pós e etc. E não são exclusivas e sim complementares.

Complicado… :roll:

Ninguém disse que não é bom, só que não é garantia de nada…
Antes de começar o curso na ETEC, ficava encantada com a propaganda que dizia, quem faz ETEC tem emprego garantido, depois descobri que não é bem assim, mas nem por isso vou dizer que é ruim, muito pelo contrário, recomendo… Mas não é garantia de nada também…

[quote=Anime]Complicado… :roll:

Ninguém disse que não é bom, só que não é garantia de nada…
Antes de começar o curso na ETEC, ficava encantada com a propaganda que dizia, quem faz ETEC tem emprego garantido, depois descobri que não é bem assim, mas nem por isso vou dizer que é ruim, muito pelo contrário, recomendo… Mas não é garantia de nada também…

[/quote]

Legal todas as opiniões, gostei…

lucasmurata, concordo principalmente com o item 3 q vc escreveu… eh putz justo a de JSF q eu gostaria de tirar rs…

felipefranz, kra, eu n falei genericamente de certificações e sim das de Java (algumas)… vou tentar ilustrar a partir do q vc falou, o q q eu tentei dizer:
Certificação Java = Plus / Algo a mais
Certificação PMP = Diferencial…

abs,

Brother, com certeza, 100% de certeza, se você vier a São Paulo conseguirá uma oportunidade de júnior com sua certificação, bastará você começar uns estudos focados em Struts, JSF e banco dados prioritariamente… Daí já vai dar para você tirar uns 3k como PJ… Não desiste não…

Quanto à SCWCD, kra, se eu fosse você estudaria focadamente Struts e JSF, AGIR com foco é a melhor direção nesse estagio que voce está… :D…

Que exagero … o cara tira a certificação.
Menos de um mês depois da prova se diz decepcionado por não ter lhe sido oferecido o emprego dos sonhos.

Quem dera a vida fosse fácil assim.