[quote=andredecotia][quote=lucasmurata][quote=Anime][quote=lucasmurata]
Engraçado é ver pessoas que não conseguiram passar na prova de certificação e agora fica criticando ou desvalorizando (aqui mesmo no guj).
[/quote]
Oi,
Como você sabe que fizeram a prova e não conseguiram passar… :roll:
[/quote]
Porque eles me relataram oras.[/quote]
Minha opinião:
Tudo é questao de ponto de vista, e o tempo nos dá experiencia para firmar isso. Eu pelo menos “hoje” nao
acho que muitas das certificações Java existentes (algumas) valham a pena… O conhecimento sim! O papel “certificação” nao… Qdo engrecei na area eu estudava para a certificacao pois achava o máximo… O conhecimento por exemplo que adquirí nesta fase do aprendizado foi incrível e tanto que eu costumo recomendar fortemente a certificação para “pessoas que estao começando do zero”…
Olha só:
1 - O atendimento da Oracle é um LIXO;
2 - O reconhecimento da maioria das certificações Java no mercado INFELIZMENTE
é sabido que nao é muito bom
3 - Muitas das coisas que vemos na certificação nao aplicamos na pratica (nem todas)
Mesmo assim vc acha a certificação boa? Por favor, justifique…[/quote]
Claro que é boa. Se a empresa é idônea e o mercado reconhece, há a percepção que a pessoa com uma certificação detém o conhecimento (do nível da certificação que fez) sobre determinado framework, tecnologia ou etc.
Ela nunca vai conseguir medir a habilidade, mas isso nem graduação em Harvard faz. O mais próximo são as certificações como PMP que exigem prova de milhares de horas de experiência formal em transcrição juramentada em gerenciamento de projetos.
No meu caso, fiz administração, eng. da computação e MBA em gerenciamento de projetos mesmo com experiência na área, era desvalorizado em relação aos demais com PMP, Itil, Cobit, Prince2. As certificações me obrigaram a estudar ainda mais e conhecer mais a fundo o que eu já vivenciava (claro que eu já conhecia o PMBOK, PRINCE2, já tinha lido os manuais, mas outra coisa é se preparar pra certificação).
Certificação me mostra que além de deter um determinado conhecimento, esta pessoa teve a iniciativa de estudar e buscar uma qualificação, mas claro que ela é melhor acompanhada de uma graduação, pós e etc. E não são exclusivas e sim complementares.