Re:Decepção

Cara,

A questão é igual consumo. Você deve estar atento e imparcial. Se quer tirar, não se empolgue pq a mulher do livro falou “ah, vá, corra para as montanhas e tire a sua certificação!”. Lembre-se, isso tb alimenta o mercado dela. O que tô falando é que você tem que ser imparcial na hora de fazer qualquer coisa.

Eu tenho algumas e te digo: tire pra si. Tire pra aprender, isso sim vale a pena…

?Believe nothing, no matter where you read it or who has said it, not even if I have said it, unless it agrees with your own reason and your own common sense.? ? Buddha (isso resume tudo)

[]'s

É complicado isso de acreditar em propagandas do tipo: “é emprego certo”, “o mercado exige isso”, “seja valorizado”…
Esse tipo de propaganda é normalmente criada por quem é beneficiado direto com a venda do produto. Certificação TAMBÉM é um produto das empresas de tecnologia, e como produto, eles querem vender, e como já ouvi falar, “o marketing sempre vende muito mais do que o produto é”.

Assim como cursos de certas empresas ai, é preciso confirmar se realmente o curso/certificação é realmente exigido e valorizado no mercado. Como? Vendo as vagas, as exigências, perguntados a pessoas que já estão no mercado. A empresa que fornece curso ou certificação não deve ser usada como único critério pra decidir se é ou não importante no mercado.

Outra coisa é a história de estudar certificações pra aprender, isso, realmente acho válido, tirei SCJP, SCWCD e aprendi muito - aprende-se muita coisa inútil também, mas fazer o que - o conteúdo bom é descente.

Rapaz, 1 ano de exp de trabalho, vale pelos 4 ou 5 anos da faculdade…
Não encare a Certificação como a salvação da pátria, mas, como um passo na frente dos outros…
Agora na Real, ser certificado é diferente de saber programar, e outra coisa que prejudica a SCJP, existem mocks que são idênticos a prova, é só decorar as perguntas.

Observando o mercado, percebe-se que as certificações de “Gerência” (ITIL,PMI,COBIT entre outras) que agregam o Q a mais no currículo.

[quote=Nietzsche]Nao é da dificuldade ou facilidade que tou reclamando…,somente a pressão que K. Sierra coloca no livro dela com o Bert!!
Fiquei decepcionado com isso…;do jeito que ela fala quem tira a certificação se torna “Ôh” programador!!
E com todos os beneficios de ser foda,salario alto,reconhecimento,bla bla bla
Mas falar que em nada me valeu,estaria sendo ingrato!!Sei mais de Java do que eu sabia quando comecei a caminhada pra certificação,
mas nao era o que eu esperava!!!
Enfim…, =] [/quote]

Já que vc não “se tocou” da lição que está a sua frente, vou lhe dar o “toque”: Você QUER aprender e se tornar um profissional efetivo no mercado já a K. Sierra QUER É VENDER LIVROS, consegue perceber a diferença de objetivos?

Ela “vende” livros didaticos, vc acha que ela iria dizer o quê?

E não malha ela porque se vc estivesse no lugar dela vc provavelmente iria fazer a mesma coisa kkkkkk.

P.S Ser o fóda, valores monetarios incriveis, reconhecimento (este é dificil) e bla, bla, bla são valores transitórios. Aprenda o que vc ainda não sabe e que seja de seu interesse, sem esquecer de ser uma pessoa melhor a cada dia.

flws

[quote=AUser]Eu tenho algumas e te digo: tire pra si. Tire pra aprender, isso sim vale a pena…

?Believe nothing, no matter where you read it or who has said it, not even if I have said it, unless it agrees with your own reason and your own common sense.? ? Buddha (isso resume tudo)[/quote]

Concordo plenamente…

Lembro que estudei a primeira vez para a certificação e o conhecimento adiquirido foi incrível… Eu pensei que sabia Java…

Quando terminei de estudar, tava andando com alguns Rubystas que me convenceram a não fazer, que isso não era fundamental e tals…

Realmente, concordo com eles, não é a certificação que faz o profissional… Sabe o que eu fiz ??? Estudei de novo e fui fazer a prova, não pra me chamar de certificado ao mercado, mas pra mim mesmo, pra eu ver como eu me saía.

Resultado, 1 semana depois de certificado, consegui um emprego em Java… hueheueheueheueheueheuehue

E olha que a certificação foi primordial, ganhei de um outro candidato que não tinha. Mas meu conselho contnua sendo pra tirar sem se preocupar com o resultado e sim pelo desafio. Nada de decorar TestKillers e outras coisas mais, faça os Tests WEB, mas para aprendizado e exercício, não para decoreba.

Abs []

Faça faculdade, pq se nao te ajudar em Java ou qualquer outra area de tecnologia, vc ainda poderá prestar um concurso publico para as vagas de nível superior, e os salarios costumam ser interessantes.

Att.

Fiz o SCJP,um cara falou pra mim a anos atras que tinha empresas em recife que bastava saber disso e bla bla bla
Ta,tirei a certificacão e até agora nada me valeu…
Alguem pode compartilhar o exp???Eu meio que botei minhas esperanças todas na prova,e
parece que nao serviu de nada!!

[quote=Danillo_Moreno]De pleno pra cima ele dava mais importância a experiência da pessoal pois ele me disse “De que me adianta uma certificação se a pessoa chega aqui e não sabe nem montar o ambiente com Maven, Jboss e etc…”…[/quote]Bem, eu discordo parcialmente da visão do tal arquiteto.
Alguém pleno ou senior não deveria, necessariamente, saber montar um ambiente com Maven e JBoss mas sim, ser capaz de realizar isso mesmo sem conhecimento prévio. Ou seja, ser capaz de pegar uma documentação, compreendê-la e implementá-la rapidamente. Exemplo: Caso o ambiente TENHA que mudar, teria que mandar todo mundo embora e contratar novas pessoas que saibam montar o novo ambiente? Creio que não :wink:
E também não vejo a certificação como importante nem para juniores ou estagiários. Me chamaria a atenção sim, mas testaria se o conhecimento é verdadeiro. Pra mim, é diferencial a capacidade de evolução, não há certificação para isso.
Tirei a minha após 6 anos de desenvolvimento em Java e me meio que me arrependi de ter feito isso, tirei correndo, meio “nas coxas”. Acabei decepcionado com o resultado.

Ao Nietzsche, recomendo buscar auxilio do networking. Esse sim é um caminho que pode funcionar (é, geralmente, mais poderoso que ter uma certificação na mão).

Desculpa a demora…pego o sinal do vizinho e por algum motivo sobrenatural so consigo captar de noite,
um cara logo acima falou que a empresas nao vao correr atras de mim;eu tou tentando…até consegui alguma coisada!!
Mas quando eu trabalhava de garçom eu ganhava mais…
15 reais a hora como professor…,já é alguma coisa!!
Katy Sierra pega o cajado e fala no preparatorio"-Corram…,liguem para Neide e comprem seu vouchers…"
Pensei que tinha alguma garantia nisto tudo,que alem do professor de estrutura de dados babando meu ovo teria um pouco de grana tb…
Mas enfim,vou aprender banco de dados+fj-21+Use a Cabeça Servlets & JSP+ingles e se nao rolar trampo depois da scwcd desisto de TI
e tento medicina,menos estudo mais grana…
Conheço médicos que após a faculdade nao abriram mais a poha do livro;os caras mechem com gente…wtf???
Eu tou mechendo com um raio de uma maquina que pisca umas luzinhas…né foda?
Vc tem um filho,passa no jornal da Globo,TI ta em alta…desliga a tv e manda ele fazer medicina!!
humpf…lá vou eu de novo…,tou com um medo do caralho da SCWCD ser igual a SCJP,enfim…

[quote=Anime]Complicado… :roll:

Ninguém disse que não é bom, só que não é garantia de nada…
Antes de começar o curso na ETEC, ficava encantada com a propaganda que dizia, quem faz ETEC tem emprego garantido, depois descobri que não é bem assim, mas nem por isso vou dizer que é ruim, muito pelo contrário, recomendo… Mas não é garantia de nada também…

[/quote]

A ETEC aprendeu com Katy Sierra :twisted:

[quote=andredecotia]

Legal todas as opiniões, gostei…

lucasmurata, concordo principalmente com o item 3 q vc escreveu… eh putz justo a de JSF q eu gostaria de tirar rs…

felipefranz, kra, eu n falei genericamente de certificações e sim das de Java (algumas)… vou tentar ilustrar a partir do q vc falou, o q q eu tentei dizer:
Certificação Java = Plus / Algo a mais
Certificação PMP = Diferencial…

abs,[/quote]

SCWCD == plus,algo a mais tb???Sem valor nenhum??

[quote=emanuelCruz]Que exagero … o cara tira a certificação.
Menos de um mês depois da prova se diz decepcionado por não ter lhe sido oferecido o emprego dos sonhos.

Quem dera a vida fosse fácil assim.[/quote]

Nao é da dificuldade ou facilidade que tou reclamando…,somente a pressão que K. Sierra coloca no livro dela com o Bert!!
Fiquei decepcionado com isso…;do jeito que ela fala quem tira a certificação se torna “Ôh” programador!!
E com todos os beneficios de ser foda,salario alto,reconhecimento,bla bla bla
Mas falar que em nada me valeu,estaria sendo ingrato!!Sei mais de Java do que eu sabia quando comecei a caminhada pra certificação,
mas nao era o que eu esperava!!!
Enfim…, =]