[quote=aqconstante]eu tenho certeza q cada um aqui é feliz desse jeito. tenho um pouco de inveja. mas não entendo. naõ consigo entender. onde vcs conseguem tirar a felicidade?
vcs devem estar se perguntando o q eu faço da vida. sim, sou programador.[/quote]
Humm… eu penso que estou em um emprego algumas centenas, e quem sabe, milhares de vezes melhor que a de um lixeiro, que passa o dia inteiro correndo pelas ruas da cidade.
Penso que estou num emprego melhor que um servente de pedreiro, que tem que trabalhar de sol à sol, fazendo massa, carregando tijolos, puxando ferro, canos…
Penso que estou num emprego melhor que o de um catador de lixo, que se enxarca todo em dias de chuva, catando latas, vidros e plásticos para reciclagem.
Afinal, eu estou em uma sala, na frente de um PC, tenho cafezinho, se tá quente ou frio de mais ligo os condicionadores de ar.
Enfim, pode ser um trabalho chato e monótono, mas com certeza estou gozando de mais conforto que qualquer um dos trabalhadores acima…
Bom eu sou feliz porque faco o que gosto.
Se tu nao consegue ser feliz como programador podem ser por duas coisas. Ou tu nao gosta da profissao ou o teu local de trabalho é muito ruim.
Se eu tivesse um problema assim ja teria saido da area faz tempo.
Quando eu comecei a ler o seu primeiro post eu achei que vc era mais um dos que encheram o saco de empregos formais e precisam, mas ainda não se deram conta, de que está na hora de ter seu negócio próprio. Pode até ser isso, não posso afirmar.
Vc tem algum hobby? Alguma coisa que vc goste muito de fazer, e que não tenha nada a ver com a profissão? Uma válvula de escape mesmo?
Depende de milhões de fatores. No começo provavelmente sim, mas talvez o aumento de ganho, comparado com um emprego formal, compense esse excesso de trabalho. Mas isso depende também.
Não sei por que mas eu ví KAFKA em que você escreveu.
Kafka foi um escritor Tcheco (mas só escrevia seus romances em alemão) do qual tratava da dura e cruel realidade capitalista e as relações patronais e empregatícias, mas não somente isso, Kafka foi muito além para o seu tempo, ele escreveu sobre o mal do século, a solidão. Falou sobre o aspecto de como uma metrópole pode tornar o homem seco e vazio, absolutamente mergulhado em um mundo do qual não havia emoção.
Seus livros fizeram sucesso tremendo depois de sua morte, do qual ele não queria que fossem publicados, mas por sorte, um amigo dele, o fez assim, conseguiu bublicar QUASE todos os escritos de Kafka.
Kafka foi profundo em afirmar sobre como o homem sufuca o homem, meio numa visão niilista, ele conseguiu inspirar grandes escritores nacionais como a exemplo de Clarice Lispector, do qual muito de sua obra foi inspirada em Kafka.
Atualmente houve mais uma peça teatral inspirada em Kafka sobre uma realidade vivida por um empresário baiano logo após os atentados de 11 de Setembro, o baiano empresário intelectual viveu o que é conhecido como “Um dia de Kafka”, onde ele sofreu de todas as pressões do qual nem sabia por que estava sendo condenado.
Realmente Kafka foi fantástico, talvez um dos melhores de todos os tempos.
Sei lá, não me preocupo com isso, o meu ambiente de trabalho é muito bom, a galera é bem animada, vive frescando de tudo, gosto do meu trabalho, convivo com meus amigos, mantenho a minha bandinha de Heavy Metal, faço as minhas corridas diáras, jogo RPG com a galera duas vezes por semana, saio com a patroa, assisto as séries que gosto, leio os livros que quero e ainda tenho tempo de ficar aqui no GUJ jogando conversa fora.
Não vejo porque cidades grandes deixam as pessoas solitárias (talvez seja porque eu não viva em uma cidade grande né…), acho que isso depende muito mais da pessoa do que do lugar onde ela mora. Se o cara se afasta dos amigos e vive pro trabalho fica difícil mesmo de aproveitar a vida, seja no emprego que for.
Não é bem assim. Tem gente que diz que isso era da boca pra fora, porque algumas de suas obras ele queimou, as outras ele deixou para o amigo e pediu para não publicar…
[quote=Grinvon]
Atualmente houve mais uma peça teatral inspirada em Kafka sobre uma realidade vivida por um empresário baiano logo após os atentados de 11 de Setembro, o baiano empresário intelectual viveu o que é conhecido como “Um dia de Kafka”, onde ele sofreu de todas as pressões do qual nem sabia por que estava sendo condenado.[/quote]
Faltou citar o livro, que é o Processo. Também recomendo.
[quote=Grinvon]
Realmente Kafka foi fantástico, talvez um dos melhores de todos os tempos.[/quote]
Sei lá, não me preocupo com isso, o meu ambiente de trabalho é muito bom, a galera é bem animada, vive frescando de tudo, gosto do meu trabalho, convivo com meus amigos, mantenho a minha bandinha de Heavy Metal, faço as minhas corridas diáras, jogo RPG com a galera duas vezes por semana, saio com a patroa, assisto as séries que gosto, leio os livros que quero e ainda tenho tempo de ficar aqui no GUJ jogando conversa fora.
Não vejo porque cidades grandes deixam as pessoas solitárias (talvez seja porque eu não viva em uma cidade grande né…), acho que isso depende muito mais da pessoa do que do lugar onde ela mora. Se o cara se afasta dos amigos e vive pro trabalho fica difícil mesmo de aproveitar a vida, seja no emprego que for.[/quote]
Bons tempos de RPG, sinto falta. Você ta jogando D&D?
bom
eu amo o que faço(ser programador), adoro minha empresa e as pessoas que trabalham comigo lá
mas uma coisa que concordo totalmente é que não temos muito tempo para nos dedicar a outras coisas que não sejam o trabalho
Acho uma jornada de 9h/dia de trabalho desumana sim, em diversos países da europa está se diminuindo esta jornada para 6h/dia
Quando chego em casa, grande parte das vezes, por mais que queira fazer algo, o cansaço não deixa. 8h de trabalho + trânsito na volta acabam com qquer um
Tenho certeza de que se eu trabalhasse 6h/dia, poderia ser mto mais feliz do que sou hoje
[quote=SadNess]bom
eu amo o que faço(ser programador), adoro minha empresa e as pessoas que trabalham comigo lá
mas uma coisa que concordo totalmente é que não temos muito tempo para nos dedicar a outras coisas que não sejam o trabalho
Acho uma jornada de 9h/dia de trabalho desumana sim, em diversos países da europa está se diminuindo esta jornada para 6h/dia
Quando chego em casa, grande parte das vezes, por mais que queira fazer algo, o cansaço não deixa. 8h de trabalho + trânsito na volta acabam com qquer um
Tenho certeza de que se eu trabalhasse 6h/dia, poderia ser mto mais feliz do que sou hoje[/quote]
Até por que, são raro os dias em que realmente aproveitamos as 8h bem no trabalho, geralmente conseguimos ser produtivos e participativos em média de 6h dia, quando o projeto está muito aperto, conseguimos então aproveitar mais tempo, mas a realidade é outra. Sou a favor que a jornada fosse 6h/dia, assim poderiamos render mais, ficar mais felizes por ter mais tempo livre para fazer outras atividades.
Queria que meu grupo se reunisse assim, jogamos no maximo umas 3 vezes por mes, ai a historia acaba se perdendo muito mas no mundo de hoje com faculdade trabalho, etcs, sobra pouco tempo para diversão.
Quanto ao post inicial, só tenho a dizer pro cara procurar algo que goste. Ninguém é feliz fazendo o que não gosta. Emprego por emprego só ajuda a formar maus profissionais. Eu segui o meu hobby que sempre foi ficar grudado num PC então não tenho nd do que reclamar. Por mais que surja algumas dificuldade durante a semana, tudo é esquecido no Happy Hour de sexta feira.
"olhe a sua volta. paredes. olhe a sua frente. um computador, tão bonito. vc trabalha quantas horas por dia? chega em casa, como foi seu dia? ora, foi mais um dia como outro qualquer. mesmice então? uhmm. trabalhamos para um cara sim, esperamos os 30 dias, ou pra quem é pj, esperamos nossa meta cumprir. aí, pegamos nossa graninha. grana? eu poderia gastá-la em um dia. mas como eu tenho cabeça boa, eu economizo, compro o necessário, mesmo que isso custe minha felicidade por um minuto. felicidade por um minuto? isso conta? será que isso conta num dia em que passamos quase ou mais q 12 horas trabalhando por dia? puxa, é muito tempo. o que poderíamos fazer em todo esse tempo? não temos idéia. nunca fizemos isso. será q não? somos tão acostumados, q mesmo em fins de semana e feriados, não aproveitamos como deveríamos.
puxa. não estou entendendo nada. se cada um pudesse ter umas 3 horas pensando na infância e pensando em todo o tempo gasto pra uma só empresa. sacrificamos nosso dia quase q inteiro. claro, vivemos num mundo capitalista, é necessário ganhar grana o suficiente. q suficiente?
aí eu frequento foruns. converso com pessoas. converso? será?
realmente, viver entre as paredes é pra quem gosta. acho que eu não nasci pra isso. "[/quote]
Se você está descontente com seu emprego a melhor saída é tentar outro ramo, mesmo. Não vale a pena ficar fazendo algo que não gosta, a não ser que não consiga nenhuma outra atividade e seja obrigado a sustentar filhos, mulher, etc.
Uma vez eu vi num programa de televisão um cara que era programador (acho que era inglês) e odiava a profissão. Decidiu virar pedreiro e ficou muito mais feliz.
O pessoal daqui aprendeu o quanto vale uma sessão de RPG
Acho que o que falta mesmo é organização e vontade, dá pra fazer muita coisa no tempo que sobra, mas eu também gostaria de uma carga de 6 horas por dia :roll:
[quote=Grinvon][quote=SadNess]bom
Tenho certeza de que se eu trabalhasse 6h/dia, poderia ser mto mais feliz do que sou hoje[/quote]
Até por que, são raro os dias em que realmente aproveitamos as 8h bem no trabalho, geralmente conseguimos ser produtivos e participativos em média de 6h dia, quando o projeto está muito aperto, conseguimos então aproveitar mais tempo, mas a realidade é outra. Sou a favor que a jornada fosse 6h/dia, assim poderiamos render mais, ficar mais felizes por ter mais tempo livre para fazer outras atividades.[/quote]
Sim
Até mesmo porque foi comprovado que se é mais produtivo trabalhando 6h/dia do que 8 horas
Só gostaria de saber o que é preciso fazer para mudar esse sistema de carga horária que temos hoje