Re:Documento de Arquitetura

4 respostas
O

Voce deve selecionar casos de uso (pode ser mais que 1) que “exercitem” a sua arquitetura. Por exemplo, se tem casos de uso que usem Web Services, escolha um para colocar em seu documento de arquitetura. Escolha outro que realize um “cadastro típico” (usando os frameworks definidos pela sua arquitetura). Escolha outro que é executado automaticamente (agendamento). E assim por diante. Estas escolhas voce vai ter que tomar em conjunto com seus analistas de negócio/requisitos.

É importante também que estes casos de uso “exercitem” os requisitos não-funcionais.

4 Respostas

FernandoFranzini

Eu não entendo e não uso RUP, mas conceitualmente teria que ser os casos de usos mais complexo/dificies para que possa dar conteúdo para a elaboração da vertente arquitetural…Aqueles que forem precisarem de maiores demanda de tempo e esforços.

Aqui na empresa, eu como arquiteto/projetista já tenho o costume de implementar 1 padrão da cada caso de uso ocorrido no requisitos (manutenção crud, processo 1, processo2, relatório, integração com legado, web sevices, jms, etc) na validação arquitetural justamente para dar mais base para esse documento, servindo tb como base para replicação usado pelo time de desenvolvimento.

N

Pessoal,

Aqui na empresa nós utilizamos o RUP e nós precisamos criar o documento de arquitetura no início do projeto e a medida que o projeto vai andando, o arquiteto do projeto vai atualizando o documento.

Segundo o RUP, este documento é guiado pela visão de Casos de Usos “A visão de caso de uso no documento provavelmente deve ser considerada antes das outras visões, pois os casos de uso impulsionam o desenvolvimento e são uma entrada essencial no planejamento da iteração.”.

A questão é: como selecionar estes casos de uso? O que deve ser levado em consideração na hora de selecionar ou não um caso de uso para fazer parte do documento de arquitetura do projeto? Somente os requisitos não-funcionais, ou os funcionais também entrariam como critério?

Tem como criar uma série de verificações para avaliar se o Caso de Uso deveria ou não estar no documento de arquitetura?

WellingtonRamos

O documento de arquitetura pode até ser guiado pela visão de casos de uso, mas não são os casos de uso que serão seu documento de arquitetura.

No meu entender, este documento relata a estrutura sobre a qual será realizado o projeto do ponto de vista técnico (casos de uso relatam o projeto do ponto de vista de negócio).

http://www.wthreex.com/rup/process/artifact/ar_sadoc.htm

N

O fato é que todas as outras visões serão guiadas pela visão de casos de uso.

O 4+1 que o RUP prega é justamento isso. Visão Lógica, de Processo, de Implantação e de Implementação, são guiadas pela visão de Casos de Uso.

O ponto que eu quero chegar é: como identificar os casos de uso que são elegíveis para entrar na visão de casos de uso do documento de arquitetura?
Repare que esta visão é um subconjunto de dos os Casos de Uso do sistema.

Criado 8 de julho de 2011
Ultima resposta 8 de jul. de 2011
Respostas 4
Participantes 4