Pelo que sei em CC programar é a partir do segundo ano ou terceiro semestre… Vai com calma olha a grade do curso tudo ao seu tempo…
É bom vc continuar o curso, mas nada impede que vc estude programação e faça alguns projetos extra grade da Faculdade.
CC realmente não tem um foco grande em programação, você conhece algumas linguagens e vários paradigmas mas não tem um arpofundamento em nenhuma linguagem. CC tem um foco maior na parte teórico ensinando mais o paradigma do que a programação própriamente dita. Eu achei o curso super válido por que você realmente ganha uma base boa, mas o aprofundamento nas áreas que você tem interesse tem que vir de você mesmo.
Estuda por fora, programe por fora. Faculdade nao te tornara programador.
Nisso vc tem razão.
será que são as matérias, ou os professores que te encheram o saco ?
calculo é show, arquitetura tbm, talves não estejam dando o incentivo “motivacional” necessário…
faça por conta um projetinho ai
Você tem que ver que não vai valer a pena mudar de curso pra programar, porque sinceramente, a faculdade raramente vai te passar algo interessante para fazer em termos de programação, você terá algoritmos, exercícios de lógica, sintaxe e coisas assim.
Eu acho muito mais importante você focar em tudo o que seu curso tem de melhor, que é a base da computação, estruturas de dados, arquitetura, porque se quiser seguir a carreira de programação, saber essas coisas é vital.
Todo mundo consegue criar um Hello World em qualquer linguagem, agora conhecer a fundo as estruturas usadas, nem todo programador sabe.
Já vi um caso onde o programador não tinha bem definido o conceito de Filas, Listas, Árvores, etc. O que causou um problemão.
Quanto a aprender a programar, sugiro o mesmo que os colegas acima, busque por conta própria apostilas e material. Na internet tem tudo o que você precisa.
A princípio, o curso de ciência da computação na unicamp nem possuía disciplinas de linguagem porque isso é trivial. Pense nessas linguagens como ferramentas em que você escolhe a mais prática para resolver um problema. O curso se baseava em estatística, cálculo, matemática computacional, algebra linear e matérias específicas de computação.
isso porque “ciência da computação” é um curso de matemática aplicada.
“engenharia” é um curso de física aplicada.
Na área da computação não existe um curso mais completo que o da “ciência da computação” porque ela abrange todos os apectos dela.
Faculdade não te tornará um desenvolvedor, ela te ensinará conceitos e cabe a você decidir o rumo que sua carreira tomará
Eu faço Sistemas para Internet, não tenho nada que reclamar
Mas, sobre mudar ou não de curso é com você, se você tem motivos para isto, vá em frente.
:thumbup:
Olha só, a faculdade não te forma programador. Mas, se você APROVEITAR a oportunidade, pode se formar como um programador que tem base teórica e habilidades de abstração maiores que a maioria.
Sabe essas disciplinas de matemática? Não as ignore. Na pior possibilidade, vão melhorar suas habilidades de abstração. Sabe essas disciplinas teóricas sobre arquitetura de computadores, organização de computadores, estrutura de dados? Vão te ajudar a entender melhor o funcionamento dos computadores e te ajudar muito a entender certos conceitos de programação.
Quanto à programação, não se preocupe. Continue fazendo CC e logo estará implorando para não ter que programar nem despertador, de tanto código que vai ver.
E se for mudar de curso, mude porque você gosta de tal área, não porque o curso é mais curto, ou mais fácil, ou porque dá programação logo. E quando a mudar de um bacharelado em CC para tecnólogo em Sistemas de Internet, pense muito bem. Mas muito bem mesmo.
Você tem duas opções:
Caso 1: CC + Estudo extra 1 (para o que tem só em Tecnologia)
Caso 2: Tecnologia + Estudo extra 2 (para o que tem só em CC)
A questão é: o que você prefere maior? Estudo em curso ou estudo extra? Se prefere mais estudar extra, ficaria com opção 2. Se prefere mais estudar em curso, opção 1.
E quanto a reconhecimento do mercado, CC tem muito, muito mais reconhecimento. O trabalho extra que você terá para compensar a mudança será absurdamente grande.
No meu ponto de vista, o esforço necessário para compensar as deficiências do segundo curso em relação ao primeiro podem não compensar a mudança.
[quote=Nietzsche]Se vc faz Sistemas para a Internet compartilha aew =D
TOu querendo muito fazer mais tou com medo do mercado,
tenho quase certeza q eh preconceito meu mas quero muito
ouvir a exp de quem ja ta no curso…
Ciencia da C. leva 4 anos O.o
Sistemas para a internet 2 anos =D
O tempo pesou muito…[/quote]
Bom, eu ainda não atuo somente pelo curso (estou no 1º ano ainda, no meu são 3 anos)
Isto de ter mercado, preconceito ou não, depende de seu ponto de vista.
:thumbup:
Eu seguiria em Ciências da Computação.
E, sim, o curso de Ciência a Computação é muitíssimo mais bem visto:
- É menos específico: O que normalmente significa ter em mãos um profissional mais flexível;
- É bem visto no meio acadêmico: O que pode ser importante se daqui há alguns anos (mesmo que sejam vários) você quiser fazer um mestrado;
- É bem visto em concursos.
Certifique-se também que seu curso de internet seja reconhecido pelo MEC, ou esteja numa instituição de alto nível.
Lembre-se que você está estudando para sua carreira e não necessariamente para seu próximo emprego. E, para a carreira, quanto mais opções de atuação melhor. Por exemplo, vamos supor que surja na sua cidade uma oportunidade de trabalhar numa grande multinacional de engenharia. Entretanto, eles pedem um profissional que não desenvolva web, mas sim, saiba algo de sistemas distribuídos e multi-threading. E provavelmente, pagarão muitíssimo melhor que a média das empresas web da região. Com um curso de Ciência, você facilmente poderá se candidatar a essa vaga. Em sistemas web, provavelmente não.
Eu frequentemente tenho que contratar profissionais e sinto que estamos hoje sofrendo com pessoas sem base. As pessoas querem aprender tecnologias, e não informática.
Há uma grande diferença entre uma coisa e outra.
[quote=Nietzsche]O.O
Nao tem pra onde correr…queria terminar logo o curso e depois compensar com uma pos em engenharia…levaria o mesmo tempo!!
[/quote]
Engenharia de software é uma mínima parte da ciência da computação. Análise de algoritmos é o que faz a tecnologia andar para frente. Como é que você acha que surgem novos protocolos de comunicação, codecs como mp3, xvideo, formatos de imagens? A parte matemática da coisa é a mais importante de todas. Você já está cursando ciência da computação, para que perder toda essa bagagem?
Vou por uma visão que reparei que o pessoal aqui não colocou, ou eu não li:
- Cursos tecnólogos não permitem mestrado/doutorado/carreira acadêmica dessa maneira;
- Cursos tecnólogos não são aceitos por alguns concursos, como a petrobras.
Fora que hoje em dia as empresas buscam profissionais que entendam da informática, que tenham matemática e lógica em suas veias, e não simplesmente pessoas que saibam linguagem X ou framework Y, ou seja, se vc tem base geral, vc aprende qualquer ferramenta, esse não é um impeditivo para vc ser contratado pro alguém, agora se vc só tiver base numa linguagem, seu futuro é incerto.
Bom,
Eu curso Bacharelado em Informática (uma espécie de CC com carga horaria reduzida aqui na universidade para poder ser ministrada a noite) e programei muito durante o curso. Fiz pelo menos 5 sistemas web, 1 compilador (outro agora como TCC), 2 sistemas com IA, 1 jogo em javascript (ou seja, aqui você programa muito), fora as outras disciplinas que não tinham projetos mas que auxiliaram muito com a parte teórica como calculo, analise de algoritmos, etc.
Eu trabalho desde que entrei na faculdade como desenvolvedor java para web e, inicialmente achando que a faculdade não ia me ajudar em nada, a verdade foi que melhorei muito. Estudar novos paradigmas e outros tipos de software me ajudou muito a desenvolver software de maneira mais correta.
Eu acho que Ciencia da Computação é um ótimo curso para te transformar em um ótimo programador
[quote=Mitidiero]Vou por uma visão que reparei que o pessoal aqui não colocou, ou eu não li:
- Cursos tecnólogos não permitem mestrado/doutorado/carreira acadêmica dessa maneira;
- Cursos tecnólogos não são aceitos por alguns concursos, como a petrobras.[/quote]
Não foi falado porque não é verdade.
Desde a nova regulamentação do MEC, cursos de tecnologia são considerados cursos de nível superior completo. Dão acessos a mestrado e não podem ser barrados em concursos públicos. Se você passar em um e tentarem te barrar, pode entrar com recurso e certamente irá ganhar.
Entretanto, vale ressaltar que o POSCOMP, prova que garante acesso a bolsas e a programas de mestrado em todo Brasil, é extremamente focado na ementa de um curso de Ciências da Computação. Também vale ressaltar que boa parte dos programas de mestrado utilizam as avaliações de seu curso junto ao MEC. Por isso a necessidade de ter um curso não só regulamentado, mas também numa universidade bem avaliada.
Essa visão de que tecnólogos estavam proibidos dessas é antiga. Foi assim há muitos anos atrás, quando o curso tecnológico era chamado de “pós-médio” e era intermediário entre a formação superior e o segundo grau. Eu sempre achei uma infelicidade o governo ter dado a modalidade de tecnólogo o mesmo nome que usou para outra coisa há vários anos atrás.
[quote=ViniGodoy]
Desde a nova regulamentação do MEC, cursos de tecnologia são considerados cursos de nível superior completo. Dão acessos a mestrado e não podem ser barrados em concursos públicos. …[/quote]
Vini, me disseram na faculdade que tecnólogos podem até fazer mestrado, porém não doutorado.
Essa informação é atual e/ou verdadeira?
[quote=digaoneves]
Vini, me disseram na faculdade que tecnólogos podem até fazer mestrado, porém não doutorado.
Essa informação é atual e/ou verdadeira?[/quote]
Não é verdadeira. Podem fazer doutorado tranquilamente.
Aliás, provavelmente a porta de acesso para o doutorado já estará aberta se você fizer um bom trabalho de mestrado.
O que conta é a sua maior titulação.