Re:eclipse e java no ubuntu

8 respostas
peresjuliao

Olá,

Para instalar e configurar o JDK (versão 6) no Ubuntu 8.04, siga esses passos:

1. Abra uma janela de terminal (linha de comando);

2. Digite: sudo apt-get -y install sun-java6-bin sun-java6-plugin sun-java6-jre sun-java6-jdk ;
    Em seguinda, digite a senha de root ;

3. Apesar de ter usado a opção -y no passo anterior, é necessário rolar a janela do terminal em que ele exibe a Licença de Uso até o final e, ao final, digitar y ;

4. Agora digite: sudo update-java-alternatives -s java-6-sun

É necessário editar o arquivo /etc/jvm. Ele define a ordem de pesquisa padrão da JVM no sistema. Cada JVM deve listar seu diretório JAVA_HOME compatível neste arquivo. A JVM padrão do sistema é a primeira disponível de cima para baixo. Para abrir o arquivo:

1. Digite: sudo gedit /etc/jvm

Certifique-se que a linha /usr/lib/jvm/java-6-sun está adicionada no topo da lista. O arquivo deverá ficar assim:

/usr/lib/jvm/java-6-sun
/usr/lib/jvm/java-gcj
/usr/lib/jvm/ia32-java-1.5.0-sun
/usr/lib/jvm/java-1.5.0-sun
/usr

Salve e feche o arquivo.

Agora configure as variáveis de ambiente (JAVA-HOME e PATH).

1. Abra o arquivo $HOME/.bash_profile: sudo gedit $HOME/.bash_profile

Adicione as seguintes linhas:

export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-6-sun
export PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin

Salve e feche o arquivo.

1. Para testar a instalação, digite o seguinte comando no terminal: java -version

Se a saída for:

java version ?1.6.0_03″
Java™ SE Runtime Environment (build 1.6.0_03-b05)
Java HotSpot™ Server VM (build 1.6.0_03-b05, mixed mode)

A instalação foi feita corretamente

Instalando o Eclipse Ganymede no Ubuntu 8.04

1. Baixe o Eclipse: http://tinyurl.com/5nutu5

2. Copie o arquivo baixado para o diretório /usr/local: sudo cp /local/onde/esta/eclipse-jee-ganymede-linux-gtk.tar.gz /usr/local

onde local/onde/esta é o caminho para o diretório onde você salvou o Eclipse que acabou de baixar (normalmente, /home/seuusuario).

1. Vá para o diretório /usr/local: cd /usr/local

2. Descompacte o arquivo que contém o Eclipse: sudo tar -zxvf eclipse-jee-ganymede-linux-gtk.tar.gz

Após essa descompactação, se tudo correr bem e for criado um diretório eclipse dentro de /usr/local, você pode apagar o arquivo eclipse-jee-ganymede-linux-gtk.tar.gz e ?poupar? 162 MB de espaço em disco

1. Crie um atalho para o Eclipse. Na Área de Trabalho: a) Clique com o botão direito do mouse e escolha Criar lançador?; b) No campo Nome, digite: Eclipse; c) no campo Comando, digite: /usr/local/eclipse/eclipse d) Clique em OK;

2. Agora clique duas vezes no ícone do Eclipse, recém-adicionado em sua área de trabalho; Assim que ele carregar, pedirá para indicar um diretório para o workspace. Você pode aceitar a sugestão dele de usar o diretório padrão /home/seuusuario, marcar a caixa para que ele não te pergunte mais sobre isso e?

[]s

8 Respostas

peresjuliao

Olá,

Então estamos ai pra servir.

[]s

glaucoyagami

Cara segui os passos direitinho, porém a eclipse não executa de geito nenhum :x

o que devo fazer?

peresjuliao

olá,

Então amigo desculpa a demora, mas especifica direito o seu problema

glaucoyagami

Opa…
já consegui resolver o problema :smiley:

o erro estava neste passo
4) Descompacte o arquivo que contém o Eclipse: sudo tar -zxvf eclipse-jee-ganymede-linux-gtk.tar.gz

quando descompactei o eclipse adicionei -C e funcionou, assim:

sudo tar -zxvf eclipse-jee-ganymede-linux-gtk.tar.gz -C /diretorioEscolhido

De qualquer forma obrigado aê cara

peresjuliao

Qual distribuição voce esta usando?

L

Ja tenho instalado o eclipse 3.2 e ele funciona corretamente porem gostaria de uma versão mais nova. Por isso baixei e instalei o eclipse ganymede. Mas quando eu tento inicializar o eclipse ganymede ele não carrega e ocorre o seguinte erro : An erro has ocurred. See the log file /home/lauan/.eclipse/org.eclipse.platform_3.4.0_185596441/configuration/123836437625.log.

Será se alguem poderia me ajudar ? Meu sistema é o ubuntu 8.10.

Luiz_Rocha

Tô tentando instalar o eclipse e o jdk no ubuntu. uso o menu “adicionar e remover programas”. Ele faz o download normal, mas quando inicio o eclipse dá esse erro da imagem. O que eu faço?

Luiz_Rocha

Ô, rapaz… funcionou! Foi só ajeitar os arquivos que você disse e o eclipse pegou!
Agradeço pela dica, foi completa e bem explicada.

Que este post ajude muita gente como eu, que está começando a se aventurar no linux.

Criado 15 de dezembro de 2008
Ultima resposta 15 de dez. de 2008
Respostas 8
Participantes 4