Re:Ganhando CV

Papo de nerd, ou estudo de um lado ou estuda de outro…

Você está no caminho certo, não ligue para o que as empresas pedem, com o certificado você abre muitas portas e aprende bastante também. O certificado fica, mas as linguagens e frameworks mudam toda hora.

Cara, essa é uma escolha dificil que eu tive que fazer a um tempo atras.
a minha decisão se baseou quando eu coloquei a seguinte premissa:
“Eu trabalho em uma empresa que desenvolve sistemas em um framework próprio. Porque aprender outros se eu não pretendo sair dela agora?!?”
Optei pelas certificações. Hoje não faço mais parte dela, aprendi outros frameworks depois e tenho as certificações.

A questão é: Vc quer sair de onde está agora?!? onde vc está hoje, vale mais apena o quê?!?

Conheço muitas pessoas certificadas que não sabem aplicar OO

flames up.

Olha, olha…

no final das contas uma certificação é como um tijolo que constrói uma casa no teu CV :slight_smile:

teus conhecimentos + cursos + certificações + experiências + uma porrada de coisas formam aquilo que vai atrair a mulherada (do RH) rsrs

Vc está certo. Não só as do RH… Quanto mais CV, mais dinheiro, mais mulheres… hehehehe
Brincadeira!

Acho que qualquer desenvolvedor mediano consegue se adaptar a qualquer framework, o mais importante é a base.

Quando tem que passar pelo RH antes eles pedem muitas coisas e varios testes

:x

Certificação é bom quando você tem um emprego estável ou algo do gênero, não dá para assoviar e chupar cana ao mesmo tempo.

Então algo do gênero :slight_smile:

Sou contra correr atrás do modismo e afirmo que uma base sólida é mais importante do que o conhecimento de x frameworks descartaveis. Se o RH da empresa que você se candidatou não sabe disso o problema é deles e não seu, pois é muito mais fácil ensinar um ótimo desenvolvedor a usar a framework x do que explicar a um programador de fábrica a diferença entre checked e unchecked exception.

Ps: Não estou dizendo que todos os desenvolvedores de fábrica são ruins, claro que alguns são bons :stuck_out_tongue:

Ps2: Só agora que notei a função de clicar 2x no texto para editar, isso é 10 :slight_smile:

Estudo para certificado e desconheço o que é o. aspecto, injeção de dependência
:shock: :shock: :shock:

Não estou comparando os profissionais, estou dizendo que a ordem de importância é a base e após isso os conhecimentos específicos.

E nada garante a qualidade dos 2 profissionais.

Ps: Estou falando de certificações e não especificamente na certificação do programador, garanto que um SCEA conhece muito bem os patterns, MVC e outras coisas.

[quote]
Ai, vc esta apelando… rs
E outra, o tempo para chegar a SCEA é longo e não para todos… [/quote]

Como você já se garante como programador acho mais do que normal partir para o próximo passo, conhecer os padrões, boas práticas, etc.

[quote=everson_z]Estou estudando para tirar o certificado SCJP.

Um mês e estudos e agora estou entrando no capitulo três !!!
Dessa forma, vou demorar 5 meses para ler o K&B, entender e se preciso decorar e mais um mês para revisões.

Eu já conheço java, trabalho com isso a 8 meses e me garantia como programador Java antes de iniciar com esse livro, aprende-se muitos bla, bla, blas…

Fato, se eu passar 6 meses para tirar esse e mais 6 meses para tirar outro, um ano apenas com certificados…

Nesse tempo eu poderia aprender outras coisas como: Spring, EJB, VRaptor, Design Patterns… (Ganhar cv de acordo com que as empresas pedem de exigências mínimas).

Em matéria de $$, é melhor se dedicar as exigências mínimas das empresas (que não são poucas) e depois ir para os certificados.

!?[/quote]

E porque você não pode continuar aprendendo outras coisas enquanto se prepara para a certificação?

Cada um tem seu próprio ritmo a ser respeitado.

Eu costumo ler livros em um ritmo bem rápido, média de mil páginas a cada 2 semanas.

Agora vem um folgado e diz: " Mas você é nerd e fica o dia todo grudado no livro!".

Claro que não! Eu trabalho de 8 as 20h, tenho o hábito de fazer exercicios, meditar, sou casado, tenho problemas pessoais para resolver, etc.

Quando arrumo tempo? Simples( ou quase hehe), comecei a ler os livros no caminho do trabalho, em média 2 horas por dia indo de ônibus ou Van) e tiro um tempo do almoço para fazer os exercícios, cerca de meia hora.

Mas como disse antes, cada um tem suas metas e prioridades na vida.

Quanto a estabilidade, isso vai de cada um, ja passei época da minha vida me importando com isso, atualmente estou mais preocupado com a qualidade das minhas tarefas e o crescimento profissional que a empresa me proporciona, se os 2 últimos itens não se equilibrarem é porque já está na hora de procurar um novo hospedeiro :stuck_out_tongue: .

[quote=everson_z][quote=aleck]

Quanto a estabilidade, isso vai de cada um, ja passei época da minha vida me importando com isso, atualmente estou mais preocupado com a qualidade das minhas tarefas e o crescimento profissional que a empresa me proporciona, se os 2 últimos itens não se equilibrarem é porque já está na hora de procurar um novo hospedeiro :stuck_out_tongue: .
[/quote]

Quanto tempo de experiência com programação e com java?[/quote]

10/5.

[quote=jjose]Estudo para certificado e desconheço o que é o. aspecto, injeção de dependência
:shock: :shock: :shock: [/quote]

Mas isso não é necessário para o SCJP… é? Acho que não!!!

[quote=aleck][quote]
Ai, vc esta apelando… rs
E outra, o tempo para chegar a SCEA é longo e não para todos… [/quote]

Como você já se garante como programador acho mais do que normal partir para o próximo passo, conhecer os padrões, boas práticas, etc.

[/quote]

Eu estou indo pra parte 2 do SCEA e digo: qq pessoa sem skill de desenvolvimento apurado chega nessa parte. Vc não precisa ser desenvolvedor Java para ser um arquiteto. Arquitetura e Desenvolvimento podem andar separadas, não necessariamente no mercado.
Mas concordo que, NO MUNDO CORPORATIVO E PROFISSIONAL, para ser um arquiteto vc tem que saber (e muito) da linguagem.

[quote=rodrigoallemand]Eu estou indo pra parte 2 do SCEA e digo: qq pessoa sem skill de desenvolvimento apurado chega nessa parte. Vc não precisa ser desenvolvedor Java para ser um arquiteto. Arquitetura e Desenvolvimento podem andar separadas, não necessariamente no mercado.
Mas concordo que, NO MUNDO CORPORATIVO E PROFISSIONAL, para ser um arquiteto vc tem que saber (e muito) da linguagem.[/quote]

Tanto é que pra fazer a prova da SCEA não precisa nem ser SCJP

Estabilidade não me preocupa, o importante no meu ponto de vista é se poderei crescer profissionalmente, se poderei me atualizar, e se a empresa possui definido um plano de cargos e salários.