Re:impressora na rede

Não sei se há como pelo endereço da rede, mas o método:

PrintServiceLookup.lookupPrintServices(javax.print.DocFlavor flavor, javax.print.attribute.PrintRequestAttributeSet attributes);

Retorna num array a lista de suas impressoras instaladas na máquina, tanto local como de rede, vc ainda pode definir características dela com os parâmetros flavor e attributes, exemplo:

PrintService service = PrintServiceLookup.lookupPrintServices(DocFlavor.INPUT_STREAM.POSTSCRIPT, null);

Retorna um array de serviços de impressão com as impressoras que usam PostScript, se passar null para os 2 parâmetros ela não restringe a consulta, ou seja retorna todas as impressoras instaladas.

Espero ter ajudado.
[]'s

Mesmo que você soubesse listar as impressoras de uma determinada máquina na rede (digamos que usando o comando “net view nome_do_computador” em uma linha de comando do Windows), pode ser que o seu computador não tivesse o driver instalado, e não conseguiria imprimir.

O Java não fornece isso diretamente; você deve executar o comando adequado para o seu sistema operacional (digamos Windows ou Linux) usando Runtime.exec e interpretar a saída desse comando (o que pode ser um pouco chato às vezes). Eu normalmente encadeio dois ou mais comandos para facilitar a interpretação da saída, como “net view” e “findstr” (no Windows) ou “lpstat” e “grep” ou “awk” (no Linux).

Pessoal
O metodo PrintServiceLookup.lookupDefaultPrintService(); encontra a impressora default do seu ambiente.

Tem como encontrar uma impressora dentro da rede oferecendo por exemplo seu endereco? A partir dai consigo obter as propriedades dela.

Obrigado

Valeu GusAtlan…
Mas a minha necessidade é saber as impressoras instaladas na maquina X que esta na rede e nao as impressoras instaladas (tanto local com em rede) na minha maquina…entendeu?
abracos

Ok, Thingol… o que eu queria fazer era achar um comando equivalente ao lpstat, por exemplo:

lpstat -d servidor001:ImpressoraTeste