Nas propriedades do relatório existe uma chamada When No Data. Você deve escolher a opção All Sections, No Detail
Não tem de quê! 
Colocar na propriedade classe de expressão do field java.lang.String
Cria uma classe no java que manipule sua string do jeito que quer, ai no ireport vc vai na guia database e no classpath e adiciona o jar dela.
No campo que vc quer manipular vc chama o metodo passando o campo no textfieldexpression.
Verifica se o tipo do campo que vc ta trazendo da query esta com o tipo certo, no caso string e verifica se o expression class do text field esta correto tbm.
Quando vc compila e gera o jasper nao gera nenhuma excessão?
Caso esteja tudo certo o jeito é tratar o campo criando uma classe para formatar o campo mesmo.
Olá pessoal, andei dando uma pesquisada e não encontrei nenhum tópico que me ajudasse.
A dúvida é a seguinte, eu retorno parâmetros em um List para mandar para o relatório criado pelo ireport, mas quando esta lista está null é criado o arquivo sem nada, mas deveria imprimir ao menos o cabeçalho que está de forma de texto stático.
Tem alguma configuração que tem que ser feita quando não vir nada eu mandar imprimir o cabeçalho?
Obrigadoooo…
Opa… valeu velhote… isso mesmo…
Obrigadooooooooooooooo
Pessoal, agora estou com o seguinte problema:
Manda um parâmetro para o ireport do tipo String e ao invés dele imprimir o valor correto ele está colocando assim na célula 3,77778E+19, não pode ser o tamanho da célula pois já coloquei uma célula maior do que a String.
Obrigado.
Ah… percebi que isso só acontece quando o campo é do tipo String e só vem números ex: 77777777777777777777, se caso eu chegar e colocar um traço no meio ou uma letra não ocorre o fato.
Teria como no ireport formatar a célula para entender que 77777777777777777777 é um valor texto e não um valor numérico???
Obrigado.
já está como String essa propriedade…
valeu
Alguém sabe como solucionar isso… já tentei várias coisas e ainda não consegui, se alguém puder ajudar, por favor!
VAleu
Mas pelo que eu entendi o problema não é no java, nem mesmo no que estou mandando e sim que o excel interpreta o campo como numero aí ele converte o número grande nessa expressão.
Teria que fazer com que a célula entedesse que é uma string, já tentei concatenando aspas simples e aspas duplas, mas aparece no campo…
Será que tem como concatenar alguma coisa que não apareça no campo para mostrar para o excel que é um campo stirng?
Valeu.