a) Selecione seus blogs. Alguns são absolutamente fundamentais
b) Asine revistas mesmo que não tenha tempo para lê-las por inteiro
c) Leia livros sempre. Use o tempo no metrô, na espera de alguma coisa, no parque ou andando pela rua. Leia também literatura porque a vida não é só nerdice.
d) Leia o que precisa agora e o que pensa que pode precisar no futuro
e) Todas as anteriores mas seja disciplinado para que as leituras não ocupem todo seu dia atrapalhando seu trabalho, seu esporte e seu namoro.
f) E leia alguma besteira de vez em quando porque ninguém é tão CDF assim.
[quote=Luca]a) Selecione seus blogs. Alguns são absolutamente fundamentais[/quote]Luca, concordo com tudo o que você disse. Com relação a esse item, você poderia me dizer os endereços de alguns que você considera fundamentais?
Disse subscrever, não quero dizer que leia tudo. Recebo no bloglines e leio as manchetes. Só leio o texto se me interessar para não perder meu dia lendo blogs.
Mais do que ler, procure contribuir com o que você aprendeu escrevendo em um.
Se vc ler apenas o que lhe convier, vc terá ficado a margem de si mesmo.
Boas idéias não surgirão da mesmice, e sim de algo de novo que vc esmiuça.
E como o Luca falou, ninguém consegue ficar o tempo todo lendo assuntos técnicos.
Como é que você vai “gostar” de um determinado framework se não ficar sabendo que ele existe (ou por uma revista, ou sei lá por que método)?
Se for assim, é melhor ficar vendo na apinfo ( http://www.apinfo.com ) quais são os frameworks mais pedidos pelos empregadores.
Se bobear você só vai ler a documentação do Struts (para ficar em um exemplo de Java), que o pessoal pede bastante.
Mas aí você nunca vai ser consultado a respeito de alguma coisa nova, e vai morrer quando o Struts parar de ser usado, ou então só ser usado em manutenção (você gosta de fazer manutenção? Se gostar, dou-lhe os parabéns).
Bom, a respeito de livros “não-técnicos”: eu leio bastantes livros técnicos, mas de outras áreas (nem que seja de botânica, psicologia ou medicina). Não os leio muito profundamente - não me mostre uma planta para me perguntar qual é seu gênero e espécie! - , mas são bastante interessantes.
essa é uma das partes mais cansativas da computacao, voce acha que trabalha 8 horas por dia, mas na realidade trabalha 10, 12, devido a dedicacao necessaria em casa. É legal, mas depois de alguns anos fazendo isso voce se cansa.
Em toda área a pessoa deve se atualizar, ou estudar ou se especializar. Isso faz parte de qualquer profissão. Com informática é mais acentuado esse grau de atualização, porque pode ser que apareça alguma solução ou idéia para um problema que você está passando, e que tenha resolvido com algumas marretas por não ter gasto algum tempinho lendo notícias/revistas/fóruns/blogs.
Ler Bloglines uma vez por dia - clica no Updated Feeds, faz leitura dinâmica de tudo que for novo e se o título for interessante, ctrl+ click pra abrir em nova janela. Salvo pra ler provavelmente uns 2 dias depois, e se ainda tiver interessado (ótima tática pra não ler tudo quanto é inutilidade), dai tira um tempinho pra ler.
GUJ praticamente mesmo esquema, só pelos títulos - ou seja, se neguinho põe título que já não me agrada, nem me do o trabalho de abrir pra ver o que é.
Muitos livros, no mínimo um por mês. Revistas só se a matéria for muito boa ou for indicada por um amigo que tenha crédito.
a melhor coisa para se atualizar é www.google.com.br lá tem de tudo, vc tem interesse em algo, ouve algo q pode t ajudar no presente ou futuro, tá lá, e felizmente ele traz o melhor na frente (pelo menos o mais visitado)
hehehe, isto funcionou com a minha noiva
ela entendia muito pouco de informatica, agora até sites estáticos ja ta fazendo (tah bom, usando o dream weaver, mas de veiz em quando ela usa o código da página pra descobrir o que não ta funcionando )
Eu acho que uma boa maneira de atualizar-se é bisbilhotar o del.icio.us dos outros… Antes daquele problema com o GUJ havia um tópico com os bookmarks de vários usuários, mas aparentemente ele foi perdido. Assim, que tal começar novamente?? Postem os seus del.icio.us! :lol:
a) ler blogs relacionados a tecnologia
b) ler mensalmente/bimestralmente sua revista
c) ler livros um atrás do outro
d) ler apenas o q me convém, se eu gosto do framework, leio sua documentação e pronto
e) todos as anteriores
f) nda
e aí? bom, grande parte dos blogs são muita besteira, muita piada, o q é normal, é um blog, e são poucos blogs q encontramos q podem nos trazer explicações sérias. livros são bons, mas a maioria só pra faturar uma graninha enchem de linguiça uma coisa que pode ser simples, ou alguma coisa q já está nas apis por exemplo. as revistas são boas, mas também não abragem um assunto por completo, além disso, muitas vezes, vem com assuntos q vc não gostaria de explorar e lê apenas por ler ou pra conhecer o básico, mas nada q lhe agrade ou q lhe adicione. documentações são ótimas, não tem muita linguiça pq eles querem mostrar as facilidades e não o lado mais negro, te dá a liberdade de escolher o melhor caminho e são sérias (fico com elas).