primeiro que vc teria que aprender linux e nao estaria refem do window$. Ja tem uma vantagem nao?
- Dor de cabeça.
- Perda de tempo configurando coisas simples que ficam monstruosas, já que ninguém que desenvolve linux deve ter lido uma linha sobre usabilidade.
- Você vai ficar famoso nas conversas de boteco, afinal, agora você é oficialmente um nerd.
Não sou ninguém pra dar conselhos, mas… concentre-se. Mantenha o foco. A não ser que você deseje trabalhar com serviços ou consultoria em empresas que trabalham com Linux, não perca seu tempo.
Abraço!
Olá,
Seria uma vantagem sim, mas gostaria de saber vantagens (se é que existem) no dia a dia de um programador. Por exemplo, para me conectar via ssh. No Windows preciso instalar um SW para isso, já no linux ACHO que não, ACHO que ele já fornece tal funcionalidade.
Já ‘fornece’ porquê já vem em tudo que é distribuição. É exatamente igual ao caso do IE, que vem em tudo que é versão do Windows.
O tempo que tu perde aprendendo não vale a pena pelo (pouquíssimo) benefício que te traz (e que provavelmente tu não vais usar).
Eu poderia citar váááárias vantagens do Linux em servidor, mas como não sou tão radical eu considero seu uso como estação de trabalho apenas uma questão de preferência pessoal. Inclusive se você programa em Java usará exatamente as mesmas ferramentas tanto em um ambiente quanto em outro.
Mas não custa experimentar! Primeiro, porque conhecer algo novo é sempre uma boa experiência, segundo porquê hoje em dia existem distribuições super fáceis de fazer funcionar. E outra, tem uma vantagem bem legal que eu já ia me esquecendo… é DE GRAÇA :D:D:D:D
:arrow: a maior vantagem: usar o ubuntu
:arrow: vantagem de não se preocupar com o windows pirata
:arrow: vantagem de não se preocupar com atualização do anti virus
[quote=marcelomartins] :arrow: a maior vantagem: usar o ubuntu
[/quote]
E o Compiz Fusion é maior divertido…
E o apt-get facilita bastante a vida…
E é bom aprender coisas novas…
bom…a maioria dos servidores são em linux…
hj em dia mta coisa facilitou muito… ao menos em distribuições modernas…
eu sou leigo em linux, mais lendo apostila da mandriva eu consegui fazer coisas interessantes… não é tão dificil assim vc abrir um ssh por exemplo… olhar a lista dos processos rodando, a comunidade linux é enorme (vantagem essa que nós com java também temos), vc acha mto mais facilmente por ai comandos para fazer as coisas em bash do q em dos (ao se pedir como q se faz algo em windows num forum pro exemplo, provavelmente vão te falar no ambiente grafico, em linux, apesar de ter isso em certas distribuições, ainda o pessoal esta acostumado a fazer via comando…)
o sistema em si me parece ser um pouco mais confiavel, com menos erros estranhos…(coisa famosa no windows até hoje…)… me parece ter menos bugs, segurança é ao menos no q dizem mais forte…
[/quote]
no ubunthu eu sinto falta do mcc… rs
claro q isso é um ponto negativo da facilidade de usar essa distro entre tantos outros pontos positivos…
[quote=leoramos]Já ‘fornece’ porquê já vem em tudo que é distribuição. É exatamente igual ao caso do IE, que vem em tudo que é versão do Windows.
O tempo que tu perde aprendendo não vale a pena pelo (pouquíssimo) benefício que te traz (e que provavelmente tu não vais usar).[/quote]
A questão é como disse o nosso amigo leoramos se o tempo perdido vale os benefícios. Vcs que são a favor, em quanto tempo mais ou menos aprenderam a se virar de maneira legal, instalando programas, drivers, etc…
olha kra…eu até hj acabo usando windows mais do q linux até hj…
no meu pc mesmo apesar de ter um ubuntu um mandriva e um windows xp, quase nem mecho no pc em casa, e no serviço só fico no windows(meu chefe olha feio pra linux… ele é meio tendencioso em relação a isso…)
com poucos meses eu ja tava bem, e estudando pouco pra te falar a verdade, os drivers normalmente ja são instalados junto com o SO (raramente não), tive alguns problemas com wiereless do note mais resolvi…e nem tenho alguma experiencia consideravel em linux…
um ponto positivo do linux (na minha humilde opinião) são os repositorios, vc normalmente encontra os drivers q precisa la (comigo foi assim…) se vc precisar de programas, tem la tb… a desvantagem na minha opinião são as dependencias… no linux não vem um arquivo só com tudo, não necessariamente… vc tem os instaladores semelhante aos .exe q cuidam de instalar o programa inteiro por exemplo os .rpm (existem outros tipos, não vo fica entrando nisso)… mais eles não vem com tudo, certas bibliotecas por exemplo, ele precisa q vc ja tenha na maquina ou num repositorio configurado previamente, senão a instalação é cancelada (e achar essa lib costuma ser um saco, ao menos a opinião do iniciante aki)…
mais de um modo geral…eu acho vantajoso sim…
obs. jogos para linux dizem ser um problema… eu nunca kis mecher com isso…ainda…rs
só editando…me lembrei de uma coisa que achei comico na epoca…
minha namorada, que na epoca acho que não ia conseguir mecher no linux, entrou em uma especie de painel de controle la do mandriva (o mandriva control center), alterou a senha de usuario dela, mecheu em algumas configurações…sozinha…sem eu ajudar…
detalhe q ela nao é da area… ela tb gostou mais do mandriva do q do ubuntu…
- Dor de cabeça.
- Perda de tempo configurando coisas simples que ficam monstruosas, já que ninguém que desenvolve linux deve ter lido uma linha sobre usabilidade.
- Você vai ficar famoso nas conversas de boteco, afinal, agora você é oficialmente um nerd.
Não sou ninguém pra dar conselhos, mas… concentre-se. Mantenha o foco. A não ser que você deseje trabalhar com serviços ou consultoria em empresas que trabalham com Linux, não perca seu tempo.
Abraço![/quote]
perda de tempo configurando o que por exemplo?
Assim… pra ‘me virar’, digamos, pra ser proficiente no negócio sem ter que ficar fuçando fóruns e google e o escambau, uns dois meses… mas até hoje eu preciso caçar uma coisa ou outra - completamente normal isso acontecer.
Mas nesses dois meses e pouquinho eu praticamente só fiz isso…
Há 3 meses atrás instalei o Ubuntu num laptop, e tive que instalar um adaptador wireless USB no bicho.
Tempo gasto: uma semana. Só faltou eu escrever o driver na unha.
Não tenho nada ‘contra’ o linux, o que de certa forma me atrapalha é que o que eu aprendo com ele, eu vou usar PRA ELE, e não pra me ajudar a produzir mais ou melhor.
Se você for proficiente nele, vai produzir exatamente o mesmo que se estivesse usando windows. Não vai mudar tua vida em absolutamente nada.
O windows é meio ‘maluco’, ele se desintegra depois de um tempo, e tu acaba formatando, e no linux isso não é tão freqüente - mas com o tempo, fica ruim também. Atualizar anti-vírus? Quem ainda faz isso? Auto-update já tá aí faz séculos (e eu, particularmente, não uso anti-vírus, quem quiser me chamar de doido, fique à vontade).
Eu ‘já passei’ pela fase de aprender Linux pra ver se ajudava. Se eu soubesse o benefício que ia trazer, não teria feito nada disso, porquê não me valeu 10% do esforço que eu desprendi.
Abraço!
Não sou “viciado” em linux mais conheço algumas coisas. Peca em dificultar a instalação de programas (sei que já facilitaram bastante).
Uma das grandes vantagens na utilização do linux (além de ser free, é claro) é a confiabilidade. É difícil ver um servidor dando pau igual ao SO da Micro$oft. Virus nem pensar (tem la suas excessões).
Então se vc está tentando prestar serviços para grandes empresas eu aconselho aprender a desenvolver sistemas utilizando o SO linux, tendo em vista que empresas grandes (a maioria) utilizam servidores linux como servidores principais. Você vai aprender a resolver os problemas com mais rapidez no sistema operacional em questão.
PS: Apesar da JAVA ser multiplataforma as coisas não são mil maravilhas na hora de rodar a aplicação. Alguns ajustes serão requisitados.
Quando eu tinha uma máquina com 512 Mb mudei para o Linux que ocupava menos memória que o Windows XP e rodava o Eclipse mais rápido. Agora a gente usa Linux pra economizar e não comprar licensas do Windows.
[quote=leoramos]Assim… pra ‘me virar’, digamos, pra ser proficiente no negócio sem ter que ficar fuçando fóruns e google e o escambau, uns dois meses… mas até hoje eu preciso caçar uma coisa ou outra - completamente normal isso acontecer.
Mas nesses dois meses e pouquinho eu praticamente só fiz isso…
Há 3 meses atrás instalei o Ubuntu num laptop, e tive que instalar um adaptador wireless USB no bicho.
Tempo gasto: uma semana. Só faltou eu escrever o driver na unha.
Não tenho nada ‘contra’ o linux, o que de certa forma me atrapalha é que o que eu aprendo com ele, eu vou usar PRA ELE, e não pra me ajudar a produzir mais ou melhor.
Se você for proficiente nele, vai produzir exatamente o mesmo que se estivesse usando windows. Não vai mudar tua vida em absolutamente nada.
O windows é meio ‘maluco’, ele se desintegra depois de um tempo, e tu acaba formatando, e no linux isso não é tão freqüente - mas com o tempo, fica ruim também. Atualizar anti-vírus? Quem ainda faz isso? Auto-update já tá aí faz séculos (e eu, particularmente, não uso anti-vírus, quem quiser me chamar de doido, fique à vontade).
Eu ‘já passei’ pela fase de aprender Linux pra ver se ajudava. Se eu soubesse o benefício que ia trazer, não teria feito nada disso, porquê não me valeu 10% do esforço que eu desprendi.
Abraço![/quote]
Bons argumentos…
Discordo. Gerenciadores de pacotes, shell, grep, find, sed, bash, cron e mais milhares de ferramentas ajudam e muito na produtividade.
Sem contar nos reboots que são frequentes no windows. No linux reboot é raro, o máximo que eu preciso é de vez em quando restartar o X.
O meu problema com o Linux é que eu sou do tipo “usuário preguiçoso”. Não gosto de ficar instalando SO, particionando HD, instalando tudo na unha.
Mas agora com o Vista, qualquer máquina razoável vira uma carroça. Eu estou tomando coragem de começar a fuçar e fazer instalação, correr atrás de drivers. Seria legal poder comprar um computador todo arrumadinho já com Linux pré-instalado.
Em alguns países já é possível encomendar pela Dell, mas aqui ainda é tudo vendido com windows.
Outra coisa que estou avaliando é colocar a mão no bolso e comprar um Mac. Mas aí é uma outra história para outro tópico.
Agora não teria problema nenhum em utilizar lixux no trabalho. Se a qualquer probleminha eu pudesse chamar o pessoal do suporte. :mrgreen:
Brunão,
Você ganha em:
Intelligence: +2
Agility: +3
Expertise: +5
HP: +90
acho que é isso.
Valeu
O futuro é GNU/Linux e Java.(PONTO)[quote=Bruno_Leonardo]Galera,
Gostaria de saber os principais benefícios que aprender a mexer (trabalhar) com Linux me proporciona como desenvolver. Resumindo, me acrescentaria alguma coisa? Se sim, o quê?
Abraços [/quote]
[/quote]
ja faleiu Ubuntu eh um linux para secretária