Re:Principais benefícios Linux p/ Desenvolvedor

83 respostas
LPJava

primeiro que vc teria que aprender linux e nao estaria refem do window$. Ja tem uma vantagem nao?

83 Respostas

leoramos
  • Dor de cabeça.
  • Perda de tempo configurando coisas simples que ficam monstruosas, já que ninguém que desenvolve linux deve ter lido uma linha sobre usabilidade.
  • Você vai ficar famoso nas conversas de boteco, afinal, agora você é oficialmente um nerd.

Não sou ninguém pra dar conselhos, mas… concentre-se. Mantenha o foco. A não ser que você deseje trabalhar com serviços ou consultoria em empresas que trabalham com Linux, não perca seu tempo.

Abraço!

B

Olá,

Seria uma vantagem sim, mas gostaria de saber vantagens (se é que existem) no dia a dia de um programador. Por exemplo, para me conectar via ssh. No Windows preciso instalar um SW para isso, já no linux ACHO que não, ACHO que ele já fornece tal funcionalidade.

leoramos

Já ‘fornece’ porquê já vem em tudo que é distribuição. É exatamente igual ao caso do IE, que vem em tudo que é versão do Windows.
O tempo que tu perde aprendendo não vale a pena pelo (pouquíssimo) benefício que te traz (e que provavelmente tu não vais usar).

gomesrod

Eu poderia citar váááárias vantagens do Linux em servidor, mas como não sou tão radical eu considero seu uso como estação de trabalho apenas uma questão de preferência pessoal. Inclusive se você programa em Java usará exatamente as mesmas ferramentas tanto em um ambiente quanto em outro.

Mas não custa experimentar! Primeiro, porque conhecer algo novo é sempre uma boa experiência, segundo porquê hoje em dia existem distribuições super fáceis de fazer funcionar. E outra, tem uma vantagem bem legal que eu já ia me esquecendo… é DE GRAÇA :D:D:D:D

marcelomartins

:arrow: a maior vantagem: usar o ubuntu
:arrow: vantagem de não se preocupar com o windows pirata
:arrow: vantagem de não se preocupar com atualização do anti virus

Rafael_Nunes

marcelomartins:

E o Compiz Fusion é maior divertido…
E o apt-get facilita bastante a vida…
E é bom aprender coisas novas…

maior_abandonado

bom…a maioria dos servidores são em linux…

hj em dia mta coisa facilitou muito… ao menos em distribuições modernas…

eu sou leigo em linux, mais lendo apostila da mandriva eu consegui fazer coisas interessantes… não é tão dificil assim vc abrir um ssh por exemplo… olhar a lista dos processos rodando, a comunidade linux é enorme (vantagem essa que nós com java também temos), vc acha mto mais facilmente por ai comandos para fazer as coisas em bash do q em dos (ao se pedir como q se faz algo em windows num forum pro exemplo, provavelmente vão te falar no ambiente grafico, em linux, apesar de ter isso em certas distribuições, ainda o pessoal esta acostumado a fazer via comando…)

o sistema em si me parece ser um pouco mais confiavel, com menos erros estranhos…(coisa famosa no windows até hoje…)… me parece ter menos bugs, segurança é ao menos no q dizem mais forte…

maior_abandonado

marcelomartins:

no ubunthu eu sinto falta do mcc… rs

claro q isso é um ponto negativo da facilidade de usar essa distro entre tantos outros pontos positivos…

B

leoramos:
Já ‘fornece’ porquê já vem em tudo que é distribuição. É exatamente igual ao caso do IE, que vem em tudo que é versão do Windows.
O tempo que tu perde aprendendo não vale a pena pelo (pouquíssimo) benefício que te traz (e que provavelmente tu não vais usar).

A questão é como disse o nosso amigo leoramos se o tempo perdido vale os benefícios. Vcs que são a favor, em quanto tempo mais ou menos aprenderam a se virar de maneira legal, instalando programas, drivers, etc…

maior_abandonado

olha kra…eu até hj acabo usando windows mais do q linux até hj…

no meu pc mesmo apesar de ter um ubuntu um mandriva e um windows xp, quase nem mecho no pc em casa, e no serviço só fico no windows(meu chefe olha feio pra linux… ele é meio tendencioso em relação a isso…)

com poucos meses eu ja tava bem, e estudando pouco pra te falar a verdade, os drivers normalmente ja são instalados junto com o SO (raramente não), tive alguns problemas com wiereless do note mais resolvi…e nem tenho alguma experiencia consideravel em linux…

um ponto positivo do linux (na minha humilde opinião) são os repositorios, vc normalmente encontra os drivers q precisa la (comigo foi assim…) se vc precisar de programas, tem la tb… a desvantagem na minha opinião são as dependencias… no linux não vem um arquivo só com tudo, não necessariamente… vc tem os instaladores semelhante aos .exe q cuidam de instalar o programa inteiro por exemplo os .rpm (existem outros tipos, não vo fica entrando nisso)… mais eles não vem com tudo, certas bibliotecas por exemplo, ele precisa q vc ja tenha na maquina ou num repositorio configurado previamente, senão a instalação é cancelada (e achar essa lib costuma ser um saco, ao menos a opinião do iniciante aki)…

mais de um modo geral…eu acho vantajoso sim…

obs. jogos para linux dizem ser um problema… eu nunca kis mecher com isso…ainda…rs

só editando…me lembrei de uma coisa que achei comico na epoca…

minha namorada, que na epoca acho que não ia conseguir mecher no linux, entrou em uma especie de painel de controle la do mandriva (o mandriva control center), alterou a senha de usuario dela, mecheu em algumas configurações…sozinha…sem eu ajudar…

detalhe q ela nao é da area… ela tb gostou mais do mandriva do q do ubuntu…

mchiareli
  • Dor de cabeça.
  • Perda de tempo configurando coisas simples que ficam monstruosas, já que ninguém que desenvolve linux deve ter lido uma linha sobre usabilidade.
  • Você vai ficar famoso nas conversas de boteco, afinal, agora você é oficialmente um nerd.

Não sou ninguém pra dar conselhos, mas… concentre-se. Mantenha o foco. A não ser que você deseje trabalhar com serviços ou consultoria em empresas que trabalham com Linux, não perca seu tempo.

Abraço![/quote]

perda de tempo configurando o que por exemplo?

leoramos

Assim… pra ‘me virar’, digamos, pra ser proficiente no negócio sem ter que ficar fuçando fóruns e google e o escambau, uns dois meses… mas até hoje eu preciso caçar uma coisa ou outra - completamente normal isso acontecer.
Mas nesses dois meses e pouquinho eu praticamente só fiz isso…
Há 3 meses atrás instalei o Ubuntu num laptop, e tive que instalar um adaptador wireless USB no bicho.
Tempo gasto: uma semana. Só faltou eu escrever o driver na unha.
Não tenho nada ‘contra’ o linux, o que de certa forma me atrapalha é que o que eu aprendo com ele, eu vou usar PRA ELE, e não pra me ajudar a produzir mais ou melhor.
Se você for proficiente nele, vai produzir exatamente o mesmo que se estivesse usando windows. Não vai mudar tua vida em absolutamente nada.
O windows é meio ‘maluco’, ele se desintegra depois de um tempo, e tu acaba formatando, e no linux isso não é tão freqüente - mas com o tempo, fica ruim também. Atualizar anti-vírus? Quem ainda faz isso? Auto-update já tá aí faz séculos (e eu, particularmente, não uso anti-vírus, quem quiser me chamar de doido, fique à vontade).
Eu ‘já passei’ pela fase de aprender Linux pra ver se ajudava. Se eu soubesse o benefício que ia trazer, não teria feito nada disso, porquê não me valeu 10% do esforço que eu desprendi.

Abraço!

M

Não sou “viciado” em linux mais conheço algumas coisas. Peca em dificultar a instalação de programas (sei que já facilitaram bastante).

Uma das grandes vantagens na utilização do linux (além de ser free, é claro) é a confiabilidade. É difícil ver um servidor dando pau igual ao SO da Micro$oft. Virus nem pensar (tem la suas excessões).

Então se vc está tentando prestar serviços para grandes empresas eu aconselho aprender a desenvolver sistemas utilizando o SO linux, tendo em vista que empresas grandes (a maioria) utilizam servidores linux como servidores principais. Você vai aprender a resolver os problemas com mais rapidez no sistema operacional em questão.

PS: Apesar da JAVA ser multiplataforma as coisas não são mil maravilhas na hora de rodar a aplicação. Alguns ajustes serão requisitados. :smiley:

Renato_K_Araujo

Quando eu tinha uma máquina com 512 Mb mudei para o Linux que ocupava menos memória que o Windows XP e rodava o Eclipse mais rápido. Agora a gente usa Linux pra economizar e não comprar licensas do Windows.

B

leoramos:
Assim… pra ‘me virar’, digamos, pra ser proficiente no negócio sem ter que ficar fuçando fóruns e google e o escambau, uns dois meses… mas até hoje eu preciso caçar uma coisa ou outra - completamente normal isso acontecer.
Mas nesses dois meses e pouquinho eu praticamente só fiz isso…
Há 3 meses atrás instalei o Ubuntu num laptop, e tive que instalar um adaptador wireless USB no bicho.
Tempo gasto: uma semana. Só faltou eu escrever o driver na unha.
Não tenho nada ‘contra’ o linux, o que de certa forma me atrapalha é que o que eu aprendo com ele, eu vou usar PRA ELE, e não pra me ajudar a produzir mais ou melhor.
Se você for proficiente nele, vai produzir exatamente o mesmo que se estivesse usando windows. Não vai mudar tua vida em absolutamente nada.
O windows é meio ‘maluco’, ele se desintegra depois de um tempo, e tu acaba formatando, e no linux isso não é tão freqüente - mas com o tempo, fica ruim também. Atualizar anti-vírus? Quem ainda faz isso? Auto-update já tá aí faz séculos (e eu, particularmente, não uso anti-vírus, quem quiser me chamar de doido, fique à vontade).
Eu ‘já passei’ pela fase de aprender Linux pra ver se ajudava. Se eu soubesse o benefício que ia trazer, não teria feito nada disso, porquê não me valeu 10% do esforço que eu desprendi.

Abraço!

Bons argumentos…

dlt

Discordo. Gerenciadores de pacotes, shell, grep, find, sed, bash, cron e mais milhares de ferramentas ajudam e muito na produtividade.
Sem contar nos reboots que são frequentes no windows. No linux reboot é raro, o máximo que eu preciso é de vez em quando restartar o X.

S

O meu problema com o Linux é que eu sou do tipo “usuário preguiçoso”. Não gosto de ficar instalando SO, particionando HD, instalando tudo na unha.

Mas agora com o Vista, qualquer máquina razoável vira uma carroça. Eu estou tomando coragem de começar a fuçar e fazer instalação, correr atrás de drivers. Seria legal poder comprar um computador todo arrumadinho já com Linux pré-instalado.

Em alguns países já é possível encomendar pela Dell, mas aqui ainda é tudo vendido com windows.

Outra coisa que estou avaliando é colocar a mão no bolso e comprar um Mac. Mas aí é uma outra história para outro tópico.

Agora não teria problema nenhum em utilizar lixux no trabalho. Se a qualquer probleminha eu pudesse chamar o pessoal do suporte. :mrgreen:

J

Brunão,

Você ganha em:

Intelligence: +2
Agility: +3
Expertise: +5
HP: +90

acho que é isso.

Valeu

O futuro é GNU/Linux e Java.(PONTO)

Bruno_Leonardo:
Galera,

Gostaria de saber os principais benefícios que aprender a mexer (trabalhar) com Linux me proporciona como desenvolver. Resumindo, me acrescentaria alguma coisa? Se sim, o quê?

Abraços :wink:

J

marcelomartins:

ja faleiu Ubuntu eh um linux para secretária :wink:

leoramos

Cara, eu, sinceramente, nem me lembro qual foi a última vez que tive que dar um reboot no meu micro, que só tem Win XP.
Mas é o que eu falo, esse monte de gerenciadores serve pra quem? Pra ele mesmo, não pra mim. Eu quero é produzir!
Mas produzir software, e não manipulação de SO.
O que o gerenciador de pacotes ‘visual’ do Ubuntu me deu foi uma bela encrenca.
O caso foi que eu instalei por ali um programa X que usava uma mesma dependência de um programa Y que eu já tinha.
Aí eu desinstalei o programa X. E ele achou por bem levar a dependência junto. Aí o Y também não funcionava mais.
Aí eu reinstalei a dependência do Y. E quem diz que o Y entendeu?
Resumindo: tive que reinstalar Y outra vez. Simples assim.
Linux é bom? É, é ótimo, mas não me ajuda em nada pro desenvolvimento.

Em tempo: Linux é bom, mas Ubuntu é uma piada.

J

leoramos:
Cara, eu, sinceramente, nem me lembro qual foi a última vez que tive que dar um reboot no meu micro, que só tem Win XP.
Mas é o que eu falo, esse monte de gerenciadores serve pra quem? Pra ele mesmo, não pra mim. Eu quero é produzir!
Mas produzir software, e não manipulação de SO.
O que o gerenciador de pacotes ‘visual’ do Ubuntu me deu foi uma bela encrenca.
O caso foi que eu instalei por ali um programa X que usava uma mesma dependência de um programa Y que eu já tinha.
Aí eu desinstalei o programa X. E ele achou por bem levar a dependência junto. Aí o Y também não funcionava mais.
Aí eu reinstalei a dependência do Y. E quem diz que o Y entendeu?
Resumindo: tive que reinstalar Y outra vez. Simples assim.
Linux é bom? É, é ótimo, mas não me ajuda em nada pro desenvolvimento.

Em tempo: Linux é bom, mas Ubuntu é uma piada.

Onde assino???

É como falo… O site de download do programa parece o globo.com eheheheh

Galera, “open yours minds” www.slackware.org | www.freebsd.org

Luiz_Aguiar

Compre um Mac e acabe com todos os seus problemas!
:slight_smile:

Renato_K_Araujo

O Mac OS X tem um FreeBSD por baixo. :slight_smile:

Jair_Rillo_Junior

Eu comecei a trabalhar com Linux em 1997, Slackware 3.0, quando fiz estágio em um provedor de Internet.
No começo eu só acreditava no linux para servidores, mas depois que e uvi o Ubuntu pela primeira vez, as facilidades que ele trouxe, eu comecei a acreditar que ele poderia atingir o mercado de Desktops.

Desde o ano passado tenho usado o Ubuntu no notebook do serviço e posso dizer que não me arrependo. Alguns vantagens que eu vejo nele:

• Instalação do ubuntu mais fácil que do Windows. Ele instalou todos meus drivers, placa de video, resolução, Rede, Wireless, etc
  • Apt-get é muito bom… Mysql? apt-get install mysql-server, java, ruby, etc etc etc… só utilizar o APT… Muito mais fácil que o Windows
  • A empresa que eu trabalho possui um layer para instalar as ferramentas básicas dela (todas em Java). então simplesmente um APT-get <pacote da empres> e tudo será instalado, sem problemas, sem dor de cabeça, nada.
  • Comparado ao windows, programas como Eclipse, Lotus Notes, Websphere, que eu utilizo diariamente consomem menos memória.
  • Eu acho o visual do Gnome muito bonito. Como eu sou pobre e não tenho um Mac :stuck_out_tongue: eu utilizo o tema do Mac no Gnome + Compiz, fica muito legal. Todos que olham ficam com inveja :slight_smile:

Mas o principal é o que o Linux me ajuda no dia a dia de trabalho?

• Liberdade do requisito de funcionalidade. Na minha humilde opinião, o Windows é muito limitado nas funcionalidades. Basicamente você só pode fazer o que ele te oferece (através de cliques de mouse). No Linux, a shell é fantastica. Eu faço as coisas muito mais rápidas através de comando do que clicando duzentas vezes no mouse.
  • Com shell-script você consegue fazer umas ferramentas bem legais. Hoje em dia eu tenho alguns scripts que facilitam muito meu trabalho. Desde me conectar em certo host via SSH, assim como rodar/descompactar/alterar arquivos .SQL que eu rodo em banco. Eu ganho MUITO tempo com isso
  • Como já dito, a instalação dos software que utilizo são bastante simples, além deles consumirem menos memória.
  • Trabalhar com multiplas workspace me ajuda muito. Atualmente eu basicamente trabalho com 4. A 1 fica geralmente o Eclipse + Shell + firefox. Se estou mexendo com Ruby, eu deixo na 1 o Emacs + Shell + Firefox. A 2 eu deixo o Lotus Notes, a 3 eu deixo os programas referente a conexão de rede, e a 4 eu uso para fazer coisas temporarias. Isso me AJUDA muito.
  • Várias ferramentas como find, ps, grep e etc, me ajudam muito na manipulação de arquivos. Posso estar sendo exagerado, mas eu me sinto muito mais confortavel utilizando esses programas do que ficar no Windows utilizando o mouse.

Agora ter que estudar muito para aprender Linux? Isso é um mito. Caso você queira ser um administrador de sistemas, realmente você terá que estudar mais, mas um simples usuário que irá trabalhar com desenvolvimento, não precisa estudar muito. Minha esposa que é farmaceutica, utiliza o Linux muito bem.
Porém uma coisa importante estudar é o seu sistema de arquivos. Como funciona os tipos de arquivos do Linux, suas permissões, as permissões de usuários e etc. Mas hoje isso em dia está tudo muito fácil, porque você pode fazer tudo visual (apesar que eu prefira o velho e bom chmod).

Acho que vale a pena testar o Linux sim, se não gostar o Windows está ai. (e sem ser xiita, o Windows XP é um sistema operacional muito bom também. O Vista eu não conheço).

OBS: mas eu ainda quero um Mac, mas o tempo $$$ não está deixando :slight_smile:

vitu

Conhecimento e sempre bem vindo.
Caso um dia precise trabalhar com plataforma alta não já vai estar familiarizado.
Não são todas as distros que são boas. Suse por exemplo e uma distro muito lerda e cheia de frescuras.

Para quem quer tudo de modo mais preguiçoso.
Continue com seu Windows, VB e ASP.

B

vitu:
Conhecimento e sempre bem vindo.
Caso um dia precise trabalhar com plataforma alta não já vai estar familiarizado.
Não são todas as distros que são boas. Suse por exemplo e uma distro muito lerda e cheia de frescuras.

Para quem quer tudo de modo mais preguiçoso.
Continue com seu Windows, VB e ASP.

Vitu,

Claro que conhecimento é sempre bem vindo (senão pra começar não estaria aqui :lol: ), porém temos que estabelecer prioridades, e quando criei este tópico gostaria de saber quais seriam os benefícios proporcionados pelo Linux, visando meu foco, que é crescer e me aprimorar cada vez como desenvolvedor.

O que vc quis dizer com quem quer tudo de modo mais preguiçoso? Eu quis apenas saber se para mim seria bom ou não despender tempo e energia aprendendo linux, quando preciso aprender inúmeras outras coisas que me acrescentariam mais. Agora se linux é isso tudo pra vc, é sinônimo de não ser preguiçoso, ótimo para você!!! Faça bom proveito do seu SO que te torna uma cara ultra, extra, mega não preguiçoso

Abraços :lol:

cv1

Vamos simplificar um pouco a thread.

Eu tenho dois candidatos aplicando pra uma vaga de emprego, e tenho que escolher um. Um deles tem experiencia com mas de um sistema operacional, o outro so usou Windows, mas tirando isso todos os fatores sao os mesmos. Qualquer um escolheria o cara com experiencia em mais de um SO, por razoes evidentes.

Mesmo assim, se na mesma situacao eu tivesse um cara que so usou Linux, e outro que so usou Windows, eu ainda escolheria o cara que so usou Linux: um programador familiarizado com sistemas Unix-like vai poder me ajudar em suporte a producao, vai ter uma nocao muito melhor do que eh bolar ferramentas pra extender o proprio ambiente, etc.

Essas situacoes sao completamente hipoteticas, eh logico - nao da pra ter dois candidatos exatamente iguais, mas ter experiencia em mais de um SO quando vc vai programar em uma linguagem dita multiplataforma eh absolutamente crucial pra mim.

L

No trabalho uso windows porque tem uma aplicação legada asp que comunica com a aplicação Java em casa uso Debian …
Gosto do linux por causa das facilidades que o apt e o sheel me da para manipular tudo do jeito que eu quero.
Mais de verdade tanto faz se é windows ou linux o negocio é saber se virar bem nos dois … vai que amanha a empresa que vc vai trabalhar so usa linux como estação o que vc vai arrumar ?

W

Cara a primeira vez que eu vi linux na vida eu ja fiquei apaixonado, isso foi em 98 mais ou menos e eu era programador C fiquei super feliz quando usei vi e gcc e nao precisei mais usar o compilador da borland e aquela IDE DOS nojenta.
Pra mim a principal vantagem no linux eh a entusiasmada comunidade de usuarios (assim como o java) todo mundo se ajuda e os forum sao sempre movimentados e tem ajuda pra tudo, diferente de microsoft.

Segundo, vc tem controle total do sistema, vc sabe onde configurar as coisas, onde instalar, onde desinstalar, se alguma coisa da errado vc sabe o porque nao tem nenhuma mensagem estupida que nao ajuda em nada, fora que vc pode personalizar o seu sistema do jeito que vc quiser.

Terceiro, tem milhoes de distribuicoes pra escolher. Eu pessoalmente gosto do debian e sempre usei ele desde o inicio, fiz uns testes com o ubuntu e gostei tb, achei bem user friendly. Engracado que tem um monte de gente que mete o pau no ubuntu mas nao sabe nem falar o porque eh ruim. Pra mim quem fala que ubuntu eh ruim eh neguinho que se acha bom demais e so porque uma coisa eh popular comeca a meter o pau. Eu apoio uma distribuicao boa e user friendly porque isso so vai contribuir pra mais usuarios usarem linux.

Quarto, como ja falaram acima, eh muito bom vc nao se preocupar que vc tem instalado um windows pirata na sua maquina, tem que instalar um monte de programas obscuros na sua maquina que so vai foder com o windows. apt-get foi a melhor obra de Deus hehehe, vc acha proramas otimos pra tudo no linux.

Fora as outras coisas tipo, bash, emacs, vi, awk, grep (alguem vai falar tem emacs pra windows, mas sinceramente eh uma bosta). Pra nao citar multiplos desktops que eh uma mao na roda, eu tenho o eclipse em um desktop, terminal no outro, fica tudo mais organizado e facilita pra caramba o desenvolvimento. Eu mesmo deixo sempre 6 desktops. :slight_smile:

//Daniel

S

Você só pode estar de brincadeira. Qualquer atualizaçaozinha naquilo ali requer reboot.

Andre_Fonseca

Ola,

O Win XP melhorou bastante em relação aos anteriores, alguns como o ME - muitos erros - eram impossíveis de utilizar, tanto que logo foram substituídos.

Acho que para desenvolvedor não faz muita diferença se é linux, ou windows ou mac, whatever

Eu prefiro linnux porque como disseram você tem controle total da máquina, mas também não sou xiita de ficar falando que o windows é uma droga, acho que melhorou bastante comparado ao que era…

Abs

pinto

Você só pode estar de brincadeira. Qualquer atualizaçaozinha naquilo ali requer reboot.
Vejo por aí muito mito, preconceito anti-Microsoft, e mau uso do Windows.
Uso Windows há muitos anos e nunca tive problemas.
Eventualmente tenho que reinicializar após um update, mas que importância tem isso? É um minuto, só o tempo de dar uma mijada…
Usando com responsabilidade, e fazendo regularmente limpeza do registro e desfragmentação do HD, nunca dá pau. Reinstalar, só precisei quando troquei o HD.
Agora, se vc navega por sites no mínimo suspeitos, baixa, instala e desinstala tudo o que ve pela frente, não há SO que resista.

J

Seu curriculo/historia eh extenso xD

seguinte, curti as vantagens que descreveu, mas resumindo “UBUNTU”.equals(DESKTOP.SECRETARIA);

Valeu.

ManchesteR:
Eu comecei a trabalhar com Linux em 1997, Slackware 3.0, quando fiz estágio em um provedor de Internet.
No começo eu só acreditava no linux para servidores, mas depois que e uvi o Ubuntu pela primeira vez, as facilidades que ele trouxe, eu comecei a acreditar que ele poderia atingir o mercado de Desktops.

Desde o ano passado tenho usado o Ubuntu no notebook do serviço e posso dizer que não me arrependo. Alguns vantagens que eu vejo nele:

• Instalação do ubuntu mais fácil que do Windows. Ele instalou todos meus drivers, placa de video, resolução, Rede, Wireless, etc
  • Apt-get é muito bom… Mysql? apt-get install mysql-server, java, ruby, etc etc etc… só utilizar o APT… Muito mais fácil que o Windows
  • A empresa que eu trabalho possui um layer para instalar as ferramentas básicas dela (todas em Java). então simplesmente um APT-get <pacote da empres> e tudo será instalado, sem problemas, sem dor de cabeça, nada.
  • Comparado ao windows, programas como Eclipse, Lotus Notes, Websphere, que eu utilizo diariamente consomem menos memória.
  • Eu acho o visual do Gnome muito bonito. Como eu sou pobre e não tenho um Mac :stuck_out_tongue: eu utilizo o tema do Mac no Gnome + Compiz, fica muito legal. Todos que olham ficam com inveja :slight_smile:

Mas o principal é o que o Linux me ajuda no dia a dia de trabalho?

• Liberdade do requisito de funcionalidade. Na minha humilde opinião, o Windows é muito limitado nas funcionalidades. Basicamente você só pode fazer o que ele te oferece (através de cliques de mouse). No Linux, a shell é fantastica. Eu faço as coisas muito mais rápidas através de comando do que clicando duzentas vezes no mouse.
  • Com shell-script você consegue fazer umas ferramentas bem legais. Hoje em dia eu tenho alguns scripts que facilitam muito meu trabalho. Desde me conectar em certo host via SSH, assim como rodar/descompactar/alterar arquivos .SQL que eu rodo em banco. Eu ganho MUITO tempo com isso
  • Como já dito, a instalação dos software que utilizo são bastante simples, além deles consumirem menos memória.
  • Trabalhar com multiplas workspace me ajuda muito. Atualmente eu basicamente trabalho com 4. A 1 fica geralmente o Eclipse + Shell + firefox. Se estou mexendo com Ruby, eu deixo na 1 o Emacs + Shell + Firefox. A 2 eu deixo o Lotus Notes, a 3 eu deixo os programas referente a conexão de rede, e a 4 eu uso para fazer coisas temporarias. Isso me AJUDA muito.
  • Várias ferramentas como find, ps, grep e etc, me ajudam muito na manipulação de arquivos. Posso estar sendo exagerado, mas eu me sinto muito mais confortavel utilizando esses programas do que ficar no Windows utilizando o mouse.

Agora ter que estudar muito para aprender Linux? Isso é um mito. Caso você queira ser um administrador de sistemas, realmente você terá que estudar mais, mas um simples usuário que irá trabalhar com desenvolvimento, não precisa estudar muito. Minha esposa que é farmaceutica, utiliza o Linux muito bem.
Porém uma coisa importante estudar é o seu sistema de arquivos. Como funciona os tipos de arquivos do Linux, suas permissões, as permissões de usuários e etc. Mas hoje isso em dia está tudo muito fácil, porque você pode fazer tudo visual (apesar que eu prefira o velho e bom chmod).

Acho que vale a pena testar o Linux sim, se não gostar o Windows está ai. (e sem ser xiita, o Windows XP é um sistema operacional muito bom também. O Vista eu não conheço).

OBS: mas eu ainda quero um Mac, mas o tempo $$$ não está deixando :)

W

javaman00:
seguinte, curti as vantagens que descreveu, mas resumindo “UBUNTU”.equals(DESKTOP.SECRETARIA);

Explica o porque . :slight_smile:

P

Explica o porque mesmo. Eu to em Linux desde o slackware 4.0, fui adm de redes por um bom tempo, ja vi um monte de gente reclamando mas ninguém que fosse preconceituoso ao ponto de chamar um ubuntu de linux de secretária. (Além de ser algo bem preconceituoso).

Eu mudei de Slackware para Ubuntu depois que vi as maravilhas que o Ubuntu era capaz de fazer. Ele é a distro mais multi-caras que eu ja vi. Se voce quer deixar ele como desktop, 30 min e feito. Se voce quer deixar ele com cara de server, o ubuntu server é realmente bom também. Debian é um porri pra ficar configurando, slackware melhorou um pouco na 12.

Nunca fui adepto de ferramentas gráficas em Linux p configuracao de determinados serviços. E nem o faço. Mas espero que voce nao venha com aquele argumento da epoca do ronca que é muito inseguro usar ferramentas gráficas. (embora eu goste de recompilar tudo na unha pra deixar tudo bem bem levinho, 512mb de memória é MUITA coisa se souber usar).

Sério cara, eu nao entendi ainda e nem consigo imaginar o porque voce colocou essa premissa em discussão.

M

"

S

pinto:
Schuenemann:

Eventualmente tenho que reinicializar após um update, mas que importância tem isso? É um minuto, só o tempo de dar uma mijada…

Eventualmente, não. Sempre (ou quase sempre) que faz update.
Importância? Bom, ele disse que não lembra quando reiniciou, mas eu lembro: foi quando ele fez o último update.

E tenho certeza que você várias vezes não queria/podia reiniciar naquele momento, mas o fez porque não agüentou mais uma janelinha te enchendo o saco.

Há. Experimente usar outros.

leoramos

windsofhell:
javaman00:

Explica o porque . :-)

Lê o meu post mais acima que tá lá explicado o porquê.
E se aquilo é ‘user-friendly’, os caras que fizeram a interface precisam urgentemente de aulas de usabilidade e ergonomia de software. Acho que o lance ‘linux para secretárias’ é porquê não é ela que vai ter que administrar o sistema.

Não acho Linux ruim. Não acho mesmo. Aliás, volta e meia tenho que usar e ele faz o serviço dele bem direitinho, como manda o figurino.

Eu uso Win XP e não é ‘qualquer atualizaçãozinha’ que precisa reiniciar o bichano. Vou falar, acreditem se quiser: eu acesso meu micro de casa aqui pela empresa, e minha máquina está ligada há mais há quase 4 semanas - sem nem travar - e como eu disse antes, sem anti-vírus, que aquela porcaria, pra mim, só serve pra deixar a máquina lenta. Tá lá feliz e contente.

Bom argumento o de conhecer dois SO pra conseguir um diferencial em oportunidade de emprego. Mas eu, sinceramente, acho que é matar um canário com tiro de 12.

Abraços!

P

Sistemas de uso desktop logicamente nao precisam de administração alguma. É só instalar, instalar uns apps e pronto.

Mas em uma rede no minimo normal, deve ter um adm de redes.

E Ubuntu tem várias faces diferentes, não precisa necessariamente ser só desktop. E por isso é linux de secretária?

Como eu ja disse, nunca vi um linux tão bom quanto o ubuntu em uma porrada de quesitos. E ao menos o sucesso dele, nao é a toa mesmo.

leoramos

Quase 4 semanas sem desligar o bichinho e ele nem travou… SO completamente atualizado… nem um restartzinho…
Ou você tá usando versão beta do XP, ou realmente não conhece e fala pelo que os outros te dizem.

Ah, antes que alguém ache que eu ando pela clandestinidade, meu Windows é original hehehe
A UFSC tem parceria e os alunos de SI e CCO ganham licença de todos os softwares (exceto suite office).

P

Acho que uma questão aqui que estão esquecendo é se o SO é homologado ou não para o hardware. Isso também influi muito na estabilidade da coisa toda.

W

leoramos:
windsofhell:
javaman00:

Explica o porque . :-)

Lê o meu post mais acima que tá lá explicado o porquê.
E se aquilo é ‘user-friendly’, os caras que fizeram a interface precisam urgentemente de aulas de usabilidade e ergonomia de software. Acho que o lance ‘linux para secretárias’ é porquê não é ela que vai ter que administrar o sistema.

Não acho Linux ruim. Não acho mesmo. Aliás, volta e meia tenho que usar e ele faz o serviço dele bem direitinho, como manda o figurino.

Eu uso Win XP e não é ‘qualquer atualizaçãozinha’ que precisa reiniciar o bichano. Vou falar, acreditem se quiser: eu acesso meu micro de casa aqui pela empresa, e minha máquina está ligada há mais há quase 4 semanas - sem nem travar - e como eu disse antes, sem anti-vírus, que aquela porcaria, pra mim, só serve pra deixar a máquina lenta. Tá lá feliz e contente.

Bom argumento o de conhecer dois SO pra conseguir um diferencial em oportunidade de emprego. Mas eu, sinceramente, acho que é matar um canário com tiro de 12.

Abraços!

Se numa empresa tiver uma secretaria que administra sistema (seja ele linux/ubuntu ou windows) acho que a empresa deveria mudar ela de cargo.

M

"

leoramos

Se eu estiver numa empresa em que eu, como desenvolvedor, tiver que administrar uma rede, quem pede demissão sou eu.

marcosalex:
Você não deve ter baixado as atualizações de segurança da MS, que são mensais e obrigam a reiniciar a máquina. Ou então você deve estar com aquela janelinha irritante.
Acho que trabalhar sem precisar ficar reiniciando a máquina a cada atualização é o minimo que o SO deve fazer. O Windows é o único sistema que ainda precisa disso.

Como eu falei, o SO está completamente atualizado, instalado, feliz e contente.

RafaelRio

Eu tenho o Ubunto 7.10 e o Vista no notebook.

Eu gosto do Ubuntu porque é mais leve e mais rápido que o Vista, que ainda está muito instável. Quem sabe daqui oito anos dê pra usar o Vista como se usa o XP hoje?

Aliás, eu queria ter o XP ao invés do Vista, não pirata, original, e não consegui comprar.

Quanto ao bla bla bla falando mal do Ubuntu, bem, isso é questão de gosto e não vou retrucar.
Eu adoro o Ubuntu.

Resumindo, o benefício que tenho ao utilizar é a maior produtividade, tudo funciona muito mais rápido e consome menos memória.

J

Dual boot open!

maaaaaaaaaaaiiiiiiiiieeeeeeeee!
:shock:

Nao tem dó do seu HD não?

RafaelRio:

Eu gosto do Ubuntu porque é mais leve e mais rápido que o Vista, que ainda está muito instável. Quem sabe daqui oito anos dê pra usar o Vista como se usa o XP hoje?

Aliás, eu queria ter o XP ao invés do Vista, não pirata, original, e não consegui comprar.

Quanto ao bla bla bla falando mal do Ubuntu, bem, isso é questão de gosto e não vou retrucar.
Eu adoro o Ubuntu.

Resumindo, o benefício que tenho ao utilizar é a maior produtividade, tudo funciona muito mais rápido e consome menos memória.

RafaelRio

Aqui você forçou um pouco, hein?

Versão beta do XP não existe há quanto tempo? 1999? 2000? :lol:

E a Microsoft está empurrando o Vista para o consumidor e o XP pra debaixo do tapete. Por que ninguém cita o Vista?

M

"

RafaelRio

javaman00:
Dual boot open!

maaaaaaaaaaaiiiiiiiiieeeeeeeee!

Nao tem dó do seu HD não?

RafaelRio:

Eu adoro o Ubuntu.

Pra ser sincero, não tenho. E por que teria?

Preocupação com HD é coisa dos anos 80, quando tinham pouco espaço e custavam uma fortuna.

pinto

leoramos:

Se eu estiver numa empresa em que eu, como desenvolvedor, tiver que administrar uma rede, quem pede demissão sou eu.

Entendi…

marcosalex:

Bom, então acho que você não conseguiria trabalhar com OS390 nem com zOS, porque todos os demais sistemas operacionais que conheço, não precisam administrar rede pra trabalhar.

Não entendi…

marcosalex:

O MS libera um pacote de segurança mensal e ele obriga a reiniciar a máquina.

Não consigo compreender porque um reboot mensal pode ser algo tão grave e até inaceitável para alguem.

rogeriop80

Uso apenas Linux na minha máquina, apenas por questões particulares. A vantagem de usar linux e tudo quanto é software opensource é o fato de você não ter a tecnologia presa a alguém.

É apenas ideologia. Como a questão de direitos intelectuais ou direitos autorais que são “quebrados” quando você gera ou baixa um mp3 de forma ilegal.

É ideologia o uso de software abertos, de querer saber o que acontece por debaixo das telas ou debaixo dos panos. É questão de saber o risco que se corre também por ter n pessoas alterando código.

Eu uso linux porque sou da ideologia de conhecimento compartilhado, da mesma forma que uso o opensdk, o openoffice, etc etc etc…

Meu note foi reconhecido rapidamente pelo Linux. WebCam, Leitor de Cartão… tive apenas que perder um tempinho no wifi. E daí ? Minha ideologia me permitiu isso.

Como diria uma camiseta da Tempo Real.
Livre por necessidade !!!
Linux por opção !!!

leoramos

marcosalex:
leoramos:

Bom, então acho que você não conseguiria trabalhar com OS390 nem com zOS, porque todos os demais sistemas operacionais que conheço, não precisam administrar rede pra trabalhar.

O MS libera um pacote de segurança mensal e ele obriga a reiniciar a máquina. Se nessas 4 semanas (28 dias) não saiu nenhum, você precisou reiniciar 2 dias depois, ou então sua máquina não está “completamente” atualizada. Ou então, sim, você está com aquela mensagem irritante na tela

Se uma secretária precisa administrar um sistema, qual o problema em administrar rede pra programar? É disso que eu tô falando, foi uma analogia. Trabalhos que não tem nada a ver, e que eu simplesmente não quero aprender porquê eu não preciso.
Quanto ao meu windows, ele está completamente atualizado e não reiniciei o danado, se você quiser duvidar, é uma escolha sua, assim como usar Linux. Eu atualizei ele pra mim, e não pra você.
Eu sei que atualizações saem ou deixam de sair e quando, trabalhei por mais de um ano num microsoft partner e administrava servidores windows o dia todo. Repetir a informação não vai fazer eu concordar com o restante da mensagem. Como eu disse, se você quer duvidar, a escolha é sua e eu não quero transformar essa thread numa bola de fogo.

Jair_Rillo_Junior

Acho que todo mundo deve usar o que se sente melhor, onde tem maior conhecimento e principalmente onde tem maior produtividade. Seja com sistema operacional, linguagem de programação, framework, etc. Mas dizer que usando Linux ou Windows a produtividade será a mesma, isso é um pouco forçado.
Como eu já citei anteriormente, eu tenho uma maior produtividade usando Linux, me sinto mais confortável e meu serviço rende mais. Talvez para você não faça diferença, mas você não pode generalizar.

javaman00:

Não entendi seu ponto aqui. Porque seria um Linux para secretária? Só porque é simples de instalar? Só porque não precisa de muito conhecimento técnico para operá-lo?
Bom, eu acho que existem situações onde um SO mais simples de instalar e usar é mais adequado, assim como em outros casos que exigem um SO mais parrudo.
Eu vejo hoje o Ubuntu como a melhor escolha para sistemas Linux Desktop (IMO). Não vejo desvantagem comparado a nenhuma outra distribuição, pelo contrário, vejo vantagens. Talvez para um servidor, eu optaria por um Slackware.
Só para ficar registrado, a um tempo atrás (quando eu conheci o o Ubuntu 7.04), eu instalei no meu desktop de casa o Ubuntu e depois instalei o Slackware (não me recordo se era a versão 9 ou 10). Fiquei impressionado como foi fácil e rápido instalar o Ubuntu. Em menos de 1 hora tinha tudo funcionando. Já no slackware, de propósito, eu optei por instalar apenas a base do sistema e parte gráfica (Xorg e Gnome) instalar diretamente da fonte (download dos arquivos .tar.gz e compilar tudo na minha maquina). Resultado: mesmo instalando o fonte, o Slackware não foi superior em velocidade comparado ao Ubuntu (pelo menos não senti diferença nenhuma). Agora a pergunta, porque ficar 1 dia instalando um sistema, se o outro em 30 minutos vai gerar o mesmo resultado?

luistiagos

realmente não vejo nenhum beneficio no Lixux

pinto

Mesmo sendo desenvolvedor, eu penso que não deve (ou não deveria) fazer parte do meu trabalho instalar, configurar e atualizar o sistema operacional.
O sistema operacional, ou melhor dizendo, o computador, deveria ser só uma ferramenta de trabalho.
Assim como é para a secretária.
Mas, como a tecnologia ainda não evoluiu a esse ponto, a gente vai se virando.
É como um carro. Eu gosto de entrar e dirigir, mas para isso preciso cuidar da manutenção dele.

luistiagos

O que é mais nojento no lixus é aquele VI maldito…
odeio aquela por****

W

leoramos:
marcosalex:
leoramos:

O MS libera um pacote de segurança mensal e ele obriga a reiniciar a máquina. Se nessas 4 semanas (28 dias) não saiu nenhum, você precisou reiniciar 2 dias depois, ou então sua máquina não está “completamente” atualizada. Ou então, sim, você está com aquela mensagem irritante na tela

Se uma secretária precisa administrar um sistema, qual o problema em administrar rede pra programar? É disso que eu tô falando, foi uma analogia. Trabalhos que não tem nada a ver, e que eu simplesmente não quero aprender porquê eu não preciso.
Quanto ao meu windows, ele está completamente atualizado e não reiniciei o danado, se você quiser duvidar, é uma escolha sua, assim como usar Linux. Eu atualizei ele pra mim, e não pra você.
Eu sei que atualizações saem ou deixam de sair e quando, trabalhei por mais de um ano num microsoft partner e administrava servidores windows o dia todo. Repetir a informação não vai fazer eu concordar com o restante da mensagem. Como eu disse, se você quer duvidar, a escolha é sua e eu não quero transformar essa thread numa bola de fogo.

Bom vc ainda nao explicou porque o ubuntu eh ruim. :slight_smile:

leoramos

Como eu falei antes, cara, tem um post meu mais pro início da thread em que eu exponho o motivo de achar ele ruim.
Assim como na questão de usabilidade, que eu também já expus.
Dá uma lidinha mais pra cima que está lá x)

javax.skol

So the fight starts all over again
:?

Rafael_Nunes

luistiagos:
odeio aquela por****

Ou você é meio sado-masô e usa o VI como exercício de auto-flagelação.
Ou você não tem visto muito sites de tecnologia na última década. Há umas boas dezenas de editores de texto visuais para Linux.

E em tempo, eu acho muuuuuuito mais prático editar arquivos pequenos e rápidos pelo VI

S

Ou você tá usando versão beta do XP, ou realmente não conhece e fala pelo que os outros te dizem.
É o Windows XP SP 3.
Ou você tá usando uma versão feita pela MS especialmente pra você ou deu um jeito da janelinha irritante e saltitante parar ou está tentando ser engraçadinho.

Obs: Antes que invente mais alguma besteira: é original.

Rubem_Azenha

Estou com o Ubuntu 8.04 instalado em um intel quad-core e estou tendo uns problemas sérios com ele. Depois de algumas horas de uso o sistema simplesmente desliga, do nada. Parece windows. Ele simplesmente morre sem dar explicação. Já chequei temperatura, fiz um upgrade, peguei o ultimo kernel e o problema persiste…
Depois de uma breve pesquisa descobri que não sou o único mas não encontrei solução.

cv1

Essa thread vai pra algum lugar que nao sejam relatos de pessoas tendo problemas especificos com Windows ou Linux, e generalizando as experiencias que tiveram com os respectivos como “uma bosta” ou “muito foda”?

Se nao for sair disso, melhor parar a thread por aqui e fazer algo mais produtivo, nao?

pinto

Não.

L

Eu uso o slackware 12.1 no meu notebook… estou aprendendo muita coisa…
Acho realmente um pouco mais trabalhoso de instalar drivers etc e tal…
Mas vale a pena pela experiência… pois se vc desenvolve um sistema para uma empresa, (visto que a maioria delas usa servidor linux, pelo menos as maiores) como vc iria instalar o sistema lá sem experiência nenhuma, sem saber como nem onde?? É bom sempre aprender algo novo, pois isso pode te ajudar em certos casos que podem ser cruciais para seu negócio…
Quanto ao desenvolvimento… acho que tem muita ferramenta pra linux como pra windows, nesse termo não é tão complicado como falaram alguns para instalar uma ide, o jdk e outras ferramentas de apoio, que aliás se acha muito fácil na net…
Quanto ao desempenho… acho que a máquina trabalha melhor com linux utilizando ferramentas (Ides) carregadas de plugins… gerenciamento de memória melhor… e com o tempo não fica cheio de lixo , de programas desinstalados (pela metade)…
Enfim…depois que pega o jeito… “a coisa anda”
A vantagem do windows é a facilidade de instalação de drivers do sistema … é next, next, next, finish… e pronto…

Rafael_Nunes

E em relação ao desenvolvimento, praticamente tudo que eu utilizo no WIndows tenho um igual ou equivalente no meu Ubuntu.
O único problema que tenho é com Flex Builder, que só rola no Windows. De resto tá tudo indo as mil maravilhas.

Em relação a produtividade, não vejo diferença significativa ao menos para mim, é mais questão de gosto e aprender coisas novas.

luistiagos

E que o pessoal da facul e tudo sadomassoquistas mesmo… com tanta coisa melhor hj em dia… não entendo como tem gente que ainda usa aquela porr***

Andre_Brito

Rafael Nunes:
luistiagos:
odeio aquela por****

Ou você não tem visto muito sites de tecnologia na última década. Há umas boas dezenas de editores de texto visuais para Linux.

E em tempo, eu acho muuuuuuito mais prático editar arquivos pequenos e rápidos pelo VI

As vezes, não tem nem saída.

Sinceramente, depois de acostumar com o vIM, eu não troco ele pelos outros.

Ok. Tem coisa muito melhor. Eu sei. E daí? Tem gente que não entende… mas quer saber? Tô poco me fodendo.
Ainda tem gente que gosta da rixa entre Ubuntu e Vista e XP e outros… não sei porque ficar discutindo se vocês não ganham nada com isso… Use qualquer um e seja feliz. Se comer cabrita de faz feliz, coma uma e vá ser feliz!

pinto

Depois reclamam que o tópico é fechado…

luistiagos

Tu é doido…

L

luistiagos:

E que o pessoal da facul e tudo sadomassoquistas mesmo… com tanta coisa melhor hj em dia… não entendo como tem gente que ainda usa aquela porr***

O que tem a ver pessoal que fez facul com preferencia de editor de texto??? Que “pré-conceito”… ou falta de “visão”

Concordo…

P

Enfim, eu acho que tem coisa muito pior que palavrão rolando por aqui. Mas de todo jeito, fechar é alguma coisa a se pensar.

Alguem conhece o Pico? Bem melhor que o Vim.

titanius

Vou dizer aqui minha experiência com Linux…

Sou programador Delphi (por favor, não me xinguem), só por aí já começaram meus problemas. Mas nada que uma VM não resolva… resolvi tentar tudo quanto é distro, queimei mais de 30 CDs e DVDs… testei todos, eis minha conclusão:

Ainda é complicado pra muita gente, principalmente pela resolução do video, o que deixa a desejar, mesmo instalando tudo perfeito, fica aquém do windows.

E não acho que Linux seja complicado, ele é simples, o problema é que todos nós crescemos vivendo windows, por isso a dificuldade. Mas como vi um amigo dizendo a tempos: Linux não é windows, e nunca vai ser… (depende de quem le, se é melhor ou pior…)

[]s

luistiagos

Vc não entendeu… eu estava me referindo ao pessoal da faculdade onde eu estudo…

M

"

leoramos

É o Windows XP SP 3.
Ou você tá usando uma versão feita pela MS especialmente pra você ou deu um jeito da janelinha irritante e saltitante parar ou está tentando ser engraçadinho.

Obs: Antes que invente mais alguma besteira: é original.

Eu não tenho motivo pra inventar besteira, quem sou eu pra duvidar da tua palavra?
Agora se o seu SO reinicia direto e por qualquer coisa, legal, aprenda a configurar teu SO direito.

PS: Não vou mais repetir a mesma informação, pois já vi que não adianta nada, ou tu tá tentando me irritar ou é analfabeto funcional. Desisto.

L

Sergio Figueras:
Enfim, eu acho que tem coisa muito pior que palavrão rolando por aqui. Mas de todo jeito, fechar é alguma coisa a se pensar.

Alguem conhece o Pico? Bem melhor que o Vim.

++

MILLLLLLLL vezes melhor …

faelcavalcanti

a um bom tempo lembro-me deste artigo no java.net sobre o assunto.

Kenobi

Luiz Aguiar:

De quebra ainda leva DTrace com visualizador gráfico !! :slight_smile:

W

Kenobi:
Luiz Aguiar:

Dependendo de quanto a pessoa ganha se compra um mac nao acaba com todos os problemas, pelo contrario, comecam os problemas financeiros. :slight_smile:

Kenobi

windsofhell:
Kenobi:
Luiz Aguiar:

Dependendo de quanto a pessoa ganha se compra um mac nao acaba com todos os problemas, pelo contrario, comecam os problemas financeiros. :slight_smile:

Aí acho que vale à pena passar na livraria e comprar um auto-promoção pessoal, saber se vender, pq não dá pra ficar se lamentando e não subir o valor hora :slight_smile:

leoramos

Cara, li isso agora e me lembrei de um detalhe: semana passada fui na Saraiva, no Iguatemi de Floripa… e DO LADO da seção ‘informática’ estava a seção ‘auto-ajuda’. Andasse prestando consultoria por lá, foi? :stuck_out_tongue:

faelcavalcanti

conhecimento sobre a maioria dos protocolos da camada de aplicação, comunicação e autenticação, sistemas de arquivos, processos, configuração em runtime via SSH por exemplo, etc.

é só uma questão de atitude e sair usando e pronto! :wink:

Criado 22 de agosto de 2008
Ultima resposta 27 de ago. de 2008
Respostas 83
Participantes 34