Cara, eu, sinceramente, nem me lembro qual foi a última vez que tive que dar um reboot no meu micro, que só tem Win XP.
Mas é o que eu falo, esse monte de gerenciadores serve pra quem? Pra ele mesmo, não pra mim. Eu quero é produzir!
Mas produzir software, e não manipulação de SO.
O que o gerenciador de pacotes ‘visual’ do Ubuntu me deu foi uma bela encrenca.
O caso foi que eu instalei por ali um programa X que usava uma mesma dependência de um programa Y que eu já tinha.
Aí eu desinstalei o programa X. E ele achou por bem levar a dependência junto. Aí o Y também não funcionava mais.
Aí eu reinstalei a dependência do Y. E quem diz que o Y entendeu?
Resumindo: tive que reinstalar Y outra vez. Simples assim.
Linux é bom? É, é ótimo, mas não me ajuda em nada pro desenvolvimento.
[quote=leoramos]Cara, eu, sinceramente, nem me lembro qual foi a última vez que tive que dar um reboot no meu micro, que só tem Win XP.
Mas é o que eu falo, esse monte de gerenciadores serve pra quem? Pra ele mesmo, não pra mim. Eu quero é produzir!
Mas produzir software, e não manipulação de SO.
O que o gerenciador de pacotes ‘visual’ do Ubuntu me deu foi uma bela encrenca.
O caso foi que eu instalei por ali um programa X que usava uma mesma dependência de um programa Y que eu já tinha.
Aí eu desinstalei o programa X. E ele achou por bem levar a dependência junto. Aí o Y também não funcionava mais.
Aí eu reinstalei a dependência do Y. E quem diz que o Y entendeu?
Resumindo: tive que reinstalar Y outra vez. Simples assim.
Linux é bom? É, é ótimo, mas não me ajuda em nada pro desenvolvimento.
Em tempo: Linux é bom, mas Ubuntu é uma piada.[/quote]
Onde assino???
É como falo… O site de download do programa parece o globo.com eheheheh
Eu comecei a trabalhar com Linux em 1997, Slackware 3.0, quando fiz estágio em um provedor de Internet.
No começo eu só acreditava no linux para servidores, mas depois que e uvi o Ubuntu pela primeira vez, as facilidades que ele trouxe, eu comecei a acreditar que ele poderia atingir o mercado de Desktops.
Desde o ano passado tenho usado o Ubuntu no notebook do serviço e posso dizer que não me arrependo. Alguns vantagens que eu vejo nele:
Instalação do ubuntu mais fácil que do Windows. Ele instalou todos meus drivers, placa de video, resolução, Rede, Wireless, etc
Apt-get é muito bom… Mysql? apt-get install mysql-server, java, ruby, etc etc etc… só utilizar o APT… Muito mais fácil que o Windows
A empresa que eu trabalho possui um layer para instalar as ferramentas básicas dela (todas em Java). então simplesmente um APT-get <pacote da empres> e tudo será instalado, sem problemas, sem dor de cabeça, nada.
Comparado ao windows, programas como Eclipse, Lotus Notes, Websphere, que eu utilizo diariamente consomem menos memória.
Eu acho o visual do Gnome muito bonito. Como eu sou pobre e não tenho um Mac eu utilizo o tema do Mac no Gnome + Compiz, fica muito legal. Todos que olham ficam com inveja
Mas o principal é o que o Linux me ajuda no dia a dia de trabalho?
Liberdade do requisito de funcionalidade. Na minha humilde opinião, o Windows é muito limitado nas funcionalidades. Basicamente você só pode fazer o que ele te oferece (através de cliques de mouse). No Linux, a shell é fantastica. Eu faço as coisas muito mais rápidas através de comando do que clicando duzentas vezes no mouse.
Com shell-script você consegue fazer umas ferramentas bem legais. Hoje em dia eu tenho alguns scripts que facilitam muito meu trabalho. Desde me conectar em certo host via SSH, assim como rodar/descompactar/alterar arquivos .SQL que eu rodo em banco. Eu ganho MUITO tempo com isso
Como já dito, a instalação dos software que utilizo são bastante simples, além deles consumirem menos memória.
Trabalhar com multiplas workspace me ajuda muito. Atualmente eu basicamente trabalho com 4. A 1 fica geralmente o Eclipse + Shell + firefox. Se estou mexendo com Ruby, eu deixo na 1 o Emacs + Shell + Firefox. A 2 eu deixo o Lotus Notes, a 3 eu deixo os programas referente a conexão de rede, e a 4 eu uso para fazer coisas temporarias. Isso me AJUDA muito.
Várias ferramentas como find, ps, grep e etc, me ajudam muito na manipulação de arquivos. Posso estar sendo exagerado, mas eu me sinto muito mais confortavel utilizando esses programas do que ficar no Windows utilizando o mouse.
Agora ter que estudar muito para aprender Linux? Isso é um mito. Caso você queira ser um administrador de sistemas, realmente você terá que estudar mais, mas um simples usuário que irá trabalhar com desenvolvimento, não precisa estudar muito. Minha esposa que é farmaceutica, utiliza o Linux muito bem.
Porém uma coisa importante estudar é o seu sistema de arquivos. Como funciona os tipos de arquivos do Linux, suas permissões, as permissões de usuários e etc. Mas hoje isso em dia está tudo muito fácil, porque você pode fazer tudo visual (apesar que eu prefira o velho e bom chmod).
Acho que vale a pena testar o Linux sim, se não gostar o Windows está ai. (e sem ser xiita, o Windows XP é um sistema operacional muito bom também. O Vista eu não conheço).
OBS: mas eu ainda quero um Mac, mas o tempo $$$ não está deixando
Conhecimento e sempre bem vindo.
Caso um dia precise trabalhar com plataforma alta não já vai estar familiarizado.
Não são todas as distros que são boas. Suse por exemplo e uma distro muito lerda e cheia de frescuras.
Para quem quer tudo de modo mais preguiçoso.
Continue com seu Windows, VB e ASP.
[quote=vitu]Conhecimento e sempre bem vindo.
Caso um dia precise trabalhar com plataforma alta não já vai estar familiarizado.
Não são todas as distros que são boas. Suse por exemplo e uma distro muito lerda e cheia de frescuras.
Para quem quer tudo de modo mais preguiçoso.
Continue com seu Windows, VB e ASP.[/quote]
Vitu,
Claro que conhecimento é sempre bem vindo (senão pra começar não estaria aqui :lol: ), porém temos que estabelecer prioridades, e quando criei este tópico gostaria de saber quais seriam os benefícios proporcionados pelo Linux, visando meu foco, que é crescer e me aprimorar cada vez como desenvolvedor.
O que vc quis dizer com quem quer tudo de modo mais preguiçoso? Eu quis apenas saber se para mim seria bom ou não despender tempo e energia aprendendo linux, quando preciso aprender inúmeras outras coisas que me acrescentariam mais. Agora se linux é isso tudo pra vc, é sinônimo de não ser preguiçoso, ótimo para você!!! Faça bom proveito do seu SO que te torna uma cara ultra, extra, mega não preguiçoso
Eu tenho dois candidatos aplicando pra uma vaga de emprego, e tenho que escolher um. Um deles tem experiencia com mas de um sistema operacional, o outro so usou Windows, mas tirando isso todos os fatores sao os mesmos. Qualquer um escolheria o cara com experiencia em mais de um SO, por razoes evidentes.
Mesmo assim, se na mesma situacao eu tivesse um cara que so usou Linux, e outro que so usou Windows, eu ainda escolheria o cara que so usou Linux: um programador familiarizado com sistemas Unix-like vai poder me ajudar em suporte a producao, vai ter uma nocao muito melhor do que eh bolar ferramentas pra extender o proprio ambiente, etc.
Essas situacoes sao completamente hipoteticas, eh logico - nao da pra ter dois candidatos exatamente iguais, mas ter experiencia em mais de um SO quando vc vai programar em uma linguagem dita multiplataforma eh absolutamente crucial pra mim.
No trabalho uso windows porque tem uma aplicação legada asp que comunica com a aplicação Java em casa uso Debian …
Gosto do linux por causa das facilidades que o apt e o sheel me da para manipular tudo do jeito que eu quero.
Mais de verdade tanto faz se é windows ou linux o negocio é saber se virar bem nos dois … vai que amanha a empresa que vc vai trabalhar so usa linux como estação o que vc vai arrumar ?
Cara a primeira vez que eu vi linux na vida eu ja fiquei apaixonado, isso foi em 98 mais ou menos e eu era programador C fiquei super feliz quando usei vi e gcc e nao precisei mais usar o compilador da borland e aquela IDE DOS nojenta.
Pra mim a principal vantagem no linux eh a entusiasmada comunidade de usuarios (assim como o java) todo mundo se ajuda e os forum sao sempre movimentados e tem ajuda pra tudo, diferente de microsoft.
Segundo, vc tem controle total do sistema, vc sabe onde configurar as coisas, onde instalar, onde desinstalar, se alguma coisa da errado vc sabe o porque nao tem nenhuma mensagem estupida que nao ajuda em nada, fora que vc pode personalizar o seu sistema do jeito que vc quiser.
Terceiro, tem milhoes de distribuicoes pra escolher. Eu pessoalmente gosto do debian e sempre usei ele desde o inicio, fiz uns testes com o ubuntu e gostei tb, achei bem user friendly. Engracado que tem um monte de gente que mete o pau no ubuntu mas nao sabe nem falar o porque eh ruim. Pra mim quem fala que ubuntu eh ruim eh neguinho que se acha bom demais e so porque uma coisa eh popular comeca a meter o pau. Eu apoio uma distribuicao boa e user friendly porque isso so vai contribuir pra mais usuarios usarem linux.
Quarto, como ja falaram acima, eh muito bom vc nao se preocupar que vc tem instalado um windows pirata na sua maquina, tem que instalar um monte de programas obscuros na sua maquina que so vai foder com o windows. apt-get foi a melhor obra de Deus hehehe, vc acha proramas otimos pra tudo no linux.
Fora as outras coisas tipo, bash, emacs, vi, awk, grep (alguem vai falar tem emacs pra windows, mas sinceramente eh uma bosta). Pra nao citar multiplos desktops que eh uma mao na roda, eu tenho o eclipse em um desktop, terminal no outro, fica tudo mais organizado e facilita pra caramba o desenvolvimento. Eu mesmo deixo sempre 6 desktops.
O Win XP melhorou bastante em relação aos anteriores, alguns como o ME - muitos erros - eram impossíveis de utilizar, tanto que logo foram substituídos.
Acho que para desenvolvedor não faz muita diferença se é linux, ou windows ou mac, whatever
Eu prefiro linnux porque como disseram você tem controle total da máquina, mas também não sou xiita de ficar falando que o windows é uma droga, acho que melhorou bastante comparado ao que era…
Você só pode estar de brincadeira. Qualquer atualizaçaozinha naquilo ali requer reboot.[/quote]
Vejo por aí muito mito, preconceito anti-Microsoft, e mau uso do Windows.
Uso Windows há muitos anos e nunca tive problemas.
Eventualmente tenho que reinicializar após um update, mas que importância tem isso? É um minuto, só o tempo de dar uma mijada…
Usando com responsabilidade, e fazendo regularmente limpeza do registro e desfragmentação do HD, nunca dá pau. Reinstalar, só precisei quando troquei o HD.
Agora, se vc navega por sites no mínimo suspeitos, baixa, instala e desinstala tudo o que ve pela frente, não há SO que resista.
seguinte, curti as vantagens que descreveu, mas resumindo “UBUNTU”.equals(DESKTOP.SECRETARIA);
Valeu.
[quote=ManchesteR]Eu comecei a trabalhar com Linux em 1997, Slackware 3.0, quando fiz estágio em um provedor de Internet.
No começo eu só acreditava no linux para servidores, mas depois que e uvi o Ubuntu pela primeira vez, as facilidades que ele trouxe, eu comecei a acreditar que ele poderia atingir o mercado de Desktops.
Desde o ano passado tenho usado o Ubuntu no notebook do serviço e posso dizer que não me arrependo. Alguns vantagens que eu vejo nele:
Instalação do ubuntu mais fácil que do Windows. Ele instalou todos meus drivers, placa de video, resolução, Rede, Wireless, etc
Apt-get é muito bom… Mysql? apt-get install mysql-server, java, ruby, etc etc etc… só utilizar o APT… Muito mais fácil que o Windows
A empresa que eu trabalho possui um layer para instalar as ferramentas básicas dela (todas em Java). então simplesmente um APT-get <pacote da empres> e tudo será instalado, sem problemas, sem dor de cabeça, nada.
Comparado ao windows, programas como Eclipse, Lotus Notes, Websphere, que eu utilizo diariamente consomem menos memória.
Eu acho o visual do Gnome muito bonito. Como eu sou pobre e não tenho um Mac eu utilizo o tema do Mac no Gnome + Compiz, fica muito legal. Todos que olham ficam com inveja
Mas o principal é o que o Linux me ajuda no dia a dia de trabalho?
Liberdade do requisito de funcionalidade. Na minha humilde opinião, o Windows é muito limitado nas funcionalidades. Basicamente você só pode fazer o que ele te oferece (através de cliques de mouse). No Linux, a shell é fantastica. Eu faço as coisas muito mais rápidas através de comando do que clicando duzentas vezes no mouse.
Com shell-script você consegue fazer umas ferramentas bem legais. Hoje em dia eu tenho alguns scripts que facilitam muito meu trabalho. Desde me conectar em certo host via SSH, assim como rodar/descompactar/alterar arquivos .SQL que eu rodo em banco. Eu ganho MUITO tempo com isso
Como já dito, a instalação dos software que utilizo são bastante simples, além deles consumirem menos memória.
Trabalhar com multiplas workspace me ajuda muito. Atualmente eu basicamente trabalho com 4. A 1 fica geralmente o Eclipse + Shell + firefox. Se estou mexendo com Ruby, eu deixo na 1 o Emacs + Shell + Firefox. A 2 eu deixo o Lotus Notes, a 3 eu deixo os programas referente a conexão de rede, e a 4 eu uso para fazer coisas temporarias. Isso me AJUDA muito.
Várias ferramentas como find, ps, grep e etc, me ajudam muito na manipulação de arquivos. Posso estar sendo exagerado, mas eu me sinto muito mais confortavel utilizando esses programas do que ficar no Windows utilizando o mouse.
Agora ter que estudar muito para aprender Linux? Isso é um mito. Caso você queira ser um administrador de sistemas, realmente você terá que estudar mais, mas um simples usuário que irá trabalhar com desenvolvimento, não precisa estudar muito. Minha esposa que é farmaceutica, utiliza o Linux muito bem.
Porém uma coisa importante estudar é o seu sistema de arquivos. Como funciona os tipos de arquivos do Linux, suas permissões, as permissões de usuários e etc. Mas hoje isso em dia está tudo muito fácil, porque você pode fazer tudo visual (apesar que eu prefira o velho e bom chmod).
Acho que vale a pena testar o Linux sim, se não gostar o Windows está ai. (e sem ser xiita, o Windows XP é um sistema operacional muito bom também. O Vista eu não conheço).
OBS: mas eu ainda quero um Mac, mas o tempo $$$ não está deixando :)[/quote]
[quote=javaman00]Seu curriculo/historia eh extenso xD
seguinte, curti as vantagens que descreveu, mas resumindo “UBUNTU”.equals(DESKTOP.SECRETARIA);
[/quote]
Explica o porque mesmo. Eu to em Linux desde o slackware 4.0, fui adm de redes por um bom tempo, ja vi um monte de gente reclamando mas ninguém que fosse preconceituoso ao ponto de chamar um ubuntu de linux de secretária. (Além de ser algo bem preconceituoso).
Eu mudei de Slackware para Ubuntu depois que vi as maravilhas que o Ubuntu era capaz de fazer. Ele é a distro mais multi-caras que eu ja vi. Se voce quer deixar ele como desktop, 30 min e feito. Se voce quer deixar ele com cara de server, o ubuntu server é realmente bom também. Debian é um porri pra ficar configurando, slackware melhorou um pouco na 12.
Nunca fui adepto de ferramentas gráficas em Linux p configuracao de determinados serviços. E nem o faço. Mas espero que voce nao venha com aquele argumento da epoca do ronca que é muito inseguro usar ferramentas gráficas. (embora eu goste de recompilar tudo na unha pra deixar tudo bem bem levinho, 512mb de memória é MUITA coisa se souber usar).
Sério cara, eu nao entendi ainda e nem consigo imaginar o porque voce colocou essa premissa em discussão.
[quote=pinto][quote=Schuenemann]
Você só pode estar de brincadeira. Qualquer atualizaçaozinha naquilo ali requer reboot.[/quote]
Eventualmente tenho que reinicializar após um update, mas que importância tem isso? É um minuto, só o tempo de dar uma mijada…
[/quote]
Eventualmente, não. Sempre (ou quase sempre) que faz update.
Importância? Bom, ele disse que não lembra quando reiniciou, mas eu lembro: foi quando ele fez o último update.
E tenho certeza que você várias vezes não queria/podia reiniciar naquele momento, mas o fez porque não agüentou mais uma janelinha te enchendo o saco.
[quote=windsofhell][quote=javaman00]Seu curriculo/historia eh extenso xD
[/quote]
Explica o porque . :-)[/quote]
Lê o meu post mais acima que tá lá explicado o porquê.
E se aquilo é ‘user-friendly’, os caras que fizeram a interface precisam urgentemente de aulas de usabilidade e ergonomia de software. Acho que o lance ‘linux para secretárias’ é porquê não é ela que vai ter que administrar o sistema.
Não acho Linux ruim. Não acho mesmo. Aliás, volta e meia tenho que usar e ele faz o serviço dele bem direitinho, como manda o figurino.
Eu uso Win XP e não é ‘qualquer atualizaçãozinha’ que precisa reiniciar o bichano. Vou falar, acreditem se quiser: eu acesso meu micro de casa aqui pela empresa, e minha máquina está ligada há mais há quase 4 semanas - sem nem travar - e como eu disse antes, sem anti-vírus, que aquela porcaria, pra mim, só serve pra deixar a máquina lenta. Tá lá feliz e contente.
Bom argumento o de conhecer dois SO pra conseguir um diferencial em oportunidade de emprego. Mas eu, sinceramente, acho que é matar um canário com tiro de 12.